Recommended Posts

Publicado:

A única forma pela qual consigo distinguir (+/-) o sexo dos escalares, é pela curvatura da cabeça.. se tiver a curva muito arredondada, é um macho; em contrário, se a curva for menos arredondada, é uma fêmea :P

Publicado:
As femeas põem ovos... bang

Epah essa resposta.... :P

Eu não sei mas há de certeza gente aqui que sabe.

barbatana_userbar.png
Publicado: (editado)

Não, não há aqui ninguém que saiba. Podem conseguir distinguir os que têm, mas não conseguem generalizar.

Actualmente só há 2 métodos que dão certezas absolutas para se distinguir o sexo de 2 escalares:

aquando das posturas de ovos ou com análise sanguínea.

Podem inventar que é pelo formato do corpo, da cabeça, cor dos olhos...

Eu tenho 6, e apenas sei de entre esses, que tenho um casal. Consigo distinguir o casal dos outros e sei qual dos 2 é a fêmea, porque já assisti a posturas. Agora sei que dos 2, o mais pequeno é a fêmea. Mas tenho mais alguns do mesmo tamanho exactamente iguais, não se distingue sexo.

Os "pendericalhos" dos escalares (o ovopositor da fêmea e o "lança-esperma" dos machos), fora do tempo das posturas, são iguais.

E a minha resposta curta e grossa, era uma resposta à adivinha do membro "escalares". É que de certeza que aquilo não era uma pergunta... :P

Editado por krushandkill
Publicado:
Não, não há aqui ninguém que saiba. Podem conseguir distinguir os que têm, mas não conseguem generalizar.

Actualmente só há 2 métodos que dão certezas absolutas para se distinguir o sexo de 2 escalares:

Eu tenho 6, e apenas sei de entre esses, que tenho um casal. Consigo distinguir o casal dos outros e sei qual dos 2 é a fêmea, porque já assisti a posturas. Agora sei que dos 2, o mais pequeno é a fêmea. Mas tenho mais alguns do mesmo tamanho exactamente iguais, não se distingue sexo.

Os "pendericalhos" dos escalares (o ovopositor da fêmea e o "lança-esperma" dos machos), fora do tempo das posturas, são iguais.

E a minha resposta curta e grossa, era uma resposta à adivinha do membro "escalares". É que de certeza que aquilo não era uma pergunta... :)

Não discodo do que dizes, mas a minha observação foi apenas porque quando um tópico é colocado, há gente que o consulta para responder, e há gente (como eu) que o consulta para aprender, e aquela resposta curta e grossa não me ensinou nada, já esta segunda foi mais esclarecedora. O que o membro "escalares" quereria saber eu não sei, mas a resposta ao que ele perguntou eu queria saber.

Obrigado por esta 2ª resposta.

Cumps

Sam

barbatana_userbar.png
Publicado:

ok,mas quanto as melhores condicões do aquario para a reprodução?: :puppydogeyes:

se alguem tiver umas fotos de bons ex: obrigado :mrgreen:

Publicado:

E a minha resposta curta e grossa, era uma resposta à adivinha do membro "escalares". É que de certeza que aquilo não era uma pergunta... ;)

Meu caro, não é necessário inventar. Está descrito em várias publicações do género realmente a diferença já descrita da cabeça.

Ainda que nesta espécie não se conseguisse determinar dimorfismo sexual poderia-se sempre usar a técnica de "venting" como se faz noutras espécies que funciona duma forma semelhante ao que se faz por exemplo nos pássaros; observa-se directamente os orificios genital e anal no qual o genital das fêmeas é maior e mais redondo que o dos machos e dependendo das espécies poderá mesmo o orificio genital ser maior que o anal; noutros casos a distancia entre ambos os orificios é diferente de machos para fêmeas.

Agora andar a fazer testes sanguíneos aos peixes era giro era...

Publicado:

Boas, eu já tive varios casais de escalares, e pude constatar que o macho é maior que a femea, e que a cabeça do macho é arredondada e na femea é quase em linha recta. Mas se dizem que é impossivel ver assim quem sou eu para contrariar...

Não quer dizer que esteja certo, mas lá que tem sido sempre assim tem...

cumps

Olá a todos , bem todas as observações aos peixes são válidas , essa é a minha conclusão , certezas , bem quem diz que é e depois não é , que as comprove ele mesmo , porque eu só confio depois de os ver a desovar , já apanhei de tudo , cabeça recta , diagonal , com alto de "ciclideos" , com o óperculo reprodutor redondo , afastado do anús , mais estreito, etc,etc,etc. Factos , na desova e com os opérculos reprodutores de ambos , vês quem é quem , a fêmea é enorme e redondo , cilindrico, o do macho é bicudo e divide-se como a lingua de uma cobra , que abre e fertiliza os ovos ao passar aberto , mas quando ele recua é um cilindro em bico(pequeno cone) .Um abraço.

Jose Palma

Editado por netmaniac

A minha opinião é que o nome de Peixe anjo acenta-lhes bem e neste topico estão a discutir isso mesmo, o sexo dos Anjos.

Eu tenho um casal jovem e realmente a maneira que tive de os distinguir foi ver a femea a depositar os ovos. :D

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

• 2 anos depois...
Publicado:

boa noite pessoal! tive aqui a ler e a tentar aprender algo sobre escalares...a minha questão é a seginte:

Vou a uma loja,quero comprar um casal de escalares....tem de ser a sorte?o ideal e comprar uns 5 ou 6 porque assim devo acertar certo?

abraço

boas ..ora nem mais se algum lojista te estiver a escolher um macho e uma femea esta a enganar-te a nao ser que tenha um casal ja separado e com provas dadas.(filhos)

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário

• 2 meses depois...
Publicado:
boas ..ora nem mais se algum lojista te estiver a escolher um macho e uma femea esta a enganar-te a nao ser que tenha um casal ja separado e com provas dadas.(filhos)

boas

efectivamente a melhor resposta deste tópico.((não é elogio))

de qualquer modo,dois acertaram na resposta

distingue-se muito bem os escalares ou acaras,como quizerem chamar.

Cumprimentos Cordiais

Fishlover

Publicado:
qual e a diferença dos escalares femeas dos machos? :)

Boa tarde,a mim foi um criador de escalares que me disse como era e até agora não tem falhado. É assim as femeas as "antenas" que tem debaixo do corpo se fizer um circulo ate a cauda é femea,se não fizer o circulo é macho. Ha femeas que tem o circulo mais prenunciado que outras,quando são pequenos é complicado destinguir porque ainda não estão bastanyte desenvolvidos. Boa sorte

Publicado:

um circulo??? não percebi

Cumprimentos

João Marques

• 2 semanas depois...
Publicado:

As femeas desovam ser terem de ter machos no aquario certo???

Cumps

Cumps

Alexandre Duarte

--------------------------------

Publicado:

certo

Cumprimentos

João Marques