aaabotelho Publicado Agosto 14, 2007 Share Publicado Agosto 14, 2007 Boas. Montei à cerca quase um mês um aquário e está me a acontecer algo. Tenho (tinha) 9 guppys, 3 machos e 6 fêmeas, e ontem um dos machos estava com a barbatana caudal assim meio ratada. Pensei que tivesse sido o meu SAE. Hoje quando fui ver o aquário reparei que outro macho guppy tinha perdido a cor de vermelho para preto da cauda e que já estava meio a desfazer-se. O mesmo aconteceu com uma fêmea. Que posso fazer? "Nadadeira Roídas ou Apodrecidas: Sintomas: As nadadeiras se desmancham e ficam esbranquiçadas. Causa: Ocorre pricipalmente por ação de bactérias que se desenvolvem em pH ácido e temperatura baixa. Tratamento: Antes de qualquer tratamento corrija a temperatura e o Ph. Em um aquário-hospital use o produto Labcon Bacter 1 cápsula para 25 litros a cada 3 dias á venda nas lojas especializadas em peixe." Não sei se será exactamente isto, dado que as barbatanas ficam é mesmo sem cor, e além disso tenho pH 7,0 e temperatura 26ºC, mais, nos Açores penso que não haja este produto... Cumprimentos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Miguel Gonçalves Publicado: Agosto 14, 2007 Share Publicado: Agosto 14, 2007 olá corrige a temperatura para os 28º C ou mesmo para os 29ºC (mas de forma gradual tipo 1ºC de cada vez de 3 em 3 horas por exemplo...) quanto a quimicos, podes procurar mas é dificil salvares os infectados (pelo menos tendo em conta a experiência que tenho)... no inicio cheguei a usar antí-ictios e outros mas pouco ou nada faziam...o problema resolveu-se quando só ficaram os alevins nascidos no aqua esses sim muito mais resistentes que os comprados... ...boa aquariofilia...José Miguel Gonçalves (ex-mg17)a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedbackvisita o meu álbum (clica aqui)os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
aaabotelho Publicado: Agosto 14, 2007 Autor Share Publicado: Agosto 14, 2007 olá corrige a temperatura para os 28º C ou mesmo para os 29ºC (mas de forma gradual tipo 1ºC de cada vez de 3 em 3 horas por exemplo...) quanto a quimicos, podes procurar mas é dificil salvares os infectados (pelo menos tendo em conta a experiência que tenho)... no inicio cheguei a usar antí-ictios e outros mas pouco ou nada faziam...o problema resolveu-se quando só ficaram os alevins nascidos no aqua esses sim muito mais resistentes que os comprados... Pois.. reparei que outra guppy tinha 2 pontos brancos. Já os removi para um garrafão de 5 L (é o que tenho) com água do aquário. Pus anti-ictio na água. Estranhamente já tenho alevins (comprei os guppys na sexta feira e no sabado havia uma a parir, meti-la dentro da maternidade durante 3 horas e depois tirei-a. 12 alevins). Ainda tou à espera do musgo de java para fazer esconderijos para os pequenos. Mais alguma coisa que possa fazer? Ou é só ir tirando os que estão doentes e deixá-los morrer? (Sim, sou um bocado a favor da lei do mais forte, porque isso de tar a criar criaturas fracas só faz pior). Obrigado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Miguel Gonçalves Publicado: Agosto 14, 2007 Share Publicado: Agosto 14, 2007 Pois.. reparei que outra guppy tinha 2 pontos brancos. Já os removi para um garrafão de 5 L (é o que tenho) com água do aquário. Pus anti-ictio na água. Estranhamente já tenho alevins (comprei os guppys na sexta feira e no sabado havia uma a parir, meti-la dentro da maternidade durante 3 horas e depois tirei-a. 12 alevins). Ainda tou à espera do musgo de java para fazer esconderijos para os pequenos. Mais alguma coisa que possa fazer? Ou é só ir tirando os que estão doentes e deixá-los morrer? (Sim, sou um bocado a favor da lei do mais forte, porque isso de tar a criar criaturas fracas só faz pior). Obrigado olá, no meu caso esta foi a solução... neste momento até tenho guppies da minha criação a reproduzir num tanque agricola com muito sucesso (note-se que as temperaturas de lá raramente vão acima dos 20ºC) e eles estão com um tamanho sem lhes dar de comer (comem as larvas de mosquito que nascem por lá...) ...boa aquariofilia...José Miguel Gonçalves (ex-mg17)a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedbackvisita o meu álbum (clica aqui)os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
fjmr123 Publicado: Agosto 14, 2007 Share Publicado: Agosto 14, 2007 (editado) Deve ter havido ataque bacteriano inicialmente e como os peixes estavam debilitados apareceu o ictio que é um parasita oportunista. Para o ictio, as poucas vezes que me apareceu alguma coisa, temperatura 30º durante uns 7 dias desparece tudo, quanto às barbatanas roidas, esha 2000 ou bactopur da sera. Boa sorte Editado Agosto 14, 2007 por fjmr123 Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts