Guppys Doentes

aaabotelho

Recommended Posts

Boas.

Montei à cerca quase um mês um aquário e está me a acontecer algo.

Tenho (tinha) 9 guppys, 3 machos e 6 fêmeas, e ontem um dos machos estava com a barbatana caudal assim meio ratada. Pensei que tivesse sido o meu SAE. Hoje quando fui ver o aquário reparei que outro macho guppy tinha perdido a cor de vermelho para preto da cauda e que já estava meio a desfazer-se. O mesmo aconteceu com uma fêmea. Que posso fazer?

"Nadadeira Roídas ou Apodrecidas:

Sintomas: As nadadeiras se desmancham e ficam esbranquiçadas.

Causa: Ocorre pricipalmente por ação de bactérias que se desenvolvem em pH ácido e temperatura baixa.

Tratamento: Antes de qualquer tratamento corrija a temperatura e o Ph. Em um aquário-hospital use o produto Labcon Bacter 1 cápsula para 25 litros a cada 3 dias á venda nas lojas especializadas em peixe."

Não sei se será exactamente isto, dado que as barbatanas ficam é mesmo sem cor, e além disso tenho pH 7,0 e temperatura 26ºC, mais, nos Açores penso que não haja este produto...

Cumprimentos

Partilhar nas redes sociais

olá

corrige a temperatura para os 28º C ou mesmo para os 29ºC (mas de forma gradual tipo 1ºC de cada vez de 3 em 3 horas por exemplo...)

quanto a quimicos, podes procurar mas é dificil salvares os infectados (pelo menos tendo em conta a experiência que tenho)... no inicio cheguei a usar antí-ictios e outros mas pouco ou nada faziam...o problema resolveu-se quando só ficaram os alevins nascidos no aqua esses sim muito mais resistentes que os comprados...

...boa aquariofilia...
José Miguel Gonçalves (ex-mg17)
a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedback
visita o meu álbum (clica aqui)
os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!

olá

corrige a temperatura para os 28º C ou mesmo para os 29ºC (mas de forma gradual tipo 1ºC de cada vez de 3 em 3 horas por exemplo...)

quanto a quimicos, podes procurar mas é dificil salvares os infectados (pelo menos tendo em conta a experiência que tenho)... no inicio cheguei a usar antí-ictios e outros mas pouco ou nada faziam...o problema resolveu-se quando só ficaram os alevins nascidos no aqua esses sim muito mais resistentes que os comprados...

Pois.. reparei que outra guppy tinha 2 pontos brancos. Já os removi para um garrafão de 5 L (é o que tenho) com água do aquário. Pus anti-ictio na água. Estranhamente já tenho alevins (comprei os guppys na sexta feira e no sabado havia uma a parir, meti-la dentro da maternidade durante 3 horas e depois tirei-a. 12 alevins). Ainda tou à espera do musgo de java para fazer esconderijos para os pequenos.

Mais alguma coisa que possa fazer? Ou é só ir tirando os que estão doentes e deixá-los morrer? (Sim, sou um bocado a favor da lei do mais forte, porque isso de tar a criar criaturas fracas só faz pior).

Obrigado

Pois.. reparei que outra guppy tinha 2 pontos brancos. Já os removi para um garrafão de 5 L (é o que tenho) com água do aquário. Pus anti-ictio na água. Estranhamente já tenho alevins (comprei os guppys na sexta feira e no sabado havia uma a parir, meti-la dentro da maternidade durante 3 horas e depois tirei-a. 12 alevins). Ainda tou à espera do musgo de java para fazer esconderijos para os pequenos.

Mais alguma coisa que possa fazer? Ou é só ir tirando os que estão doentes e deixá-los morrer? (Sim, sou um bocado a favor da lei do mais forte, porque isso de tar a criar criaturas fracas só faz pior).

Obrigado

olá, no meu caso esta foi a solução...

neste momento até tenho guppies da minha criação a reproduzir num tanque agricola com muito sucesso (note-se que as temperaturas de lá raramente vão acima dos 20ºC) e eles estão com um tamanho sem lhes dar de comer (comem as larvas de mosquito que nascem por lá...)

...boa aquariofilia...
José Miguel Gonçalves (ex-mg17)
a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedback
visita o meu álbum (clica aqui)
os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!

Deve ter havido ataque bacteriano inicialmente e como os peixes estavam debilitados apareceu o ictio que é um parasita oportunista. Para o ictio, as poucas vezes que me apareceu alguma coisa, temperatura 30º durante uns 7 dias desparece tudo, quanto às barbatanas roidas, esha 2000 ou bactopur da sera. Boa sorte

Editado por fjmr123