Recommended Posts

Publicado

ola gostava de saber qual os peixes ou invetebrados que comem as algas filamentosas verdes.

Publicado:

Segundo julgo saber tens as seguinte hipóteses como comedor de algas:

- Turbos (quanto a mim os da nossa costa "trabalham" mais que os tropicais.

- Eremitas. Os blue leg, acho que comem mais que os red leg, mas para qualquer carangueijo o melhor mesmo é ver o formato das pinças. Se for redondo é bom sinal :twisted:

- Alguns blenios.

- Alguns zebrasomas (peno que o melhor é mesmo o YT).

- Salárias. Quanto a mim a melhor opção se o objectivo for unicamente a retirada de algas.

Devem faltar ainda mais hipóteses. Espera por mais opiniões.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

Não, não!

Turbos mesmo. Existem duas "espécies" (não devem ser 2 espécies mas é para os diferenciar).

Uns em tons rosa, que parece se adaptam pior a aquários de reef. e os outros, mais escuros, que trabalham que se fartam :)

Publicado:

Nos Cirurgioes os melhores sao os YT, os Nasos e os Dejardinis...

O Blenio bicolor tambem pica alguma coisa... :wink:

Abraço...

Publicado:

Do genero zebrassoma os mais aptos a comer filamentosa, devido á forma dos dentes (pharyngeal teeth), são Zebrassoma flavescens ou YT e Zebrassoma xanthurus. As especies Z. veliferum e Z. desjardinii alimentam-se sobretudo de macroalgas, mas quando a fome aperta.......

Da familia dos Blenios, tal como o marco referiu , tens os Ecsenius bicolor e as Salarias fasciatus.

cumps, Rui

• 3 semanas depois...
Publicado:

Olha lá Hugo RSF, onde é que apanhas os ditos turbos da nossa costa?

São os normalmente designados por Burriés?

Publicado:

Diria que sim! :cry:

Publicado:

Antes de Carcavelos, perto da primeira rotunda da marginal, sentido Lisboa-Cascais, junto à residência de Sua Excelência o Ministro da Defesa :roll:

Publicado:

Na minha opinião e baseado na observação diária de vários tangs os do género Ctenochaetus seja o striatus, o strigosus( espetacular o contorno amarelo dos olhos) ou o Hawaiensis ( belo mas muito caro ) são os comedores de algas, para além das salárias, mais incansáveis que eu já vi, com a vantagem de não serem muito selectivos e comerem mesmo cianobacterias e diatomaceas ( nestas 2 ultimas os Centropyge também são uteis).

Cump.

Rui

• 1 mês depois...
Publicado:

Boas

Eu tambem tive esse tipo de alga em algumas rochas.

Resolvi o assunto com podas frequentes( à mão ), estes dias reparei que tinham desaparecido por completo :wink::wink: .

031021_dolphin.gif040406_dauphins.gif