Fertilizantes Baratos , Mas...?


netmaniac

Recommended Posts

Boas a todos , gostaria de saber se um fertilizante com os seguintes componentes , nas seguintes percentagens em 10g. Será que se pode liquificar , disolvendo e ir adicionando na água sem mal para a fauna , porque as plantas , não devem reclamar muito , e já agora , dosagens , nestas 10g deste fertilizante , em que quantidade se deve dissolver de água e depois qual a dosagem liquida se puder adicionar isto?

 

passo a descrever os componentes:

 

 

8% nitrogenio / azoto

8% fosforo

10% potassio

2% magnesio

0,5% ferro

 

 

A minha pergunta é será que misturando com água destilada posso usar como fertilizante de aquários com estas percentagens destes componentes? sim porque isto ficou em 1,50 euro , e liquido deve dar muito mais que qualquer fertilizante para aquariofilia , mas não gosto da presença do azoto (indica que é para substrato , mais que diluir em água), um abraço.

 

 

 

Jose Palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1-os restantes 70% são o que?

 

2-a relação entre compostos vai-te dar problemas, ja que nao são pensadas para aquario.

 

3-a estabilidade de compostos a base de amoniaco, amonia, e outros compostos orgânicos podem levar a alterações dos compostos, a criação de colónias bacterianas,etc...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem , este fertilizante é baseado para vasos para por na terra , de resto vou testar , já está diluido em 1 L de água do aquário mesmo a ver a reacção , e vou fazer todos os testes disponiveis que tenho, amonia , fosfatos , ferro , nitrites, nitratos, KH, GH , falta-me o magnesio e potassio , mesmo assim acho que se a água não sofrer grande reacção , e os valores detectados forem os que espero, basta adicionar na água como qualquer fertilizante normal , de resto já me disseram que o substral é bom para isto de aquários , mas em que quantidades , tb não sei , obrigado desde já pelas vossas respostas .um abraço

 

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , encontrei esta receita para fertilizante , algum entendido consegue trocar isto por "miudos" , porque apesar de eu perceber bem inglês de formulas quimicas percebo muito pouco , se alguém poder ver isto em pormenor e sugerir onde comprar em portugal estes componentes e trocar isto para "leigos" como eu :? agradeço muito.um abraço

 

a receita está em inglês e a forma de usar etc:

 

 

Appendix A - Fertilizer Recipe (Poor Man's Dupla Drops)

 

1 Tbsp (~9g) Chelated Trace Element Mix (7% Fe, 1.3% B, 2% Mn, 0.06% Mo, 0.4% Zn, 0.1% Cu, EDTA, DTPA)

2 Tsp (~14g) K2SO4 (potassium sulfate)

1 Tsp (~6g) KNO3 (potassium nitrate)

2.5 Tbsp (~33g) MgSO4.7H2O (fully hydrated magnesium sulfate, aka epsom salts; omit if already present in trace element mix)

300mL distilled H2O

0.5mL 9M HCl (optional)

(Most of the ingredients can be purchased at hydroponics shops or garden supply stores. Epsom salts are available inexpensively at pharmacies)

 

Dissolve the trace element mix in 150mL distilled water, then add the remaining ingredients. Pour in additional water to make 300mL solution. The HCl helps prevent the growth of fungus and may be omitted if the mix is kept in the refrigerator. Add enough mix to the tank every day to keep the Fe level at about 0.1ppm (the exact amount will have to be determined by experimentation, but 3mL per 100L tank water is about right for a tank with rapidly growing plants). Measure nitrate levels regularly, and adjust the amount of KNO3 in the mix to maintain 3-5ppm (this step is fairly important). Those concerned about adding nitrates to their aquarium can dose the KNO3 separately, omitting it initially and adding it later as required to obtain the desired concentration.

 

The shelf life of the solution is unknown. Make small batches, or store only dry powders (but mix them with water before adding them to the aquarium).

 

If test kits are not available, satisfactory results can be obtained by adding 1mL mix to 10L replacement water during water changes.

 

 

jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espera pela apreciação dos químicos do forum, é natural que demore pois há pessoal de férias, claro que os de compra são uma mistura de químicos e como a formula está escondida vendem a preço de ouro, se se conseguir realizar algo parecido, era interessante. O problema é se falha alguma coisa, lá vai uma explosão de algas no aquário e temos problemas graves. Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro tens de encontrar uma boa mistura de micro elementos em pó.

 

depois tens de comprar os quimicos mencionados

 

depois adicionar nas quantidades referidas

 

depois ir usando e testando e modificando ligeiramente a formula para adequares os niveis de nitratos aos niveis de nitratos do teu aquario.

 

é recomendado fazeres quantidades pequenas e guardares no frigorifico para nao se estragar

 

se procuras uma coisa fácil de misturar e usar...continua á procura.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais