Red's Cherries Morreram De Repente


wilchespires

Recommended Posts

Boas a todos, ao inicio da tarde ao fazer uma TPA de 5L no meu Aqua de 30L, em que tenho só red's, passei por uns momentos de grande satisfação ao ver as primeiras crias de reds, aspirei 5l de Agua e ao repor a água reparei que os 6 red's que tinha andavam as cambalhotas, davam grandes arranques e ficavam deitados no areão de barriga pra cima, entretanto mudei logo a seguir mais 10L de água pois pensei logo em contaminação (Tenho feito todas as TPA's com Agua mineral engarrafada) assisti à agonia do bichinhos durante 1h, após isso estavam os 6 mortos, os pequenos nem vê-los bigsmile

 

Já vos aconteceu algo idêntico??? Faço TPA's de 3 em 3 dias, o PH está estabilizado a 7.0, NH3=0, NO2, 0, NO3=10, a única coisa que tenho notado é uma camada pouco espeça de gordura á superfície da água (mancha colorida) Será que foi entoxicação provocada pela meia de vidro que tenho a tapar a entrada de água do filtro interior?

 

Se lerem este post digam-me por favor o que acham que poderá ter acontecido... :)

 

Abraço e obrigado

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com a meia não há problema algum,de certo que não era uma meia já lavada com detergentes.Ou era? A mancha pode ser isso... Pode ter sido o calor,apesar de os Red Cherrys serem mais resistentes do que por ex. os Red Crystal. Os camarões são muito sensiveis a amónia e nitratos,pode ter sido um pico passageiro,mas se tens nascimentos é porque a água está em condições. Mas se fosse a ti metia metade de água engarrafada e metade da torneira com um anti-cloro para neutralizar os metais. TPA's com força nisso!

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com a meia não há problema algum,de certo que não era uma meia já lavada com detergentes.Ou era? A mancha pode ser isso... Pode ter sido o calor,apesar de os Red Cherrys serem mais resistentes do que por ex. os Red Crystal. Os camarões são muito sensiveis a amónia e nitratos,pode ter sido um pico passageiro,mas se tens nascimentos é porque a água está em condições. Mas se fosse a ti metia metade de água engarrafada e metade da torneira com um anti-cloro para neutralizar os metais. TPA's com força nisso!

 

Boas, por acaso era uma meia já usada e lavada varias vezes, nunca me ocorreu esse factor dos resíduos de detergentes, mas faz sentido a mancha ser disso, mas de qualquer forma já tinha lá a meia no filtro há cerca de 1 mês e só agora provocaria estragos?? TPA's?? ñ tenho feito outra coisa desde que tenho os red's no Aqua (uso sempre água mineral) e 2 em 2 dias ou de 3 em 3 dias...agora de pouco me serve, ñ sobrou nenhum :drinking:

Tenho feito testes constantemente e os parâmetros sempre bons, a temperatura nos 26 graus ;) ñ sei o que se pode ter passado

Bem, tão cedo ñ vou por lá red's, vou tirar de lá tudo comprar um filtro de mochila e fazer um mini-planatado com Akadama e uma calhazita à maneira... :(

 

Abraço

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...então é capaz de ser da meia,eles são muito sensiveis. Mas não desanimes,se fosse a ti limpava tudo muito bem limpo,voltava a fazer o ciclo e quando o aqua já tiver à maneira se quiseres arranjo-te uns Red's.Ainda estão pikininos mas até lá ainda crescem. Vais ver que da próxima vai correr tudo bem.O filtro é muito importante,para ter sempre a água limpa.Outra coisa: a água da torneira (fora o cloro e outas coisas indesejáveis) tem propriedades que a água engarrafada não tem. Eu uso só da torneira com Aquasafe e tenho os Red's com alevins de Guppy,num PH 7.0. Agora com a entrada do Verão morreram 2 por causa do calor num dia que me esqueci de ligar a ventoinha...Dou-lhes flocos vegetais; comida congelada; nabo,cenoura,espinafres cozidos,etc.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...então é capaz de ser da meia,eles são muito sensiveis. Mas não desanimes,se fosse a ti limpava tudo muito bem limpo,voltava a fazer o ciclo e quando o aqua já tiver à maneira se quiseres arranjo-te uns Red's.Ainda estão pikininos mas até lá ainda crescem. Vais ver que da próxima vai correr tudo bem.O filtro é muito importante,para ter sempre a água limpa.Outra coisa: a água da torneira (fora o cloro e outas coisas indesejáveis) tem propriedades que a água engarrafada não tem. Eu uso só da torneira com Aquasafe e tenho os Red's com alevins de Guppy,num PH 7.0. Agora com a entrada do Verão morreram 2 por causa do calor num dia que me esqueci de ligar a ventoinha...Dou-lhes flocos vegetais; comida congelada; nabo,cenoura,espinafres cozidos,etc.

 

 

Pois o problema da água da minha torneira é que vem com nitratos e levados (20 ppm) Também acredito que a água da mineral ñ tenha certas propriedades que a da torneira tem, mas foi a unica solução que me ocorreu pra solucionar o problema dos nitratos...acho que soluções pra este problema só com osmoses, etc, etc, e guito ñ há :drinking:

De qualquer forma acho que vou avançar no mini-palantado e depois venham os red's...

Abraço e obrigado pela oferta ;)

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então dizes que apareceu uma mancha colorida, parece-me detergente ou sabão, como foi lá parar não sei. Não tocaste com nada em sabão detergentes, pode ter ido agarrado a algo que entrou em contacto com a água, porque se a meia já tinha sido usada no filtro duvido, só se foi a primeira vez que foi usada para o efeito, se sim pode ter sido mesmo a meia, mas acredito mais na primeira hipótese. Quanto aos parametros e tipo de água, apenas utilizo da torneira, deixo de um dia para o outro a água a descansar por causa do cloro, mas já tenho posto anticloro, os reds gostam da aguinha bem alcalina a minha PH=8 e os bichos estão sempre a criar, não vale a pena comprar água. Agora é rezar para que tenha escapado algum pequenito, mas duvido, normalmente são mais sensíveis que os adultos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então dizes que apareceu uma mancha colorida, parece-me detergente ou sabão, como foi lá parar não sei. Não tocaste com nada em sabão detergentes, pode ter ido agarrado a algo que entrou em contacto com a água, porque se a meia já tinha sido usada no filtro duvido, só se foi a primeira vez que foi usada para o efeito, se sim pode ter sido mesmo a meia, mas acredito mais na primeira hipótese. Quanto aos parametros e tipo de água, apenas utilizo da torneira, deixo de um dia para o outro a água a descansar por causa do cloro, mas já tenho posto anticloro, os reds gostam da aguinha bem alcalina a minha PH=8 e os bichos estão sempre a criar, não vale a pena comprar água. Agora é rezar para que tenha escapado algum pequenito, mas duvido, normalmente são mais sensíveis que os adultos.

 

Boas, obrigado por responderes ao tópico. Como já tinha dito a meia já lá está há +/- 1 mês, altura em que montei o Aqua com água ciclada do meu outro Aqua de 80L, desde então TPA's são constantes, 2 vezes por semana no mínimo. A água com aspecto de gordura à superfície já me tinha aparecido algumas vezes, hoje demanha antes de fazer a TPA também estava assim, mas como ñ era a 1ª vez ñ estranhei e habitualmente ñ ponho a s mãos dentro desse Aqua, é só mangueira a tirar 5L de água e repor.

O resto foi o que postei e água de garrafão já expliquei porquê, a da torneira tem Nitratos...

 

Cumprimentos

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa mancha que, em certos ângulos até pode ser colorida, é gordura, perfeitamente normal em aquários com pouca circulação de agua à superficie, nada de anormal... se não a gostas de ver, ou aumentas a agitação da agua, ou colocas peixes que gostem que comer essa película, como guppies.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mancha e' normal, e' gordura e não tem problema.

Eu também tive red cherrys que estavam quase quase a desovar, e morreram sem razão aparente. Vamos ver se a que tenho agora quase a desovar, se corre bem.

Ja' agora, quantos dias , desde que os ovos passam das " costas " para baixo, demoram a desovar ?

 

 

cumps

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mancha e' normal, e' gordura e não tem problema.

Eu também tive red cherrys que estavam quase quase a desovar, e morreram sem razão aparente. Vamos ver se a que tenho agora quase a desovar, se corre bem.

Ja' agora, quantos dias , desde que os ovos passam das " costas " para baixo, demoram a desovar ?

cumps

 

Boas, ñ contei os dias, já tinha lido que eram à volta de 28 dias, se ñ foi andou perto disso, por alto 1 mês. O que me intriga foi terem morrido de repente, 1 atrás do outro, algo se passou, fiz testes e td normal, ñ chego a conclusão nenhuma...

 

Cump

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os ovos de cor amarelo alaranjado intenso quando passam para baixo do ventre demoram uns 20 dias +/- a eclodir, quando chega a hora de nascer as crias ficam mais escuros, seis meses depois já são adultas. Deves ter ouvido falar em 28 dias deste que aparece a primeira coloração da parte de cima das costas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, a coloração nas costas ja' tem semanas, mas so' ha coisa de 2 dias e' que passaram para baixo. Por isso agora e' ficar atento e ver se os guppys não limpam os ovos lol

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconteceu-me exactamente o mesmo, e no meu caso tenho quase a certeza que foi uma limpeza de fundo (imediatamente antes) que levantou a sujidade toda

na água (elevando a amónia) e os matou... :?

 

Foi exactamente isso, meios estácticos de barriga para o ar e de vez em quando davam ums esticões/pulos, ao fim de um dia tinha morrido todos.

 

Para mim foi o ponto final na criação de camarões, pelo menos num aqua tão pequeno.

 

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho camarões num aqua de 30L e desnvolvem-se bem.Claro que quanto maior o aqua mais fácil se torna.Tenho de aspirar todos os meses o fundo e substituir 3 em 3 dias 25% da água. Agora para ser mais simples vou retirar o areão do fundo,ficando só o vidro.Será mais fácil remover a sujidade. As plantas são anubias agarradas a um tronco e muito musgo de java.Tenho adiado pois há camarões muito pequenos e tenho medo de matar alguns...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais