FilipeASilva Publicado Agosto 10, 2007 Publicado Agosto 10, 2007 Bons dias, venho comunicar que estou a fazer na minha cabeça um refúgio, conforme me disseram em vários artigos bem explicitos a melhor forma para tal é de a água cair por gravidade! Assim já tenho o local ideal para a sua colocação! Agora como pretendo mandar a água da sump p/ refúgio necessito de saber qual a bomba ideal em termos de litragem a mandar para o refúgio visto o mesmo estar elevado a uma altura de 1,50cms +/- em relação da sump, bem como também preciso de saber qual o diâmetro que me aconselham dos dois buracos, da entrada e da saída! http://img403.imageshack.us/my.php?image=refugioou4.jpg Obrg Abrs Coral Gigante! (clica) O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...
Luis Rodrigues Publicado: Agosto 10, 2007 Publicado: Agosto 10, 2007 Ó moranguinho porque não uma bomba a puxar do proprio aquario? não precisas de uma bomba forte, 500-600lts acho abraço
Pedro Conceição Publicado: Agosto 10, 2007 Publicado: Agosto 10, 2007 Pois.....para mandares da sump para o refúgio tens que colocar uma bomba com força para isso, e depois tem de chegar com um caudal não muito forte para que a produção da bicharada seja feita de melhor maneira (rapidez). O que eu indicava, se tivesses uma coluna seca grande, era uma bomba lá, mas não é o caso! Só vejo 2 opções...colocavas uma bomba tipo a Sicce 1300 e depois colocares uma torneira entre a bomba e o refúgio de maneira a controlares o caudal! MEGA ARQUIVO
Luis Rodrigues Publicado: Agosto 10, 2007 Publicado: Agosto 10, 2007 Pois.....para mandares da sump para o refúgio tens que colocar uma bomba com força para isso, e depois tem de chegar com um caudal não muito forte para que a produção da bicharada seja feita de melhor maneira (rapidez). O que eu indicava, se tivesses uma coluna seca grande, era uma bomba lá, mas não é o caso!Só vejo 2 opções...colocavas uma bomba tipo a Sicce 1300 e depois colocares uma torneira entre a bomba e o refúgio de maneira a controlares o caudal! Estrangular a saida da bomba não é boa opção. Melhor usar bomba mais fraca. Tens a de 800lts/h por exemplo. ãbraço
FilipeASilva Publicado: Agosto 10, 2007 Autor Publicado: Agosto 10, 2007 Boas L.Rodrigues e P.Conceição, obrigado por terem respondido!!! Pois, eu tenho que mandar vir água da sump mesmo devido a ter uma coloninha bem pequena loool, ai nem deve caber a bomba de 300/500 ltrs/h. Eu estive a pensar exactamente no que dissestes Peter, só que a bomba era a sicce 800 pois dá para uma elevação de 1,30 logo a entrada no refúgio não vai ser forte, ou estou errado? é que a de sicce1300 é mt forte e é para maior elevação 1,70cms...mas isso depois tb é questão de experimentar, se tiver muito fraca,pimba troco logo por outra.... certo ou não L.Rodrigues? ABrs obrg Coral Gigante! (clica) O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...
Pedro Conceição Publicado: Agosto 10, 2007 Publicado: Agosto 10, 2007 O problema da sicce 800 é que o mais certo é que não chegava água ao refugio, se tiver a 1,5mt MEGA ARQUIVO
Just_me Publicado: Agosto 23, 2007 Publicado: Agosto 23, 2007 "Eu estive a pensar exactamente no que dissestes Peter, só que a bomba era a sicce 800 pois dá para uma elevação de 1,30 " o que isto quer dizer, é que ela manda 800 l/h se não existir elevação ou restrição á passagem de água... e consegue mandar um bocadinho pequenino de agua por hora a 1,3 m de altura... não é 800l/h dos 0 ao 1,3m e depois deixa de mandar agua... Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Pedro Conceição Publicado: Agosto 23, 2007 Publicado: Agosto 23, 2007 "Eu estive a pensar exactamente no que dissestes Peter, só que a bomba era a sicce 800 pois dá para uma elevação de 1,30 " o que isto quer dizer, é que ela manda 800 l/h se não existir elevação ou restrição á passagem de água... e consegue mandar um bocadinho pequenino de agua por hora a 1,3 m de altura... não é 800l/h dos 0 ao 1,3m e depois deixa de mandar agua... Pois, é essa a minha ideia! Quanto mais alto tiver mais l/h vai perdendo! A bomba de 800 l/h quando chega aos 1,3mt cai umas gotas, nada mais! Compra a outra! MEGA ARQUIVO
Diogo Lopes Publicado: Agosto 23, 2007 Publicado: Agosto 23, 2007 Olá, O meu refúgio está a cerca de 120 cm de altura em relação ao aqua e uso uma Hailea de 3500 l/h. O que fiz, foi colocar um T com uma torneira e com isso controlo a água que quero que chegue lá acima. O resto aproveito para circulação atrás das RV no aquário. Abraço, Diogo
Pedro Conceição Publicado: Agosto 23, 2007 Publicado: Agosto 23, 2007 Olá, O meu refúgio está a cerca de 120 cm de altura em relação ao aqua e uso uma Hailea de 3500 l/h. O que fiz, foi colocar um T com uma torneira e com isso controlo a água que quero que chegue lá acima. O resto aproveito para circulação atrás das RV no aquário. Abraço, Diogo Olha...excelente ideia! Tenho que levar em conta isso para quando fizer um refúgio! MEGA ARQUIVO
Luis Rodrigues Publicado: Agosto 23, 2007 Publicado: Agosto 23, 2007 Olha...excelente ideia! Tenho que levar em conta isso para quando fizer um refúgio! sabes quanto gasta uma haileia de 3500lts/h? Não me parece que essa seja a opção mais racional. Eu meti no meu refugio recem montado uma bomba de 500lts/h. Só tem de vencer 60cm portanto penso que o caudal chega e sobra para o efeito que se quer. abraço
Pedro Conceição Publicado: Agosto 23, 2007 Publicado: Agosto 23, 2007 sabes quanto gasta uma haileia de 3500lts/h? Não me parece que essa seja a opção mais racional. Eu meti no meu refugio recem montado uma bomba de 500lts/h. Só tem de vencer 60cm portanto penso que o caudal chega e sobra para o efeito que se quer. abraço Realmente a hailea gasta bastante, mas a ideia do T com torneira é bem pensado! Para o pypo acho que a melhor ideia é mesmo a Sicce 1300, se depois tiver muito fluxo, faz-se com o Diogo! MEGA ARQUIVO
Luis Rodrigues Publicado: Agosto 23, 2007 Publicado: Agosto 23, 2007 Realmente a hailea gasta bastante, mas a ideia do T com torneira é bem pensado!Para o pypo acho que a melhor ideia é mesmo a Sicce 1300, se depois tiver muito fluxo, faz-se com o Diogo! acho que a de 1300 serve sem necessidade de T abraço
Pedro Conceição Publicado: Agosto 23, 2007 Publicado: Agosto 23, 2007 Também acho, por isso ter dito que posteriormente se pode adaptar o resto das peças! MEGA ARQUIVO
Recommended Posts