Recommended Posts

Publicado

Após algum tempo de afastamento da aquariofilia ... decidi dar inicio a um novo projecto ...

Aquário - 1000 x 550x 550

Iluminação - 1HQI 150w + 2 x24w actinicas ( eu sei que é pouco mas vou experimentar)

Circulação - 2x Nanostream 4500 + 1 Wave marea 2400

Retorno - Sicce 2500

Sump - 60X30x40

Escumador - em negociações mas dá para 800lts

Substrato - Aragonite 50Kg +- para DSB

RV - 25kgs + 15 kgs de RM

Reactor de Kalk diy

Termostato - 1x 250w

Agora a minha dúvida:

Coluna seca ? Coluna inundada com durso? Quantos furos? medidas minimas para a coluna?

Queria mandar fazer o akua e queria saber o q aconselham na coluna...

Publicado:

Boas!

Mais um para o vício ehehehe

Já sabes que tens prometida ajuda para carregar a água e encher isso #food

Bom, antes de mais uma sugestão: não metas aragonite... vai levantar com o movimento da água e aterrar em cima dos corais, lixando-os à grande... acredita... foi o que me aconteceu no meu aquário pequeno. Além disso, é uma maravilha para as algas depois se agarrarem...

Relativamente ao resto... ora bem, aqui vai uma sugestão:

- coluna inundada com durso (parece que é o melhor sistema que o pessoal aqui do fórum tem utilizado)

- 2 furos, um de 50mm (saída para a sump) e o outro de 32mm (retorno)

- de forma a teres o maior espaço possível útil no aquário, recomendo-te que a coluna seca seja do tamanho mínimo recomendado, considerando os buracos

Assim de repente e dado o pouco tempo disponível pois estou em horário laboral ;) é o que me lembro...

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Publicado:

Boas João

tirando a iluminação que tenho a certeza de ser insuficiente, o resto parece bem.

Tambem concordo com o JB no que diz respeito á aragonite se for sugar size. Voa por todo o lado. Uma treta.

Coluna seca, como o Jb diz, 2 furos, com durso.

termostatos, mete 2x150wts. Se um avariar, tens o outro.

Um equipamento a considerar é o repositor automatico de agua. Num aqua deste tamanho, acredita que faz falta. Alem do mais, é o ideal para juntar a um reactor de kalk.

abraço

Publicado:
Um equipamento a considerar é o repositor automatico de agua. Num aqua deste tamanho, acredita que faz falta. Alem do mais, é o ideal para juntar a um reactor de kalk.

abraço

pois eu sei Luis também andei a olhar para eles... mas depois logo se vê se ainda tenho tempo(€€) para isso #food ... mas é concerteza a próxima aquisição...

já agora onde poderei comprar os passamuros para os buracos da sump ??

Publicado:

Boas!

Gostava de dizer que a iluminação é mesmo pouca! No meu aqua 90x60x60cm tenho 1x150w de HQI e estou a ponderar colocar 2x150!

Sobre os passa-muros, pode ser que o Naysel te consiga arranjar!

Publicado:
Boas!

Gostava de dizer que a iluminação é mesmo pouca! No meu aqua 90x60x60cm tenho 1x150w de HQI e estou a ponderar colocar 2x150!

Sobre os passa-muros, pode ser que o Naysel te consiga arranjar!

no teu aqua seria mais logico e mais barato 1x250wts..

Publicado:

Obrigado a todos pela ajuda ...

Quanto á iluminação como eu já tenho esta calha para já fica esta... depois se notar que é insuficiente já tenho em vista fazer uma com 6x39W T5 com possibilidade de upgrade para 8x 39w :wink: mas para já esta tem que dar.

Em principio esta semana já mando fazer o akua, e depois quando fõr para encher eu venho aqui cravar a malta :?

Desde já aviso que o layout ficará entregue ao MESTRE "BERNARDO GORDO[/color] " :smilecolros:

Espero que ele tenha o mesmo jeito com a água salgada... cabecadura

• 3 semanas depois...
Publicado:

Bem em principio para a próxima semana já tenho o aquário pronto...depois só faltam comprar os acessórios de PVC para a coluna... depois dou novidades... vou precisar que alguma alma caridosa me empreste uns bidons para ir buscar 400lts de aguinha ::D: mas depois combinamos isso....tá quase cheers

• 1 mês depois...