Ajudem-me . Tenho Um Disco Doente.


josé cruz

Recommended Posts

Tenho um aqua de 400l com 7 discos e mais uns tetras e coridoras os valores da agua estão sempre normais .Semanalmente mudo 125l.

Há cerca de um mes comprei 2 discos e disseram-me que foi daí tiveram todos com udinium.apliquei-lhes esha2000 e esha exit e algum tempo depois estavam bons.Mas conforme recuperaram houve um que voltou a adoeçer ,não come esta sempre no mesmo sitio,tem uma ou as duas barbatanas do lado ,não sei se são as peitorais ,coladas ao corpo esta de lado nada meio de lado tambem sob o lado direitoao seja do lado da barbatana que esta coloda ao corpo .

De inicio julguei que era hexamita e mediqueio 3 ao 4 dias depois começou a andar de lado e passei a aplicar-lhe esha 2000 e esha exit mas ja ha 3 dias que faço a medicação e não ha melhoras.

Já não sei o que pensar e dai o meu pedido de ajuda.se tiverem conhecimento deque problema sera peço que me auxiliem.

uma coisa interessante e´queainda não contagiou os outros

 

 

 

um abraço e sorte

Editado por josé cruz

saudações aos colegas aquariofilistas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Como é que ele está em relação à cor? Está escuro? Repara nas fezes dele...são de aparência normal(castanhas) ou têm um tom esbranquiçado?

Costumas misturar Flagyl na comida congelada, de vez em quando?

 

Abraço

 

Pedro

Editado por pedrocasca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não serei a pessoa mais indicada para responder sobre discus, mas como peixes são peixes eu pergunto, não será por acaso a doença das guelras? Porque a doença das guelras faz exactamente o que dizes que as barbatanas estão coladas ao corpo, não sei se será assim, mas os mais entendidos que se prenunciem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim podem ser parasitas das guelras ou parasitas intestinais, mas convém identificar correctamente, como está a respiração e os operculos, consegue abrir normalmente ou mantém algum fechado? fezes como estão? Já desparasitaste o peixe alguma vez?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Na minha opinião são parazitas externos...quando acontaçe aos meus, parto logo para tratamento choque, pelo menos é o que alguns aquariofilistas dizem quando se aplica formol. É formol que lhes aplico quando noto algo do genero ou então Ektol Cristal da JBL, é caro mas muito bom. De uma coisa garanto-lhe meu amigo, se usar formol ao fim do 1º dia de tratamento ja vai notar melhorias no peixe, a não ser que já esteja muito debelitado e a recuperação seja lenta ou impossivel. Atenção as quantidades de formol aplicadas, não exagerar nas doses, eu nunca excedo os 2ml para 100l de agua. Convinha o peixe tar isolado dos outros, até porque o formol vai matar todas as bacterias do aqua e dos filtros. A oxigenação da agua deve ser aumentada e muito porque o formol tambem queima o oxigenio da água. Antes de cada aplicação do formol convinha uma TPA...Fazer o tratamento durante 3 dias, deixar 3 dias de descanço e voltar à carga mais 3 dias...

Espere por mais algumas opiniões se tiver duvidas...

 

Boa Sorte

 

Rúben Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora deixo eu a questao ate pq tou com um prob semelhante

onde arranjo formol, ou o formol que se referem vem na constituição de outros medicamentos?

e o esha2000 onde se arranja? é caro? eu vivo no porto conheço mtas lojas de aquariofilia mas nunca vi esse produto em nenhuma, posso so nao ter reparado mas axo q nao

muito obrigado espero as respostas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma coisa interessante e´queainda não contagiou os outros

 

Não deites foguetes love you

 

Coloca uma foto

 

e o esha2000 onde se arranja? é caro? eu vivo no porto conheço mtas lojas de aquariofilia mas nunca vi esse produto em nenhuma, posso so nao ter reparado mas axo q nao

 

Qualquer loja que se preze têm esha 2000, mas para guelras esquece não dá, só para infecções e parasitas externos.

 

P.S. O Fausto deve estar de férias senão já tinha... "Tópico movido para subforum correcto, Doenças" :):roll::roll:

Editado por duarte36
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Formol encontras em farmácias, procura em várias, algumas já não vendem, normalmente vem numa garrafa de litro. Depois é só fazer o que o membro rfff indicou, mas isola o peixe num aquário Hospital que já o devias ter feito, par não contaminar os outros, não faças este tratamento no comunitário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais