Recommended Posts

Publicado

Ora bem.

Na sequência de ter feito um aqua para ciclideos africanos do tanganika, aconteceu-me que as anubias que lá puz estão a ficar como se descreve neste tópico:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;hl=queimadas

Estavam num pH de 7 e passaram para uns 9, nove e tal. Será disso? Eu quando conseguir meto fotos, mas a descrição é igual. Folhas com aspecto queimado, nas pontas.

É que ainda por cima são plantas africanas... :bad-words:

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:

Se calhar não se adaptaram bem às novas condições,mas depressa virão novos rebentos prontos para as novas condições.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

Desculpem lá, mas se eu mudar o nome do tópico para "urgente" ou "ajuda" ou "quem me salva" será que existe quem bote os seus palpites?

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:
Desculpem lá, mas se eu mudar o nome do tópico para "urgente" ou "ajuda" ou "quem me salva" será que existe quem bote os seus palpites?

Temos de reclamar com o JB para por aqui um nº das emergências.

Em quanto tempo aconteceu isso?

Qual a temperatura?

GH?

Fertilização?

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:
Temos de reclamar com o JB para por aqui um nº das emergências.

Em quanto tempo aconteceu isso?

Qual a temperatura?

GH?

Fertilização?

2 dias

24 graus

alto

nenhuma

Isto está a acontecer num aqua de brevis. as anubias estavam no meu comunitário e arranquei-as (estavam no areão) e meti-as no outro. Tal como disse acima, mudaram de um pH de +/- 7 para uns 9.

Eu só escrevi aquilo lá em cima porque o pessoal que mete tópicos com "AJUDA", "NÃO SEI O QUE FAZER!" e outros, tem ajuda rápida e em abundância. :)

Publicado: (editado)

Comigo também acontece um pouco como estás a dizer; Não tenho muitas respostas ás duvidas. Já me habituei.

Já tinha visto o teu tópico, mas fiquei sem saber o que te dizer. Então achei melhor não dizer nada que te fosse baralhar o problema.

Concluindo. Não faço ideia do que te possa estar a acontecer á anubias.

Ah! Uma vez queimei as folhas de quase todas as plantas, incluindo as anubias (lembrei-me agora enquanto escrevia, espantoso) mas foi por causa de umas adições de 5 ppm de potássio em forma de KCL.

NUNCA mais fiz adições de potássio.

Ainda hoje tenho algumas marcas nos fetos que me fazem lembrar disso.

Mas dizes que tinhas as anubias enterradas no areão? Tu sabes que não se deve... you know better...

Podes por foto?

Editado por Luis saleiro
Publicado:
2 dias

24 graus

alto

nenhuma

Isto está a acontecer num aqua de brevis. as anubias estavam no meu comunitário e arranquei-as (estavam no areão) e meti-as no outro. Tal como disse acima, mudaram de um pH de +/- 7 para uns 9.

Eu só escrevi aquilo lá em cima porque o pessoal que mete tópicos com "AJUDA", "NÃO SEI O QUE FAZER!" e outros, tem ajuda rápida e em abundância. :P

Escusas de repetir que eu "ouví" à primeira :)

Não acho que seja bem assim, independentemente da "urgência" acho que se ninguém respondeu logo é porque não sabia. Os craques foram todos de férias...

Eu também não faço a minima ideia, mas em dois dias, o mais certo será alguma dificuldade de adaptação às diferentes condições.

O GH muito elevado pode dificultar a absorção de potássio, mas em dois dias dúvido que tenha sido essa a causa. Como o Luis Saleiro escreveu, uma foto ajudava bastante.

Com as anubias as coisas acontecem bem devagar, se calhar já a planta estava a apresentar algumas carências e tú não tinhas dado por ela. Com a mudança enfraqueceu mais ainda e o problema agravou-se.

Tens que ter paciencia e aguardar que apareçam folhas novas que substituirão essas danificadas.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

O Zeneo tem razão.

As anubias têm o metabolismo muito lento, e só reflectem as nossas intervenções passado bastante tempo.

Tens que ter mais paciencia.

Publicado:

Eu sei que teem um metabolismo lento, o que me surpreendeu foi o facto de em tão pouco tempo as folhas ficarem como ficaram. Em relação ao não estarem no areão, agora não estão e antes não tinham o rizoma enterrado.

Quando puder boto foto.

Publicado:

Eu sei que teem um metabolismo lento, o que me surpreendeu foi o facto de em tão pouco tempo as folhas ficarem como ficaram. Em relação ao não estarem no areão, agora não estão e antes não tinham o rizoma enterrado.

Quando puder boto foto.

Publicado:

Mesmo sendo Plantas com poucas exigências a nível de luz e fertilização, ainda as têm! Como tal talvez fosse bom alguma fertilização (pouca) mesmo estando num aquário de Africanos!

Cumprimentos!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado:

Ora bem, update:

Cortei as folhas mais afectadas e deixei andar. Algumas teem as pontas queimasdas mas vou deixar andar tambem porque são só 1 ou 2 mm. As anubias estão a lançar raizes e rebentos, logo era adaptação.

Obrigado e tentem concluir os tópicos que abrem...

Publicado:
Ora bem, update:

Cortei as folhas mais afectadas e deixei andar. Algumas teem as pontas queimasdas mas vou deixar andar tambem porque são só 1 ou 2 mm. As anubias estão a lançar raizes e rebentos, logo era adaptação.

Obrigado e tentem concluir os tópicos que abrem...

Sendo assim tinhas a resposta logo no 2º post...

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

Publicado:
Sendo assim tinhas a resposta logo no 2º post...

Agora sei isso zogli, mas na altura o teu palpite era tão bom como o meu... à posteriori somos todos craques... mas obviamente obrigado na mesma. Podia ser isso como podiam ser outras coisas. é preciso é dar opiniões porque ás vezes são coisas das quais nem nos lembramos.

Há uns tempos, houve aí um que andava a fazer tratamentos mas não davam nada, até que lhe perguntei se tinha carvão activado no filtro... era disso e ele sabia, mas nem se lembrou.

Publicado:
Há uns tempos, houve aí um que andava a fazer tratamentos mas não davam nada, até que lhe perguntei se tinha carvão activado no filtro... era disso e ele sabia, mas nem se lembrou.

Exactamente, por vezes desviamos as possibilidades mais óbvias inconscientemente por achar-mo-las estúpidas, partindo logo para possibilidades muito "1 em 1000".

Ainda bem que tudo se começa a compor.

Abraço.

Publicado:

Não percebeste Ricardo,eu só estava a reinar contigo por causa deste teu post! ;)

Zog Li

• 2 semanas depois...
Publicado:

PAra fechar este tópico, as anubias estão bem, apesar de ainda haverem 2 ou 3 folhas queimadas.

Acho que sei as razões:

1 - Adaptação.

2 - Estão na corrente. As que estavam na corrente da saida do filtro foram as mais afectadas.