Calha Em Madeira Pra Aqua 80 Cm


wilchespires

Recommended Posts

Boas, depois de algum tempo a falar numa calha DIY deixo-vos as fotos do trabalho concluido. A ideia principal era fazer uma calha de iluminação o mais barata possivel e com watts suficientes pra manter um plantado.

 

A peças de madeira cortadas com as medidas certas, 2*(800*100) + 2*(300*60) + 1*(800*300):

 

IM000955.jpg

 

As peças de madeira já montadas formando a calha:

 

IM000957.jpg

 

IM000956.jpg

 

A calha a ser pintada:

 

IM000966.jpg

 

Depois de pintada e com o interior forrado a película de alumínio:

 

IM000982.jpg

 

A funcionar em pleno, fixada no Aqua com os suportes feitos em perfil de alumínio:

 

IMG_1992.jpg

 

IMG_1994.jpg

 

IMG_1997.jpg

 

Já com a instalação electrica montada:

 

IMG_1990.jpg

 

Material utilizado e respectivos preços:

- 2 tabuas de contraplacado "100*50" 10 mm - 5.45*2=10.90 Euros

- Parafusos 3*13 mm - 0.10 Euros

- Perfil plano de alumínio - 1.95 Euros

- Lata tinta preta de esmalte acetinado 125 ml - 3.31 Euros

- Diluente celuloso 125 ml - 2.75 Euros

- Trincha para pintar - 0.65 Euros

- Calha Doméstica de tecto 2*18w - 12.95 Euros

- Lampada Grolux T8 10000K - 7.70 Euros

- Lampada T8 6500K (vinha com a calha)

- Balastro Efectronico 2*55w - 20.00 Euros

- Lampada PLL 55w 4500k - 6.00 Euros

- Suporte lampada PLL - 1.50 Euros

- Fio electrico 1.5 mm - 1.79 Euros

- 3 Contadores horários - 6.99 Euros

- 2 extensões com interruptor - 1.20*2=2.40 Euros

- Pregos 10 mm (tinha em casa)

- Película de Alumínio doméstica (tinha em casa)

- Cola branca (tinha em casa)

 

Total: 78.99 Euros

 

Nos gastos de iluminação também incluo uma 1ª calha T8 de 18w que comprei ao inicio quando inda ñ sabia muito bem o que queria fazer, foi um gasto desnecessário, feito sem pensar, custou 9.95 Euros, se adicionar aos 78.99 Euros da calha, a despesa total é de 88.94 Euros

Quero com isto dizer que esta ideia foi lançada e executada no sentido de poupar e contas finais, em minha opinião ñ compensou o gasto, pois saíu-me quase ao mesmo preço de uma calha Sun Sun HDD 1200C 2*55w da HA, que custa 86.93 + portes...só me resta a consolação de funcionar, e de ter sido construida por mim...

 

Se quizerem comentar e dúvidas é só dizer...

 

Um braço a todos

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual o peso total da Calha?

 

Questiono isto, pois dá a entender que os suportes utilizados não são muito robustos e se com o peso da calha eles vergam podes ter uma surpresa desagradável.

 

Esses mesmos suportes, na minha opinião deviam ter encaixe em U, para não existir o azar de uma batida acidental na calha e depois cai tudo.

 

Aceita como críticas construtivas e fácilmente resolvidas.

 

Gostei bastante da ideia, infelizmente ficou quase tão caro como uma novinha vinda da loja, mas como dizes, só o prazer de ser feita por ti vale o dinheiro e esforço.

 

Só mais uma coisita. Com o tempo o contra-placado vai começar a entortar se não aplicares ai um verniz, e maritimo, pois é mais resistente e apropriado quando existe contacto com água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, antes de mais obrigado pelas críticas e claro que as aceito positivamente :evil:

Qual o peso total da Calha?

 

Ñ a pesei mas faço um calculo de +/- 5kg

 

Questiono isto, pois dá a entender que os suportes utilizados não são muito robustos e se com o peso da calha eles vergam podes ter uma surpresa desagradável.

 

 

Esses mesmos suportes, na minha opinião deviam ter encaixe em U, para não existir o azar de uma batida acidental na calha e depois cai tudo.

 

As barras de alumínio, têm 15mm de largura e 2.5mm de espeçura, ñ me parece que verguem ou façam cair a calha, a ñ ser que leve uma grande cacetada claro, mas isso até uma calha de compra vinha parar ao chão. Da maneira que dobrei o alumínio a calha ñ anda nem pra um lado nem pro outro

 

Só mais uma coisita. Com o tempo o contra-placado vai começar a entortar se não aplicares ai um verniz, e maritimo, pois é mais resistente e apropriado quando existe contacto com água.

 

Sabes onde se arranja desse verniz, é muito caro?

 

abraço e obrigado

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só fiz aquelas questões no sentido de ajudar e ainda bem que previste essas situações todas. E sim até uma calha vinda da loja com uma boa porrada tb vai ao chão.

 

Em relação ao vernis, arranjas fácilmente em lojas grandes de bricolage. Existem umas latinhas de 1/4 de litro que devem ficar baratinhas (menos de 5€ acho eu). Penso que uma lata de 1/4 de litro não chega para essa área toda.

 

Desculpem a publicidade: VERNIZ Este verniz é para exteriores e penso que serve perfeitamente o prósito proposto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só fiz aquelas questões no sentido de ajudar e ainda bem que previste essas situações todas. E sim até uma calha vinda da loja com uma boa porrada tb vai ao chão.

 

Em relação ao vernis, arranjas fácilmente em lojas grandes de bricolage. Existem umas latinhas de 1/4 de litro que devem ficar baratinhas (menos de 5€ acho eu). Penso que uma lata de 1/4 de litro não chega para essa área toda.

 

E ajudas bastante :evil: só o facto de obter o teu feedback é a melhor ajuda que podia esperar. Quanto á quantidade de verniz acho que chega, porque de tinta 125 ml chegou e sobrou, vou ponderar isso, o chato é ter de deixar o Aqua às escuras durante uns dias até o verniz secar...

 

Abraço e obrigado uma vez mais

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Balastro Efectronico 2*55w - 20.00 Euros

- Lampada PLL 55w 4500k - 6.00 Euros

- Suporte lampada PLL - 1.50 Euros

- 2 extensões com interruptor - 1.20*2=2.40 Euros

 

olá

 

também ando a ver se faço algo parecido para um aqua que tenho de 45cm e estou a tentar decidir entre uma PLL de 36w ou duas T4 de 16W (que custam 30€ já a funcionar...).

dúvidas:

- nos materiais apenas referes um Balastro Efectronico 2*55w, chega para as lâmpadas todas? é que não percebo muito de electricidade, ou usas outro próprio para PLL e esqueceste de mencionar

- tanto a lâmpada como os suportes parecem-me baratos (pelo em relação aos locais onde já vi até agora) onde compraste?

 

P.s.: podias postar fotos da parte onde tens os interruptores para ver o aspecto se faz favor

 

é verdade, quanto à calha em si está muita bem (também já uso uma do género mas com o suporte em madeira apesar de não ter sido feita por mim)... parece mesmo um trabalho de profissional...

 

 

obrigado

Editado por mg17

...boa aquariofilia...
José Miguel Gonçalves (ex-mg17)
a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedback
visita o meu álbum (clica aqui)
os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

também ando a ver se faço algo parecido para um aqua que tenho de 45cm e estou a tentar decidir entre uma PLL de 36w ou duas T4 de 16W (que custam 30€ já a funcionar...).

dúvidas:

- nos materiais apenas referes um Balastro Efectronico 2*55w, chega para as lâmpadas todas? é que não percebo muito de electricidade, ou usas outro próprio para PLL e esqueceste de mencionar

- tanto a lâmpada como os suportes parecem-me baratos (pelo em relação aos locais onde já vi até agora) onde compraste?

 

P.s.: podias postar fotos da parte onde tens os interruptores para ver o aspecto se faz favor

 

é verdade, quanto à calha em si está muita bem (também já uso uma do género mas com o suporte em madeira apesar de não ter sido feita por mim)... parece mesmo um trabalho de profissional...

obrigado

 

 

Obrigado eu pelo teu feedback, o balastro de 2*55w é electronico e está montado por cima da tampa (no exterior), é o que tá a alimentar a PLL, as T8 estão a ser alimentadas por um balastro ferromagnético que estão na calha domestica que mencionei, como já tinha essa calha e pra não gastar mais dinheiro usei-a por completo sem desmontar os componentes, montei-a por completo na calha de madeira (vê a foto).

O material pra montar a PLL comprei-a numa loja de material eféctrico em Setúbal, a lampada é mais barata porque é de 4500k, o resto (suporte e balastro) acho que está dentro da média dos preços. Quanto às fotos dos interruptores eu mando depois porque inda tenho de tirar.

Um conselho, antes de pensares em fazer uma calha faz bem contas do que vais gastar e vê este link: http://horizonteaquatico.vstore.ca/product...products_id/103 acho que te vai ficar muito mais barato...

 

Abraço

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelo link...

 

já tinha procurado mas não vi nada assim tão barato...acho que vou comprar a tal do link...

...boa aquariofilia...
José Miguel Gonçalves (ex-mg17)
a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedback
visita o meu álbum (clica aqui)
os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

optimo projecto eu estou a começar a fazer um novo parecido mas tenho um pequeno problema não consigo encontrar suportes para lampadas como esses com arrancador lateral, onde arranjas-te esses?

 

já tenho tudo lampadas armações balastros menos os suportes de lampadas :smilecolros:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

optimo projecto eu estou a começar a fazer um novo parecido mas tenho um pequeno problema não consigo encontrar suportes para lampadas como esses com arrancador lateral, onde arranjas-te esses?

 

já tenho tudo lampadas armações balastros menos os suportes de lampadas :smilecolros:

 

ja esperimentaste onde aqui na marinha??? caiado?! aquinolux?! compro tudo na aquinolux que seja de electricidade, custumam ter tudo e a preços purreiros e se nao tiverem, mandam vir... passa por la, fica na rua das portas verdes ao lado do polidiagonostico....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

optimo projecto eu estou a começar a fazer um novo parecido mas tenho um pequeno problema não consigo encontrar suportes para lampadas como esses com arrancador lateral, onde arranjas-te esses?

 

já tenho tudo lampadas armações balastros menos os suportes de lampadas :blush:

 

Boas, os suportes pras lampadas T8 e o resto da instalação das T8 já vinha com a calha que comprei, foi tudo comprado no Aki, na altura também lá tinham as mesmas peças à venda em separado, inclusive os suportes com a fixação lateral prós arrancadores. Os acessórios para montar o PC comprei numa loja de material electrico cá em setúbal.

 

Cumprimentos

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais