Recommended Posts

Publicado

Boas,

tenho uma escalar femea zebra e um macho dourado que meteram ovos hoje pela primeira vez. Acho que o macho(dourado) nao os fecundou, mas se os fecunda-se havia algum problema por serem dois escalares diferentes? o que é que podia sair? aberraçoes? mamores?

cumprimentos

Publicado:
Boas,

tenho uma escalar femea zebra e um macho dourado que meteram ovos hoje pela primeira vez. Acho que o macho(dourado) nao os fecundou, mas se os fecunda-se havia algum problema por serem dois escalares diferentes? o que é que podia sair? aberraçoes? mamores?

cumprimentos

Pelo que sei e li, sim é possivel op cruzamento destas duas especies e não passa nada de mal, quando muito, as cores vão sair um pouco diferentes das dos pais.

Publicado:

Eu diria que tudo corre bem porque não se trata realmente de 2 espécies, é a mesma espécie (escalar) mas variantes diferentes.

Acho eu... :!:

Publicado:
Eu diria que tudo corre bem porque não se trata realmente de 2 espécies, é a mesma espécie (escalar) mas variantes diferentes.

Acho eu... :evil:

Toda a razão, eu queria dizer duas variantes e não especie, as minhas desculpas

Publicado: (editado)

Olá , bem problema não há nenhum , vais ter uma percentagem mais ao pai e outra mais á mãe , alguns podem vir de ascendencias (avós) , e terás uns quantos hibridos , não sendo inférteis porque provavelmente , como aliás a maioria dos escalares que se vendem, tirando os selvagens, têm já muitas variantes.

A especie em si tem já muito apuramento de variantes , o que é isto , ora imagina teres 30% Gold nessa postura , era pegar em 10 gold os mais bonitos e puros que saissem e ver se fazia um casal.

Começando então o apuramento da tua descendência de Golds, arranjavas alguns de outro criador ou loja , gold e tentavas misturas para não haver problemas consanguineos ao apurares a descendencia , mas isso leva gerações , e para um hobby não tens que te preocupar.

Se tiveres mistura deles (hibridos) no sentido da palavra , não sendo inférteis, (também acontece) pode-se fazer o apuramento desse hibrido. E terias uma "nova" variante de escalar :P ... um abraço , e boa sorte.

Jose Palma

Editado por netmaniac
Publicado:
Olá , bem problema não há nenhum , vais ter uma percentagem mais ao pai e outra mais á mãe , alguns podem vir de ascendencias (avós) , e terás uns quantos hibridos , não sendo inférteis porque provavelmente , como aliás a maioria dos escalares que se vendem, tirando os selvagens, têm já muitas variantes.

A especie em si tem já muito apuramento de variantes , o que é isto , ora imagina teres 30% Gold nessa postura , era pegar em 10 gold os mais bonitos e puros que saissem e ver se fazia um casal.

Começando então o apuramento da tua descendência de Golds, arranjavas alguns de outro criador ou loja , gold e tentavas misturas para não haver problemas consanguineos ao apurares a descendencia , mas isso leva gerações , e para um hobby não tens que te preocupar.

Se tiveres mistura deles (hibridos) no sentido da palavra , não sendo inférteis, (também acontece) pode-se fazer o apuramento desse hibrido. E terias uma "nova" variante de escalar :D ... um abraço , e boa sorte.

Jose Palma

Neste caso não se chamam hibridos, é mais "rafeiros". Porque a espécie é a mesma... Seja o escalar branco, preto, ás riscas, com manchas, etc é sempre Pterophyllum scalare

E não é o facto de serem de variedades diferentes que vai fazer com que nasçam peixes inferteis.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:

Bem reconheço qeu a palavra rafeiro calha melhor nesta situação , mas quanto a serem todos da mesma sub-especie dúvido , até dito por cientistas que ainda hoje discutem esse tema , do que aconteceu em muitos anos anos de cruzamentos alguns catalogados sobre escalares , como o artigo que esclarece isto , e a possibilidade de hibridos é entre especies diferentes.

Claro que sair um é fora de contexto, mas tudo é possivel na mãe natureza e sim alguns ficam infertéis , vá se lá saber porquê , de resto para mais dúvidas remeto a este artigo em inglÊs , mas paciência , não existe informação deste tipo em sites portuguese o que me remete a resposta ao tema, Pterophyllum scalare , para este artigo que está muito esclarecedor e explica a origem de variantes, e as diferentes mutações etc,etc.

Um hibrido como exemplo para quem tem curiosidade , o achigã , é metade Robalo de mar e Lúcio de rio, uma espécie feita para a pesca desportiva dizem , que eu pesquei tantas vezes e é um hibrido fértil e hoje em dia uma , especie nova , ou um hibrido de sucesso?? rafeiro é o termo correto ou uma mutação de 2 peixes , por isso eu foquei o sentido da palavra e não o real significado. um abraço.

Jose Palma

os links :

http://www.aquaticcommunity.com/cichlid/angelfish2.php

http://www.aquaticcommunity.com/fishtaxonomy/

Publicado:

só um aparte...

os achigãs (Micropterus spp.) não são hibridos.

Publicado:
só um aparte...

os achigãs (Micropterus spp.) não são hibridos.

olá , tens razão , eu sempre pensei isso, aliás "venderam-me" essa ideia há 30 anos , mas consultei a web e vi isto :

Nome vulgar: ACHIGÃ

Nome científico: Micropterus Salmoides

Família: Centrarchidae

Ordem: Perciformes

- O Achigã, um dos grandes e combativos predadores de água doce e muito apreciado na alimentação humana, é originário do sul do Canadá e norte dos Estados Unidos da América e foi introduzido na Europa no final do século XIX, sendo hoje uma das principais espécies existentes em quase todos os países e que desperta a paixão de milhões de pescadores em todo o mundo.

Em Portugal, reconhecida a sua existência desde o início do século XX, o Achigã teve uma excelente adaptação e espalhou-se rapidamente por todas as bacias hidrográficas do país, particularmente a sul do Rio Tejo, sendo hoje já considerado um dos predadores que mais tem contribuído para uma clara diminuição de outras pequenas espécies, nomeadamente nas albufeiras.

obrigado pelo reparo , assim aumentei a minha cultura geral :blush:

um abraço,

José Palma