tugaman Publicado Agosto 7, 2007 Publicado Agosto 7, 2007 Olá malta,estou a montar um aquario de 120L Comprei um saco desses de terra para as orquideas(deixo foto em baixo)sera que serve como substrato fertil. 2-sotenho uma lampada no aquario que iluminaçao me aconselhão? 3-Que plantas me aconsselhão para este tipo de iluminação? Desdeja muito obrigado. http://www.siro.pt/index.php?pag=produtos_...&prod_id=19
Vasco Matos Publicado: Agosto 7, 2007 Publicado: Agosto 7, 2007 (editado) Olá Tugaman! Os contras da terra ou do humus é que a longo prazo tem tendência a apodrecer e a compactar,asfixiando as raizes. Aconselho-te a usares um substrato fértil próprio para aquariofilia.Se insistires na terra,tens de trata-la primeiro,passando por várias águas para eliminar particulas que possam ficar em suspensão.Cobre depois com areão de rio. O substrato depende muito do tipo de plantas que queremos manter.Plantas exigentes querem um substrato fértil,menos exigentes podes colocar akadama ou mesmo só areão de rio,enterrando sticks ou pastilhas fertilizantes. Quanto à luz a mesma coisa,plantas exigentes como a Stellata,Rotalas,Pogostemon,Eleocharis e plantas de tapete,para esse aqua precisa no minimo de 90W,para as outras como musgo e fetos de Java,Anúbias,Criptocorines,50W é suficiente. Editado Agosto 7, 2007 por Zogli Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Fábio Gomes Publicado: Agosto 10, 2007 Publicado: Agosto 10, 2007 (editado) Que lâmpada tens? Não precisas de substrato. Editado Agosto 10, 2007 por Fábio Gomes Glowlight Roads - Plantado
Vasco Matos Publicado: Agosto 10, 2007 Publicado: Agosto 10, 2007 Que lâmpada tens?Não precisas de substrato. Depende.Glossostigma por ex. precisa de substrato fértil.E muitas mais plantas há que dele necessitam. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Fábio Gomes Publicado: Agosto 10, 2007 Publicado: Agosto 10, 2007 Depende.Glossostigma por ex. precisa de substrato fértil.E muitas mais plantas há que dele necessitam. Sei quem a mantenha sem o ter... Nenhuma planta precisa de substrato para se desenvolver em boas condições. Fertilização correcta a nível da água, CO2 quanto baste e luz eficiente chegam perfeitamente. Glowlight Roads - Plantado
Vasco Matos Publicado: Agosto 10, 2007 Publicado: Agosto 10, 2007 Podes conseguir bons resultados sem um substrato fértil,isso é verdade,mas sabes que principalmente no inicio de um plantado, quanto mais nutrientes houver na coluna de água mais hipoteses terás de haver uma infestação de algas. Para teres um plantado XPTO sou da opinião que um bom substrato é essencial.À plantas que 'recolhem' os nutrientes pela raiz e outras principalmente pels folhas, através da coluna de água. Eu montei agora um aqua e coloquei substrato fertil da JBL. No antigo tenho areão de rio. Acredita que os resultados estão à vista, estou arrependido de não ter feito o mesmo da outra vez. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Fábio Gomes Publicado: Agosto 11, 2007 Publicado: Agosto 11, 2007 Podes conseguir bons resultados sem um substrato fértil,isso é verdade,mas sabes que principalmente no inicio de um plantado, quanto mais nutrientes houver na coluna de água mais hipoteses terás de haver uma infestação de algas. Para teres um plantado XPTO sou da opinião que um bom substrato é essencial.À plantas que 'recolhem' os nutrientes pela raiz e outras principalmente pels folhas, através da coluna de água. Eu montei agora um aqua e coloquei substrato fertil da JBL. No antigo tenho areão de rio. Acredita que os resultados estão à vista, estou arrependido de não ter feito o mesmo da outra vez. Eu continuo "com a minha": Basta fertilizares correctamente a nível da água, teres um bom nível de Co2, assim como boa luz (que não significa tanto "quantidade" como muitos pensam, mas sim qualidade!) E sim, sem substrato podes ter um aquário luxuriante. Glowlight Roads - Plantado
Recommended Posts