Recommended Posts

Publicado

Ois!

Estou aqui com um stresse com dois tronquitos que trouxe da praia, secos (claro!) e devidamente fervidos, antes de colocados no aqua.

Ao fim de poucos dias, os mesmos apresentam um revestimento que se assemelha a um género de pêlo... tipo aspecto de algodão, muito subtil, mas aparentemente em crescimento. O resto do aqua, mantém-se em boas condições. O que poderá ser? Retiro imediatamente os troncos?

Preciso urgentemente de opiniões!

Obrigada!!!

"Os deploráveis modos modernos de hoje serão os "bons velhos tempos" de amanhã."

L.S. McCandless

Publicado:

isso e normal compra um pleco ou um comedor de algas chines e vais ver da noite para o dia elas desaparecem devido ao excelente trabalho desses bichinhos indispensaveis num aquario

logotipo2yy9du7.png6275.jpgPterophyllumScalareAngel.jpgpseudo.dwarf2.jpg117200.jpg...

Projecto em andamento "Amazon Underwater" 500ltrs

Publicado:

Se esse algodão fôr branco e não verde poderá ser fungos a cobrirem o tronco.

Nesse caso terás que retirar o tronco e fazer um tratamento com anti fungos.

Cumprimentos

logoah7.jpg

Publicado: (editado)

Tira o tronco, escova-o, passa por água e depois, dependendo do seu tamanho, ferve-o ou deixa-o de molho durante uns dias em água com sal. Depois passa bem por água para retirar o sal.

É que se forem fungos, não fazem bem nenhum à água do aqua.

Editado por krushandkill
Publicado:

Desaparece ao fim de 15 dias sem fazer nada. É normal, aconteceu-me isso com todos os troncos que coloquei, e desaparece por si. Não te preocupes que não faz mal aos peixes nem às plantas.

abraço

Publicado:

Como o 2borG disse,se for a ''nhanha' branca não há problema, são restos de matéria vegetal que em contacto com a água criam esses funguitos.Desaparecem por si,com tpa's.Costuma aparecer na pedra porosa do CO2 também.Não faz mal nem à fauna nem à flora.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

Também me aconteceu isso... se vires que é exageradamente grande essa camada de "pelos" entao tira o tronco do aqua e trata-o novamente, se nao nao te preocupes que passa, e se tiveres um SAE entao isso sai ainda mais depressa!!!

Espero ter ajudad0

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Publicado:

é como disse o Guimas, isso sai com Sae :(

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

E eu continuo a dizer para não arriscares e limpares esse tronco à mão...

Calha de ser algum tipo de fungo perigoso e daqui a uns dias vais criar um post novo a queixares-te de peixes doentes.

Editado por krushandkill
Publicado:

Ois,

Pois 8) ... stressei de vez e hoje bem pela matina tirei os troncos. Quando vou para fervê-los, vem-me um cheiro a esgoto tremendo... vai daí que me passei e lixo com eles! Precipitei-me, tou a ver... hoje havia outras respostas contraditórias, mas tive receio de colocar em risco o resto do aqua, que tem desenvolvido muito bem.

O cheiro a esgoto, é assim mesmo? ...já agora e por curiosidade: como é que, mesmo depois de fervidos (e por bastante tempo), eles levavam um fungo?

Obrigada a todos!

biggrin

"Os deploráveis modos modernos de hoje serão os "bons velhos tempos" de amanhã."

L.S. McCandless

Porque provavelmente as bactérias que andam normalmente num aqua, encontraram ninho...

Mas fizeste bem, troncos podres só dão problemas e em aquas, é melhor nunca arriscar.

Editado por krushandkill
Publicado:

realmente se veio esse cheiro foi a melhor opção! Isto de arranjar um tronco não é fácil!

Aqui no fórum tentamos ajudar pela nossa experiência, mas sem ver realmente a situação às vezes falhamos!

Continuação com esse aqua!

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Publicado:

Boas,

talvez se tivesses posto uma foto aqui, poderiamos ver a gravidade do problema.

muitas vezes a visualização chega para a identificação ou diagnóstico....mas....o mais indicado mesmo foi deita-los fora.

Cumprimentos

Publicado:

Olá,

Eu também tive isso podes ver aqui http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=67630. Estava mesmo em muito mau estado e também não cheirava lá muito bem. Tirei, escovei-o com uma escova dura e com muita força. Agora já não resta quase nada...tirando na pedra difusora do CO2 que tenho escovado todos os dias.

Cumps,

André

Publicado:
Porque provavelmente as bactérias que andam normalmente num aqua, encontraram ninho...

Ah :mrgreen: Ok! ...bolas e que ninho!

Aqui no fórum tentamos ajudar pela nossa experiência, mas sem ver realmente a situação às vezes falhamos!

Então e ajudaram :wacko: ...aquele cheiro medonho só o detectei à posteriori, quando os retirei do aqua... de facto a foto ajudava e contribuia para o reportório, mas nem me lembrei, só me ocorreu despachá-los a alta velocidade.

Olá,

Eu também tive isso podes ver aqui http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=67630. Estava mesmo em muito mau estado e também não cheirava lá muito bem. Tirei, escovei-o com uma escova dura e com muita força. Agora já não resta quase nada...tirando na pedra difusora do CO2 que tenho escovado todos os dias.

Cumps,

André

Oi André, o que estava nos meus troncos era um pouco diferente: o aspecto dos teus, apresentava uma mancha esbranquiçada... nalgumas fotos, parece assemelhar-me com gelatina (parece!); no meu caso, dentro do aqua, parecia mais branco do que cá fora e aquilo, nã era "nhaca", parecia que crescia do próprio tronco, como se fosse uma relvinha muito tesa! Ao perto, era mais amarelada. Aquilo não creio que escovado, saisse e digo-te, deixou um fedor nas redondezas :mrgreen: Nem imagino que andaría ali!

Pessoal, obrigada pelo :mrgreen::P

L.S. McCandless

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!