rigochu Publicado Agosto 1, 2007 Publicado Agosto 1, 2007 Boas a todos É msm verdade pode até ter uma forma bastante estranha,mas na verdade funciona e isso é o q interessa. Os alimentadores convensionais sao quanto a mim e ao meu amigo nunnusphilippus(Filipe) um pouco caros,os normais tipo linha branca ou do Lidl até nem sao mt caros,mas se formos p marcas conceituadas tipo Rena ou Eheim o preço pode ser de todo excessivo,foi entao q nos surgiu a ideia de tentar fazer um alimentador Diy,de baixo custo e bastante simples de fazer. Material a usar: -Temporizador.Quase todo o aquariofilista nao consegue passar sem ele,mais ñ seja p ligar e desligar as luzes do aquario -Pudim de DvD´s/Cd´s -Cola/silicone/fita cola -uma regua ou qq outro tipo de plastico q dê p cortar e cola p assim fazerem uma especie de dosiador. e claro alguma criatividade... :D Sendo assim cá vao as fotos já q cada um de nós tentou fazer o seu á sua maneira. Ora isto é o temporizador com um ligeiro aumento(rolo de maquina fotografica) Isto é uma a peça q vai estar fixa dentro do pudim de dvd´s e q vai apanhar a comida 12 horas antes para passadas 12h alimentar os peixes uma outra p terem uma ideia e isto é o pudim com a dita peça Entao passo a explicar: O pudim com a dita peça q vai rodar e apanhar uma certa dose de comida fica fixo ao temporizador,ás 8da manha por exemplo está a apanhar a comida e passado 12 horas está a alimentar os peixes...Bastante simples... Agora a pergunta é a seguinte:e se quisermos alimentar mais vezes ao dia?? Simples,basta em vez de por uma peça destas no pudim,por várias.. O projecto ainda está em estudo mas futuramente prometemos novas actualizaçoes 1 abraço 1 Abraço Hugo Gomes Visitem Forum Barbatana
krushandkill Publicado: Agosto 1, 2007 Publicado: Agosto 1, 2007 (editado) Vais ter de pôr mais fotos ou 1 video, não percebi nada...e porquê 12h? Ainda se fosse roda-e-cai-a-comida... Editado Agosto 1, 2007 por krushandkill Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
cmcndsc Publicado: Agosto 1, 2007 Publicado: Agosto 1, 2007 A ideia ta gira, mas sinceramente nao percebi isso das 12h. acho que só deve dar 24horas, mas ok... Podes tentar explicar como eu fosse mesmo um burro lol
luix Publicado: Agosto 1, 2007 Publicado: Agosto 1, 2007 um, uma edeia que permite poupar €€€ mas também não percebi muito bem
Miguel Guerreiro Publicado: Agosto 2, 2007 Publicado: Agosto 2, 2007 outro que nao preçebeu lol podes meter mais fotos? SPORTINGGG :D Abraços Obrigado
psaudade Publicado: Agosto 2, 2007 Publicado: Agosto 2, 2007 Mais do que entendida a forma como isso funciona, mas não será assim tão fácil colocar mais peças dessas da mesma dimensão que a que mostras. O que poderá ser feito é utilizando peças mais curtas que essa e com diferentes tamanhos de entrada, pois dessa forma consegues mais doses diárias com quantidades diferentes por dose. Uma outra forma de aumentar o número de doses é veres o sistema interno do contador da tomada temporizada. Se essa tomada é mecânica certamente irá ter umas rodas dentadas para que o sistema funcione, logo se aumentares a rotação mais doses irás ter. Ivo Firmino Um Renascer - Aquário 320 litros WWW.FOTTOGRAFIA.COM
rigochu Publicado: Agosto 2, 2007 Autor Publicado: Agosto 2, 2007 Boas a todos Desde já obrigado pelos posts de todos,visto q á mts interessados e mtas duvidas vou mostrar mais umas fotos p verem se desta vez compreendem melhor. Alimentador já em pleno funcionamento: Lateral: Parte de trás: Nota: Este alimentador foi concebido a pensar em alimentar os peixes á base de granulados,logo teria de se encontrar uma outra soluçao p os flocos. Entao é o seguinte,este alimentador p mim só tem uma coisa de mal,ainda só tem uma peça de recolha de comida,mas se com esta ideia q dei,tentarmos adpta-lo p alimentar 2 vezes,vamos ter um alimentador automático,bastante acessivel a todos,ou seja com um custo bastante baixo. 1 abraço 1 Abraço Hugo Gomes Visitem Forum Barbatana
mulato Publicado: Agosto 2, 2007 Publicado: Agosto 2, 2007 A ideia ta bacana, mas para que serve a peça vermelha?
luix Publicado: Agosto 2, 2007 Publicado: Agosto 2, 2007 A ideia ta bacana, mas para que serve a peça vermelha? pelo que vi é para o granulado cair não? agora sim ja percebi como isso é xD
MiguelVPinto Publicado: Agosto 2, 2007 Publicado: Agosto 2, 2007 A ideia esta muito boa mas para mim têm dois erros. O primeiro é que essa tomada esta muito perto da agua (ou será que não faz mal??))). O segundo é a maneira do granulado sair... consegues controlar a quantidade??? Fica bem
sbilly Publicado: Agosto 2, 2007 Publicado: Agosto 2, 2007 A ideia ta bacana, mas para que serve a peça vermelha? Se bem percebi a peça vermelha é somente uma "rolha" para encher o depósito. O segundo é a maneira do granulado sair... consegues controlar a quantidade??? Fica bem A quantidade deve estar relacionada com a abertura no tubo.
rigochu Publicado: Agosto 3, 2007 Autor Publicado: Agosto 3, 2007 (editado) Boas Ora bem vou tentar ser o mais explicito possivel. A tampa vermelha é uma especie de rolha,para encher o recipiente sem ter q o abrir. A dose de comida é doseada pela entrada do tudo q faz a descarga,neste até coloquei uma chapinha de metal q é ajustavel á quantidade q queremos por. Quanto á fixa estar perto da agua nao vejo qual é o problema desde q esteja bem presa nao há problema algum. Espero q tenham compreendido,como já disse este projecto ainda está em fase de estudo,mas uma coisa é verdade está a funcionar sem problemas. 1 abraço Editado Agosto 3, 2007 por rigochu 1 Abraço Hugo Gomes Visitem Forum Barbatana
Carlos Couceiro Publicado: Agosto 3, 2007 Publicado: Agosto 3, 2007 bem, a ideia esta de todo porreira e bastante barata, ate porque se pode utilizar o mesmo temporizador que esta a ligar e desligar a luz, bastando rodar a saida da comida para a hora em que a luz esta ligado. entendi quase tudo na primeira sequencia de imagens, e a segunda fiquei esclarecido das duvidas resultantes da primeira. o unico ponto que rectificaria, seria o tubo(rolo de fotografias) para um pouco mais comprido para evitar a evaporaçao que se possa acomular no temporisador, de resto falta perguntar se nao tens problemas com a humidade(evaporaçao) dentro do tubo de escoamento da comida, pois o tubo ainda fica bastante tempo com a abertura para baixo e com este calor a evaporaçao nota-se bem.... esta porreiro, é pena é ja nao ter tempo de fazer um antes de ir de ferias....
nunnusphilippus Publicado: Agosto 3, 2007 Publicado: Agosto 3, 2007 (editado) Boas Este projecto começou assim 1ª ideia Tentou-se melhorar (simplificar) a ideia e chegou-se a isto. Nesta altura já estava a funcionar, não muito bem mas já funcionava Como podem ver o rigochu colocou as fotos do alimentador mais simples que existia na altura Mas para aqueles que ainda não tenham percebido aqui vai o funcionamento do alimentador 1 2 3 4 5 ... pode utilizar o mesmo temporizador que esta a ligar e desligar a luz, bastando rodar a saida da comida para a hora em ... não sei se vais conseguir utilizar so um temporizador pois caso nao tenhas reparado a caixa do rolo de fotografia é colada nas "patilhas do tempo" logo como elas estão todas para baixo (a fornecer corente á tomada) (ficaram para baixo para dar mais suporte de colagem a caixa do rolo) nao vais conseguir utilizar para a iluminação do aqua. ... o unico ponto que rectificaria, seria o tubo(rolo de fotografias) para um pouco mais comprido para evitar a evaporaçao ... um tubo mais comprivo vai ficar a exercer mais forcça sobre a "roda" do temporizador logo não sei se vai ficar a funcionar. Espero que se tenham esclarecido toda duvidas se não ca estaremos para vos ajudar. Fico á espera de ver novos modelos de alimentadores. Com os maiores Comprimentos Editado Agosto 3, 2007 por nunnusphilippus
Bruno_Felicio Publicado: Dezembro 17, 2007 Publicado: Dezembro 17, 2007 A ideia está porreira. Parabens Bruno Felicio
lfms Publicado: Março 15, 2009 Publicado: Março 15, 2009 Há 3 anos fiz um sistema parecido com este e com elevada taxa de sucesso. A diferença foi que em vez do temporizador utilizei um relógio dos chineses. Assim poupa-se em luz e o relógio sempre é mais barato que o temporizador.
Recommended Posts