Recommended Posts

Publicado

saudações! gostaria que alguém me indicasse um bom produto para tratar girodactilus, dado que ja tentei sterazin e nao resultou! agradecia tratamento que pudesse ser utilizado em aquario com outros individuos.

agradecia tambem que me dessem a dosagem para o mesmo! obrigado!

Publicado:

Viva,

O ideal era separar os peixes infectados para outro aquário.

Podes usar Praziquantel ou formalina.

A formalina é mais perigosa mas compensa no preço. Cuidado com os filtros porque os medicamentos provocam danos na colónia de bactérias.

Praziquantel: usar 50mg (costuma ser 1 comprimido) por cada 25 litros de água durante 3 dias. Mudar 50% da água ao 4º dia. Tens de repetir novamente passado 7 dias.

Formalina: usar 2ml por cada 100 litros de água nos dias 1, 3 e 5. Mudar 30% da água nos dias 2, 4...

Cmp,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Viva Nuno

Descupa-me as correcções.

Geralmente as formas farmaceuticas dísponiveis ( paraquistel, tenilvet,droncit, zypiran ) contém 25 mg de prazinquantel por comprimido, logo darão para 12,5 litros de água.

A formalina só é eficaz para Gyrodactylus a partir de doses de 5 ml por 100 litros de água em banho prolongado ,ou melhor na dose de 2ml por 10 litros de água em banho curto de 1/2 hora , mas qualquer destes tratamentos é stressante para os peixes ,sobretudo mais jovens , e se não houver um bom arejamento da água pode ser fatal .Não compensa o risco quando podemos usar o prazinquantel no aquário principal com uma excelente margem de segurança para todos os peixes e sem afectar o filtro biologico na posologia que referiste.

Cump.

Rui

Publicado:

Vivam!!!

Rui Ferreira de Almeida escreveu:

Geralmente as formas farmaceuticas dísponiveis ( paraquistel, tenilvet,droncit, zypiran ) contém 25 mg de prazinquantel por comprimido, logo darão para 12,5 litros de água.

Rui desculpa a minha observação, mas como percebo pouco disto...Eu tenho o tenilvet e Zypiran e nas caixas de ambos está escrito que estes medicamentos têm 50 mg de praziquantel... Sendo assim, a que se referem ?!

Obrigado

Publicado:

origado pelas dicas! eu so consegui encontrar 5 comprimidos e para o meu aquario sao precisos 10! sera possivel eu fazer o tratamento dentro de um balde de 10 litros so com oxigenação e aquecimento?

Publicado:

Peço desculpa a todos ,nomeadamente ao Nuno Miguel ,ao Whitefin e ao Anibal que têm toda a razão ( ontem eu devia estar a funcionar mal ) .

OS COMPRIMIDOS REFERIDOS( DRONCIT, TENILVET E ZYPIRAN ) TÊM TODOS 50 MG DE PRAZINQUANTEL E A DOSE PORTANTO É DE 1 COMPRIMIDO POR 25 LITROS COMO ALIÁS EU JÁ TINHA "POSTADO" EM RESPOSTAS ANTERIORES.

Cumprimentos

Rui

Publicado:

Viva,

Peço desculpa a todos ,nomeadamente ao Nuno Miguel ,ao Whitefin e ao Anibal que têm toda a razão ( ontem eu devia estar a funcionar mal ).

Acontece aos melhores... :wink::)

origado pelas dicas! eu so consegui encontrar 5 comprimidos e para o meu aquario sao precisos 10! sera possivel eu fazer o tratamento dentro de um balde de 10 litros so com oxigenação e aquecimento?

Penso que 10 litros são pouca água... depende do tamanho do disco. Mas vais colocar o mesmo sobre stress. :roll: Ve se arranjas um balde maior...

Deves também ter atenção à qualidade da água. Se tiveres um filtro pequeno era preferível coloca-lo em vez da pedra difusora.

Na farmácia o Praziquantel não é muito barato e ainda por cima quando se tem vários litros de água...

Segundo o white niger neste tópico http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=5974

nos veterenários podes encontrar Zipyran a um quantidade/preço muito mais acessível.

Dá uma vista de olhos...

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

obrigado a todos pelas solucões partilhadas! eu fiz o tratamento num balde, em 3 dias! o peixe ainda n esta a 100% mas pelo menos ja respira pelas 2 guelras! ate a proxima