motag4 Publicado Julho 30, 2007 Publicado Julho 30, 2007 Decidi à alguns meses aventurar-me na manutenção de uns discus e comprei 2 pares de discos de raças e criadores diferentes. Todos se ambientaram bem e no início vinham todos comer juntos mas desde à um ou dois meses atrás um deles isolou-se dos restantes, mantendo-se sempre escondido e nunca vem comer. Nunca vi os outros discus agredi-lo e não o acho muito magro mas começam a notar-se os efeitos desta greve de fome pois enquanto os outros todos já ganharam as suas cores, aquele mantém-se sem cor e apático. Qual será a melhor atitude? Esperar a ver se lhe passa ou tentar fazer algum tratamento? Não tenho nenhum aquário disponível para fazer de hospital mas posso tentar arranjar um. Este comportamento é normal? Já sei que cada discu é um discu mas se isto continua ou fico com um discu anão ou fico com um discu morto...
nunocas Publicado: Julho 31, 2007 Publicado: Julho 31, 2007 <ola JA reparaste se o teu discu tem alguma doença?? Como pintas brancas, saliencias brancas tipo algodao, ou algo de genero??? Mete umas fotos do discu pa se ver se e doença!!! cumps
Windrider Publicado: Julho 31, 2007 Publicado: Julho 31, 2007 Olá. Acho que o problema do teu peixe pode passar eventualmente por parasitas. Fazes desparasitações regulares? Abraço PBL http://acasadosdiscus.blogspot.com (Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)
Pires Publicado: Agosto 1, 2007 Publicado: Agosto 1, 2007 Como já tens os discus à alguns meses deves fazer umas desparasitação. Compra flagyl numa farmácia, (diz que é para os peixes, para os parasitas). A forma mais eficaz é desfazer o medicamento e misturar na comida (artemia). Se o tipo não comer faz o tratamento na água 1 comprimido por cada 40 litros de água 2 vezes por dia durante pelo menos 4 dias. Este tratamento deve ser feito a cada 3 ou 4 meses.
motag4 Publicado: Agosto 2, 2007 Autor Publicado: Agosto 2, 2007 Fiz-lhes um tratamento com Flagyl à cerca de um mês. O problema é que misturei-lhe o Flagyl na comida e como não vejo o discu a comer duvido que tenha recebido grande dose de medicamento. Ontem já andava cá fora ao pé dos outros e pude observá-lo bem. Não tem marcas nenhumas, nem sintomas de doenças, pelo menos que eu reconheça. Continua é em greve de fome ou pelo menos não come juntamente com os outros porque se não comesse mesmo nada já tinha morrido à fome. Caso o discu tivesse parasitas deveria estar magro certo? Eu não o acho magro, continua é a ter as cores de juvenil e está mais pequeno que os outros. Será boa ideia passá-lo para um outro aquário onde esteja mais sossegado ou não? É que não queria estar a fazer o tratamento ao aquário todo visto que ainda nem há um mês fiz um aos outros discus.
joao costa Publicado: Agosto 2, 2007 Publicado: Agosto 2, 2007 eu sei que não se deve dar larvas de mosquito, mas tenta pode ser que coma qualquer coisa, já tentaste papa de coraçao de boi??? mete vitaminas na água.... senão tenta fazer um tratamento com sterazin da waterlife.... Obrigado Joao Costa
motag4 Publicado: Agosto 2, 2007 Autor Publicado: Agosto 2, 2007 eu sei que não se deve dar larvas de mosquito, mas tenta pode ser que coma qualquer coisa, já tentaste papa de coraçao de boi??? mete vitaminas na água.... senão tenta fazer um tratamento com sterazin da waterlife.... Os meus outros discus só comem papa só que é feita com a receita do JPM (com fígado em vez de coração). Também lhes dou artémia mas não ligam muito. De resto não tocam em flocos, nem granulado. Já li algures que se pode colocar Vigantol na comida dos discus mas nunca experimentei. Também se pode usar Vigantol na água ou são vitaminas específicas para aquariofilia?
joao costa Publicado: Agosto 2, 2007 Publicado: Agosto 2, 2007 eu tb uso papa de mestre lololol mas tenta umas larvas de mosquito, geralmente não se negam..... em relaçao ás vitaminas não uses o vigantol pois vai te deixar um pelicula gordurosa á superficie da água, pois o vigantol não se mistura com a água..... usa antes Sera Fishtamin, Vitazyn da waterlife ou entao Esha Optima..... Obrigado Joao Costa
motag4 Publicado: Agosto 2, 2007 Autor Publicado: Agosto 2, 2007 eu tb uso papa de mestre lolololmas tenta umas larvas de mosquito, geralmente não se negam..... em relaçao ás vitaminas não uses o vigantol pois vai te deixar um pelicula gordurosa á superficie da água, pois o vigantol não se mistura com a água..... usa antes Sera Fishtamin, Vitazyn da waterlife ou entao Esha Optima..... Vou tentar a tua sugestão. Muito obrigado pelas dicas.
Recommended Posts