Recommended Posts

Publicado

Alguem me pode informar como posso calcular o peso que o movel tem que aguentar, quando o aquario esta cheio?

(É para fazer o projecto do Movel)

Obrigado

Publicado:

o peso da água é comprimento x altura x profundidade, tudo em cm, a dividir por mil, dá kg. Por ex. num aquário 60x30x30, dá

60x30x30 / 1000 = 54 kg

para além disso tens o peso do aquário em si, mais o areão e decorações

Publicado:
Alguem me pode informar como posso calcular o peso que o movel tem que aguentar, quando o aquario esta cheio?

(É para fazer o projecto do Movel)

Obrigado

Peso do aqua (vidros) : Depende da grossura dos vidros e dimensões

Peso da água : Altura (de água) x largura x comprimento

Peso do areão + pedras + etc + etc : Depende do que lá colocares

Peso dos peixes : Não deve ser significante #cool

Tronco.jpg
Publicado:

Peso dos peixes : Não deve ser significante :mrgreen:

Isso é porque nunca viste um peixe-gato de 50cm que tive chamado Lúcifer! #cool Morreu no Verão de 1999 assado! :wacko: (Por causa do calor)

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:
Peso dos peixes : Não deve ser significante :mrgreen:

Isso é porque nunca viste um peixe-gato de 50cm que tive chamado Lúcifer! #cool Morreu no Verão de 1999 assado! :wacko: (Por causa do calor)

Pois ... Realmente estava a referir-me a espécimes um pouco mais pequenos.

Tronco.jpg
Publicado: (editado)
o peso da água é comprimento x altura x profundidade, tudo em cm, a dividir por mil, dá kg. Por ex. num aquário 60x30x30, dá

60x30x30 / 1000 = 54 kg

para além disso tens o peso do aquário em si, mais o areão e decorações

Boas,

Só uma pequena correção, a formula apresentada dá a quant. de litros e não quilos.

Tudo bem que o peso de 1 litro da agua doce é mais ou menos 1 kg, mas é só mais ou menos.

cumps

Editado por andorina
Publicado:
Boas,

Só uma pequena correção, a formula apresentada dá a quant. de litros e não quilos.

Tudo bem que o peso de 1 litro da agua doce é mais ou menos 1 kg, mas é só mais ou menos.

cumps

que aburdo. "água" que seja água, tem densidade de 0.996 g/l a 28ºC; água doce, cerca de até 1% mais, mas depende muito de onde vem; salgada é uns 2 a 3% mais (à superfície)... quem achar que isto faz diferença para cálculo de estruturas deve ser doutorado em matemática pura e decididamente não aplicada

Publicado:
que aburdo. "água" que seja água, tem densidade de 0.996 g/l a 28ºC; água doce, cerca de até 1% mais, mas depende muito de onde vem; salgada é uns 2 a 3% mais (à superfície)... quem achar que isto faz diferença para cálculo de estruturas deve ser doutorado em matemática pura e decididamente não aplicada

Boas,

Sem querer chatear ninguem, se eu sá disse o que disse porque a formula apresentada é para calcular o volumetria de um objecto em centrimetros cubicos ( ou metros ou milimetros, depende da unidade utilizada ), e isso sim tem relação com a litragem ( quando dividido por 1000 ). 1 metro cubico de água são 1000 litros e não 1000 kg.

cumps.

Ps. esta nota é apenas informativa e não na tentativa de desencadear um a discussão

Publicado:
Boas,

Sem querer chatear ninguem, se eu sá disse o que disse porque a formula apresentada é para calcular o volumetria de um objecto em centrimetros cubicos ( ou metros ou milimetros, depende da unidade utilizada ), e isso sim tem relação com a litragem ( quando dividido por 1000 ). 1 metro cubico de água são 1000 litros e não 1000 kg.

cumps.

Ps. esta nota é apenas informativa e não na tentativa de desencadear um a discussão

está bem, está bem, mas esqueceste que a densidade da água pura a 4ºC é exactamente 1 g/cm3, ou seja, 1 litro de água pesa 1 kg.O que isso quer dizer é que o volume e o peso são numericamente a mesma coisa, porque a densidade vale 1 (nas unidades que usei). Ou seja, o factor 1000 foi para converter de cm3 para kg. Com erro de 0 a 3%.

resumindo: 1 m3 de água são com certeza 1000 litros, que pesam 1000 kg. A fórmula que dei é simples e suficientemente precisa, que me parece que era o que o Tex Dias precisava.

Publicado:

Boas,

Sem querer lançar polemica até porque o Tex Dias já esta esclarecido.

Se a agua pesa mais ou menos umas gramas penso que esse seja o menos importante até porque é para saber quanto é que pesa o aquario (mais ou menos) para fazer um movel.

Certamente se o aquario pesar 100Kg não vai fazer um movel que aguente 110kg ou mesmo 150kg... eu se fosse fazer um movel tentaria fazer um que aguentasse pelo menos o dobro do peso... mais grama menos grama.

O aquario pesa 100Kg e faz um movel que aguente 110Kg a fazer a manutenção certamente vai dar asneira.

Já parece uma discusaõ (saudavel) que uma vez assisti em que um dizia que um nó no sistema nautico era 30 metros por minuto e o outro dizia que era 31 metros... a discusão era tal que se chegou a fazer uma aposta, em que o que perdesse tinha que pagar uma rodada a todos (giria de tasca :mrgreen: ) ... fui pesquisar na net na esperança de beber qualquer coisa e qual não foi o meu espanto... um nó nautico é 30.8667378 metros por minuto... e quando disse a medida correcta virou-se um para o outro: ficamos empatados, ninguem paga nada a ninguem.... fiquei sem beber nada ... lollllll

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!