Vasco Matos Publicado Julho 29, 2007 Publicado Julho 29, 2007 Boas! Sendo que o Aquasafe elimina o cloro e metais pesados, caso eu coloque fertilizante para as plantas que contém cobre, este produto elimina-me o cobre ? É que tenho um aqua em que recentemente coloquei camarões Red Crystal e a partir de agora tenho medo de fertilizar. As plantas são Eusteralis Stellata,Eleocharis,Hmianthus 'Cuba', Rotala Walichii,Blixa,Pogostemon. Existe algum fertilizante com um nivel insignificante de cobre que possa ser usado com os camarões ? Desde já obrigado pelas respostas! Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Luís Fortunato Publicado: Julho 29, 2007 Publicado: Julho 29, 2007 Olá. O Cobre não é considerado um metal pesado... mas adiante, não entremos nessas discussões sobre química. O truque é fertilizar adequadamente, usando um fertilizante próprio para plantas de aquário. Ou seja, que em relação aos outros microelementos, não contenha muito cobre. Eu até hoje já usei TMG e Micro+ da Horizonte Aquático, e desde que bem doseado, nunca tive qualquer tipo de problemas com camarões e restantes invertebrados. Cumprimentos Luís Fortunato PS: Nota de foro biológico: O Cobre é um elemento extremamente essencial aos invertebrados, pois são complexos de cobre que permitem na grande generalidade destes seres vivos, o transporte de oxigénio... Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Vasco Matos Publicado: Julho 29, 2007 Autor Publicado: Julho 29, 2007 (editado) Olá Luis! Sim, o cobre é necessário, mas em doses baixas senão é mortal. Vou experimentar esse que indicas. Pensava que o cobre já pertencia à categoria de metais pesados. O problema é que estes camarões que comprei estavam num aqua sem fertilizações,tenho de habitua-los a doses pequenas. Obrigado por tudo! Editado Julho 29, 2007 por Zogli Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Recommended Posts