Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas tardes. Sou novo no fórum.

Montei (apó 4 anos sem nada) o meu aquário de 96 L e claro que após este tempo todo esqueci-me de muitas coisas. Este aquário vai ser mais por hobby porque só estou em casa nas férias (depois ele irá ser bem tratado pelo meu pai). Já o montei, plantei algumas plantas e aqui vão as minhas dúvidas:

1) Introduzi Turfa debaixo do areão em alguns pontos. Que interacção vai ter com o pH do aquário?

2) Tenho rochas vulcânicas no aquário. Serão (praticamente) inertes ou variam os valores da água?

3) Como plantas tenho : Anúbias Heterophylla, Valinérsia Americana, Feto de Java. Mas como o aquário ficou meio vazio estou a pensar comprar ainda: Musgo de Java, Anúbias Anãs, e não sei se é esta (Lilaeopsis brasiliensis) mas tem um efeito semelhante ao de relva. Alguma sugestão / contra-indicação?

4) Tenho Carvão Activado no Filtro: Dentro de quanto tempo devo o retirar?

5) Se me começarem a aparecer algas, que faço? (Por isso é que quero ver se compro mais plantas para terem menos hipóteses de aparecer

6) Já não me lembro bem, e também do que vi não encontrei. Quantas horas de iluminação devo dar às plantas? Não sei as especificações da minha lâmpada, mas o local apanha alguma luz (não directa), e ela veio com o aquário (que na altura ainda foi caro).

7) TPA's: Devo fazer agora no início quanto de quanto em quanto tempo? E depois quando tiver estabilizado, 10% semanalmente?

8 ) Fauna: Quanto tempo depois devo introduzir os peixes?

9) Estou a pensar em:

Número / Espécie / (Machos+Fêmeas)

9 Guppys (2+7)

5 Mollys (2+3)

3 Corydoras - Ainda tenho que escolher a sub-espécie

3 Bettas (1+2)

5 Plattys (2+3)

Escolhi essas porque são espécies fáceis de manter porque também depois não sou eu que vou tratar do aquário.

Estou em dúvida:

3/4 Escalares - Irão dar-se bem?

1/2 Plecostomus - Sei que é bom para remover as algas, mas depois o tamanho do peixe é que me assusta.

Serão poucos peixes, suficientes, muitos? (Sei que é 1 cm de peixe / 1 Lt e água, mas agora não estou a ver).

Desulpem o boom de perguntas, mas tive uma vontade enorme de montar o aquário, montei, e as dúvidas vieram depois...

Cumprimentos

Editado por aaabotelho
Publicado:
Boas tardes. Sou novo no fórum.

Montei (apó 4 anos sem nada) o meu aquário de 96 L e claro que após este tempo todo esqueci-me de muitas coisas. Este aquário vai ser mais por hobby porque só estou em casa nas férias (depois ele irá ser bem tratado pelo meu pai). Já o montei, plantei algumas plantas e aqui vão as minhas dúvidas:

1) Introduzi Turfa debaixo do areão em alguns pontos. Que interacção vai ter com o pH do aquário?

2) Tenho rochas vulcânicas no aquário. Serão (praticamente) inertes ou variam os valores da água?

3) Como plantas tenho : Anúbias Heterophylla, Valinérsia Americana, Feto de Java. Mas como o aquário ficou meio vazio estou a pensar comprar ainda: Musgo de Java, Anúbias Anãs, e não sei se é esta (Lilaeopsis brasiliensis) mas tem um efeito semelhante ao de relva. Alguma sugestão / contra-indicação?

5) Se me começarem a aparecer algas, que faço? (Por isso é que quero ver se compro mais plantas para terem menos hipóteses de aparecer

6) Já não me lembro bem, e também do que vi não encontrei. Quantas horas de iluminação devo dar às plantas? Não sei as especificações da minha lâmpada, mas o local apanha alguma luz (não directa), e ela veio com o aquário (que na altura ainda foi caro).

7) TPA's: Devo fazer agora no início quanto de quanto em quanto tempo? E depois quando tiver estabilizado, 10% semanalmente?

9) Estou a pensar em:

9 Guppys (2+7)

5 Mollys (2+3)

3 Bettas (1+2)

5 Plattys (2+3)

Escolhi essas porque são espécies fáceis de manter porque também depois não sou eu que vou tratar do aquário.

Estou em dúvida:

3/4 Escalares - Irão dar-se bem?

1/2 Plecostomus - Sei que é bom para remover as algas, mas depois o tamanho do peixe é que me assusta.

Serão poucos peixes, suficientes, muitos? (Sei que é 1 cm de peixe / 1 Lt e água, mas agora não estou a ver).

Desulpem o boom de perguntas, mas tive uma vontade enorme de montar o aquário, montei, e as dúvidas vieram depois...

Cumprimentos

boas

quanto a turfa ela vai ter infloência no ph vai-te baixa-lo e com essas plantas vais necessitar de co2.

atenção que as especies que escolhes-te gostam de aguas com o ph mais elevado.

penso que a rocha vulcânica e inerte mas deixo isso para quem entenda mais.

o carvão activado deves tira-lo quando a agua estiver mais clara porque se não vai-te eliminar nutrientes para as plantas

quanto a algas penso que tera a ver com a fertilização mas deixo isso para os entendidos (não convem apanhar luz directa)

luz deves ter mais ou menos 10 a 11 horas ligada volto a frisar vais necessitar de por co2

tpa ao inicio so se tiveres niveis de amonia muito altos ou variações muito grandes no ph quanto a depois 10% 20% isso vai de ti e dos valores da agua

ao inicio ao fim de 1 semanita podes introduzir uma cory sempre te vai ajudar no ciclo antes disso podes colocar pequenas quantidades de comida dos peixes para alimentar as bacterias.

cump.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"

UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Publicado:

Boas,

Mais uma achega,

Vai baixar o pH !

Não variam nada ! 100% inertes.

Faz as tuas compras no forum (poupas uns euros). É importante uma boa iluminação, que para 96 litros, deves apostar num mínimo de 60W.

O carvão activado é bom para retirar restos de medicamentos da água, por exemplo após um tratamento. Para já não precisas pelo que podes retirar já.

5) Se me começarem a aparecer algas, que faço? (Por isso é que quero ver se compro mais plantas para terem menos hipóteses de aparecer)

Algas aparecem porque há "algum" desiquilibrio no ecosistema. É melhor ver posteriormente caso a caso. No entanto, tens razão ao colocar mais plantas, vais ter mais consumidores para os nutrientes, não deixando espaço para as algas.

10 a 12h de iluminação está bem (no fundo, estás a simular a iluminação de um dia). Convém veres a potência que tens, pelo que já foi falado antes.

Podes começar já a fazer TPAs regulares normais. Os peixes vão-te agradecer uma TPA mais generosa, cerca de 20-25% semanalmente.

Na minha opinião, podes colocar já um trio. Para dar inicio ao ciclo.

9) Estou a pensar em:

9 Guppys (2+7)

5 Mollys (2+3)

3 Bettas (1+2)

5 Plattys (2+3)

Como sabes, dos 5 que queres, três são coelhos com barbatanas. Pelo que em pouco tempo, vais ter o aqua super lotado. Eu colocaria apenas um trio de Guppys, Mollys e Platys. Até porque se falas em Escalares vais precisar de espaço.

Boa sorte com o teu projecto. :)

Mega abração,
ALLEN

Publicado:

Boas,

André Allen, muito obrigado pelas dicas, mas no entanto surgiram-me mais umas dúvidas...

1) E como posso manter o pH estável?

3) Sou dos Açores... Por isso em termos de transporte é complicado. Não sei quase nada de iluminação, mas li algures que supostamente deveria ser 0,5 W/L . O meu tem 96L brutos, e penso que 72 L líquidos. 60W não será muito? Nunca reparei nas especificações das lâmpadas nas lojas. Alguma dica? A osram tem lâmpadas para aquários não tem? Aconselhas?

8 ) Fauna: Ponho um trio de corydoras?

9) Pois, eu escolhi peixes fáceis, porque também não serei eu a tratar do aquário depois. Por isso os escalares ainda estou a pensar. O facto de os poecilídios preferirem águas salobras e pH mais alto (se não estou em erro) não pode interferir com as corydoras?

Muito obrigado pelas dicas biggrin

Publicado:

Se fosse a ti começava com 40w.Livravas-te das algas ao inicio.Fora a Liliopsis todas as outras dão-se bem num aqua com média luz.Tenho um aqua só com Musgo de Java,Feto de Java,Anubias,Anubias anãs,Valisnéria,Ceratophilum Demersum e Cryptocoryne.São plantas que não necessitam de muita preocupação.Tenho 2 tubos de 20W e as plantas estão um espectaculo.Tenho um pouco de substrato fértil debaixo de uma camada de areão de rio, sem CO2. Porém outros aquas tenho que a luz chega perto dos valores 1W/L ,CO2 e fertilizações liquidas devido à necessidades das plantas.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

Olá outra vez. Tive a ver a minha lâmpada e é uma GRO - LUX 18W T8, e dado que já que comprei o aquário em 2000 e teve 3 anos a funcionar.... Estou mesmo a precisar de outra não??

Amanhã vou ver na OSRAM e lojas de animais lâmpadas para por no aquário. Só que o meu aquário já veio com aquela imbutida numa tampa de plástico. O melhor que faço é comprar uma calha, montar e retirar a tampa não é? (porque também não há tanta evaporação da água e consequentemente do Cloro, certo?

Cumprimentos

Publicado:

Olá a todos outra vez. Desculpem-me ser muito chato e responder aos meus próprios posts, mas esperar por opiniões é sempre bom.

Já tenho o meu aquário montado e com um peixinho.

Setup:

Aquário - 96 L brutos, 72 L reais

Filtro exterior - Aqual EL FZK - 1

Termostato - Não sei a potência

Termómetro

2 Lâmpadas (Usei umas antigas que tinha, sei que tenho que comprar novas) 1 de 18 W e outra de 15 W

Landscape

Turfa (debaixo do areão)

Areão de rio

2 rochas médias vulcânicas e outras tantas de basalto pequenas.

Fauna - Um peixe. Não sei se é um SAE, CAE, Falso SAE, Flying Fox... Alguém me ajuda?

Flora - 1 molhe de Cambomba

2 molhes de valinérsisas (não são mto grandes)

3 pés de Feto de Java

2 Anúbias grandes

2 Anúbias pequenas

3 molhes que não sei quais são

2 pés que não sei quais são

1 pé que não sei qual é´

(Alguém me ajuda a identificá-las?)

O aquário tem 7 dias.

pH - 7.2

Amónia - 0,0

Não comprei mais testes, mas ver se para a semana compro. Qual o próximo que devo comprar? (Em consideração pelas plantas e que vou ter peixes à base de corydoras, vivíparos, e talvez escalares / dânios)

O meu filtro parece que tem uma entrada de ar no "cotovelo" do tubo que suga a água, e por isso entra, vai pelo filtro e sai no outro lado uma quantidade considerável de bolhas. Devo me preocupar? Não irá ficar com que o filtro fique só com ar aos poucos?

Espero ainda esta semana começar a produzir CO2 para as plantas.

Aqui vão as fotos

Aquário em geral

DSC01415.JPG

SAE / Falso SAE / CAE / Flying Fox ??

DSC01437.JPG

Que planta sou?

DSC01442.JPG

Que planta sou?

DSC01444.JPG

Que planta sou?

DSC01448.JPG

Se não conseguirem ver as fotos podem ver em: http://faqab.blogspot.com/

Cumprimentos

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!