Problemas Com Ph


yosin

Recommended Posts

Olá, pessoal.

 

Ainda me considero um pouco nova nestas andanças, por isso venho pedir uma ajuda.

Neste momento estou a desesperar um pouquinho.

Tenho um aquário montado a algum tempo e estou a ter problemas com o pH.

Ora, a água da torneira sai com pH 7,4, faço as tpa's todas as semanas e o meu pH está abaixo do 5.

Retirei o tronco que tinha no aquário, as pedras também e comprei um filtro externo...

 

Neste momento no aquário tenho:

 

- Feto de Java;

- Anúbias;

- Areão de rio;

- Bomba de ar;

- Filtro interno;

- Filtro externo;

- 2 SAE;

-2 barbos cereja;

-2 corydoras salt and pepper(uma delas nada de barriga para cima, suspeito da bexiga natatória, devido à qualidade da água);

-3 danio zebra(um deles está com a cabeça torta e com problemas nas guelras);

-3 danio albinos;

-3 danio pérola(um deles com a cabeça torta).

 

Testes:

 

Ph - menos de 5

NO2 - 0

Nh3/4 - 0

Gh - 120mg/l

Kh - menos de 20mg/l

 

A água da torneira:

 

Ph - 7,4

Gh- 60mg/l

Kh - 30mg/l

 

Alguém me pode dizer qual será o problema? Será o areão?

O que posso fazer para que o pH suba e estabilize?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, pessoal.

 

Ainda me considero um pouco nova nestas andanças, por isso venho pedir uma ajuda.

Neste momento estou a desesperar um pouquinho.

Tenho um aquário montado a algum tempo e estou a ter problemas com o pH.

Ora, a água da torneira sai com pH 7,4, faço as tpa's todas as semanas e o meu pH está abaixo do 5.

Retirei o tronco que tinha no aquário, as pedras também e comprei um filtro externo...

 

Neste momento no aquário tenho:

 

- Feto de Java;

- Anúbias;

- Areão de rio;

- Bomba de ar;

- Filtro interno;

- Filtro externo;

- 2 SAE;

-2 barbos cereja;

-2 corydoras salt and pepper(uma delas nada de barriga para cima, suspeito da bexiga natatória, devido à qualidade da água);

-3 danio zebra(um deles está com a cabeça torta e com problemas nas guelras);

-3 danio albinos;

-3 danio pérola(um deles com a cabeça torta).

 

Testes:

 

Ph - menos de 5

NO2 - 0

Nh3/4 - 0

Gh - 120mg/l

Kh - menos de 20mg/l

 

A água da torneira:

 

Ph - 7,4

Gh- 60mg/l

Kh - 30mg/l

 

Alguém me pode dizer qual será o problema? Será o areão?

O que posso fazer para que o pH suba e estabilize?

 

 

Boas!

 

Concerteza que não tens turfa no aquário ou nos filtros. Ou tens?

Podias colocar os valores de nitratos e fosfatos (NO3 +PO4) ?

Qual a capacidade do aquário? O melhor era colocares o setup do aquário em pormenor, como por ex. tipo de substrato, alimentação (que quantidades) etc.

Só assim conseguiremos analisar o porquê dum pH tão baixo, com esses valores de "durezas"!

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente esqueci de mencionar a capacidade. :P

A capacidade é de 60litros.

O substrato é areão de rio, foi mencionado.

 

Não tenho turfa nos filtros, nem no areão.

 

Não tenho os testes de fosfato, nem de nitratos, mas posso tratar disso amanhã. bigsmile

 

O que necessitam de saber mais em relação ao setup?

 

Filtro interno veio com o aquário, tem só esponja, mas como achei que era insuficiente e pensei que o problema poderia ser da má filtragem, comprei à 2semanas um externo que contem esponja e cerâmicas.

 

Refomulando:

 

-Aquário de 60 Litros,kit da aquapor.

-1 filtro interno(não sei qual a capacidade);

-1 filtro externo 300l/h, Eden 501.

 

Substrato:

- Areão de rio;

 

Fauna:

 

- 2 SAE;

-2 barbos cereja;

-2 corydoras salt and pepper(uma delas nada de barriga para cima, suspeito da bexiga natatória, devido à qualidade da água);

-3 danio zebra(um deles está com a cabeça torta e com problemas nas guelras);

-3 danio albinos;

-3 danio pérola(um deles com a cabeça torta);

 

 

Flora:

- Fetos de Java;

- 5 Anúbias;

Editado por yosin
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O problema é que tens um KH muito baixo e isso é que faz com que o ph baixe , o KH(dureza carbonada) é que faz com que o ph se mantenha .Têns que o aumentar paar o ph se manter.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...resumindo...tens de mudar mais vezes àgua.

JPM

Editado por Joao Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...se àgua tiver Kh's sim.

Se não tiver ou tiver poucos....as mudas de àgua "constantes" estabilizam o ph.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um método fácil é meter conchas vindas da praia, bem lavadas. As das lojas de decoração costumam ter verniz. Não é imediato, demora uns dias, mas acaba por resultar. Depois, como com pH ácido as conhcas se vão muito lentamente dissovendo, tens que ir controlando o pH, se calhar de 6 em 6 meses tens que meter mais conchas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu faço tpa's mais frequentes, mas se no dia que troco a água o PH ronda os 6, no dia a seguir está abaixo de 5...

Aconselhas a fazer tpa's de quanto em quanto tempo e que quantidade?

 

Obrigada pelas respostas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Faz uns testes à tua água da torneira para saberes como que podes contar. Se calhar na tua zona a água tem o KH baixo. Faz tpa's e 30% dia sim, dia não, durante uma semana e depois 30% semanais a ver se estabiliza.Fazes tpa's de quanto em quanto tempo? A que temp. tens a água? Muita gente gostava de ter esse PH no aqua, para Altuns ou Discus Selvagens. :snipersmile:

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Yosin. Estabilizar não sei como podes estabilizar. Já estive mais dentro de pormenores técnicos de aquariofilia e agora estou a recomeçar outra vez. Mas como disse o nunoni podes por conchas calcárias que te fazem subir o pH (Antes não sabia disso e tinha sempre o pH entre 7-:wacko:, só depois é que soube que eram das conchas. Estas conchas contêm Carbonato de Cálcio. Aqui vai um resumo que tirei da Wikipédia:

 

"Carbonato de Cálcio: substância química de fórmula CaCO3. É o principal componente de rochas como os calcários. Tem características alcalinas (ou seja, é um sal com características básicas, e possui pH alto quando em solução aquosa ) (...)

 

Quando em solução aquosa sofre uma hidrólise salina, produzindo uma base forte.

 

CaCO3 + H2O --> CO2 + Ca(OH)2.

 

Esta caraterística básica é utilizada para reduzir a ácidez do solo para a agricultura."

 

Tenho alguns conhecimentos de química e quando dissolvidos em água os iões andam na forma livre, por isso ao pores conchas na água irás ter:

 

Ca(OH)2 --> Ca2+ + 2 OH-

 

O pH é uma medida que mede a concentração de hidrogénio na água (H) ou sob a forma de H3O+.

 

A água está em constante equilíbrio:

 

H20 <--> H3O+ + OH-

 

Quer dizer que a acidez da água depende da presença de iões H+ (Mais iões, mais ácida), ou por outro lado também existe o pOH que é o que mede o ião hidróxido (OH-)

 

Se o pH estiver muito baixo (ácido) implica uma maior concentração de H+. Se vires a reacção lá de cima em que se forma Ca2+ e 2OH- e em presença de iões H+ (pH baixo) irá dar-se:

 

H+ + OH- --> H2O (água)

 

Espero ter ajudado e não vos ter posto confusos.

 

Cumprimentos

Editado por aaabotelho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente esqueci de mencionar a capacidade. :wacko:

A capacidade é de 60litros.

O substrato é areão de rio, foi mencionado.

 

Não tenho turfa nos filtros, nem no areão.

 

Não tenho os testes de fosfato, nem de nitratos, mas posso tratar disso amanhã. :?

 

O que necessitam de saber mais em relação ao setup?

 

Filtro interno veio com o aquário, tem só esponja, mas como achei que era insuficiente e pensei que o problema poderia ser da má filtragem, comprei à 2semanas um externo que contem esponja e cerâmicas.

 

Refomulando:

 

-Aquário de 60 Litros,kit da aquapor.

-1 filtro interno(não sei qual a capacidade);

-1 filtro externo 300l/h, Eden 501.

 

Substrato:

- Areão de rio;

 

Fauna:

 

- 2 SAE;

-2 barbos cereja;

-2 corydoras salt and pepper(uma delas nada de barriga para cima, suspeito da bexiga natatória, devido à qualidade da água);

-3 danio zebra(um deles está com a cabeça torta e com problemas nas guelras);

-3 danio albinos;

-3 danio pérola(um deles com a cabeça torta);

Flora:

- Fetos de Java;

- 5 Anúbias;

 

 

Olá!

 

Eu sinceramente no teu caso tirava o filtro interno do aquário, porque quer queiramos quer não e na minha opinião um filtro interno é como ter um "caixote de lixo dentro de casa", e quanto mais matéria orgânica houver mais tendência o pH tem em descer. Não me perguntem porquê, porque não percebo nada de química, mas estou a falar por experiência própria.

Portanto muita atenção à quantidade de comida que dás aos peixes. Uma outra solução era colocar plantas de crescimento rápido, ou seja mais oxigénio menos acidez! O facto de adicionares conchas vai realmente "alcalinizar" a água, pois vai fazer de substância "tampão", contudo se já tens um GH bastante elevado, terás que escolher peixes para este tipo de água.

Finalmente dou-te a seguinte sugestão: adiciona bicarbonato de sódio á água do aquário em doses muito pequenas, tipo meia colher de CAFÉ por cada hora ao mesmo tempo que vais medindo o pH, e quando tiveres o pH que pretendes não adicionas mais. Há uns anos tive um aquário de Guppys com criações utilizando este sistema pois a água de que dispunha era muito ácida e sinceramente nunca mais consegui ver peixes iguais aos que tinha na altura. Eram impressionantes em tamanho e côres.

Não sei se ajudei, mas foi de boa vontade e apenas uns anos de experiência que não tem nada de científico.

 

Nota: não faças medições ao ph imediatamente após à adição de bicarbonato de sódio, mas sim cerca de meia hora após cada adição.

 

Espero que resulte.

 

Carlos Salgueiro.

Editado por aquapego

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O problema é que tens um KH muito baixo e isso é que faz com que o ph baixe , o KH(dureza carbonada) é que faz com que o ph se mantenha .Têns que o aumentar paar o ph se manter.

 

Abraço

 

 

Boas José!

 

Já agora aproveito para tirar uma dúvida pois a tua resposta fez-me pensar: 1mg/L GH ou KH corresponde a quantos graus alemães?

 

Obrigado

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Faz uns testes à tua água da torneira para saberes como que podes contar. Se calhar na tua zona a água tem o KH baixo. Faz tpa's e 30% dia sim, dia não, durante uma semana e depois 30% semanais a ver se estabiliza.Fazes tpa's de quanto em quanto tempo? A que temp. tens a água? Muita gente gostava de ter esse PH no aqua, para Altuns ou Discus Selvagens. :-D

 

Acredito que sim, que muita gente queria ter este ph mas os meus peixinhos não estão a gostar mesmo nada deste ph. Nós nunca estamos satisfeitos.hihihi

 

Tpa's fazia 1 vez por semana 20%/25%, depois com este problema comecei a fazer duas tpa's por semana e com a mesma percentagem. Não quis fazer com mais frequencia para não estar sempre a oscilar o ph. Faço sifonagem sempre que faço uma tpa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Eu sinceramente no teu caso tirava o filtro interno do aquário, porque quer queiramos quer não e na minha opinião um filtro interno é como ter um "caixote de lixo dentro de casa", e quanto mais matéria orgânica houver mais tendência o pH tem em descer. Não me perguntem porquê, porque não percebo nada de química, mas estou a falar por experiência própria.

Portanto muita atenção à quantidade de comida que dás aos peixes. Uma outra solução era colocar plantas de crescimento rápido, ou seja mais oxigénio menos acidez! O facto de adicionares conchas vai realmente "alcalinizar" a água, pois vai fazer de substância "tampão", contudo se já tens um GH bastante elevado, terás que escolher peixes para este tipo de água.

Finalmente dou-te a seguinte sugestão: adiciona bicarbonato de sódio á água do aquário em doses muito pequenas, tipo meia colher de CAFÉ por cada hora ao mesmo tempo que vais medindo o pH, e quando tiveres o pH que pretendes não adicionas mais. Há uns anos tive um aquário de Guppys com criações utilizando este sistema pois a água de que dispunha era muito ácida e sinceramente nunca mais consegui ver peixes iguais aos que tinha na altura. Eram impressionantes em tamanho e côres.

Não sei se ajudei, mas foi de boa vontade e apenas uns anos de experiência que não tem nada de científico.

 

Nota: não faças medições ao ph imediatamente após à adição de bicarbonato de sódio, mas sim cerca de meia hora após cada adição.

 

Espero que resulte.

 

Carlos Salgueiro.

 

 

Já tinha lido isso algures, mas não sabia até que ponto funcionaria.

No teu caso o pH subiu e estabilizou permanentemente?

 

Só não retirei ainda o filtro interno porque coloquei o externo à 2semanas, ou seja, era para "transferir" as bactérias de um para o outro.

 

Agradeço todas as respostas.:-D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José!

 

Já agora aproveito para tirar uma dúvida pois a tua resposta fez-me pensar: 1mg/L GH ou KH corresponde a quantos graus alemães?

 

Obrigado

 

Carlos Salgueiro.

 

Boas Carlos a minha resposta têm como base os livros de apoio dos testes de Nutrafin e a indicação deles é a seguinte"<20 mg/L Ajuste com o defensor apropriado,se necessário" quanto a tua pergunta muito sinceramente não sei, os físicos de cá do fórum que se cheguem a frente para nos explicar.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha lido isso algures, mas não sabia até que ponto funcionaria.

No teu caso o pH subiu e estabilizou permanentemente?

 

Só não retirei ainda o filtro interno porque coloquei o externo à 2semanas, ou seja, era para "transferir" as bactérias de um para o outro.

 

Agradeço todas as respostas.cabecadura

 

 

Boas!

 

Sim, estabiliza, mas convém testar após cada TPA, até teres o controle total da "coisa"

 

Boa sorte

 

Carlos Salgueiro

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu não sou quimico mas "tenho balança".

 

Já não tenho a certeza mas salvo erro 17,9 mg/Litro equivalem a 1º Alemão.

 

Faz as contas a 18 que dá o mesmo.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Há qualquer coisa de errado no valor desses testes:

 

o pH cai bruscamente sem a presença de materiais acidificantes ou amónia...

o GH sobe para o dobro...

 

tens muitos peixes doentes...

 

Desconfio da veracidade desses testes (faz a medição com outros.) e creio que paira alguma doença nesse aquário (provavelmente provocado pela presença de amónia... o que explicaria aqueda do pH).

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu não sou quimico mas "tenho balança".

 

Já não tenho a certeza mas salvo erro 17,9 mg/Litro equivalem a 1º Alemão.

 

Faz as contas a 18 que dá o mesmo.

JPM

 

estás certíssimo. é

1ºKH alemão = 17.8575 mg/L de iões de carbonato (CO32-) e bicarbonato (HCO3-)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O testes estavam bons.

Fiz o tal tratamento com o bicarbonato de sódio e o ph está agora em 6,3 e retirei o filtro interno.

O problema é que agora fui só fazer alguns testes(amanha faço o resto), a amónia está nos 4,9. :?

Que faço agora?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

suspeito que o tronco possa ter contaminado o aquário...

 

no caso dos peixes afectados eu pessoalmente aplicava eutanásia, pois pela descrição provavelmente estarão a sofrer bastante

 

e recomeçaria de novo com uma boa desinfecção do aquário

 

boa sorte

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.