Recommended Posts

Publicado

Boa tarde , venho solicitar a ajuda dos mais experientes para tratamento de um discu

tenho um aquiario com 200 lts com o seguinte setup:

temp. 30º

ph 6.5

kh 2

gh 2

no2 0.5

fosfatos 0

amonia 0

nitratos 7

ppm 790 (apenas esta semana , pq por norma ronda os 250 ppms) !!!

trocas de água 30% de dois em dois dias ou tres em tres

de á 2 semanas para cá reparei que a minha femea discu ficou escorecida, tenho vigiado e tem piorado. na passada semana começou a respirar muito rápido e parece ter a membrana das guelras mais desenvolvida, nao de forma filamentosa mas saliente.

numa 1º fase pensando ser stress uma vez que está com um macho maior que ela ( ja com posturas efectuadas mas devoradas) tartei com esha 2000

adicionei 1 colher de sal por cada 50 litros de água.

sem resultados positivos resolvi tratar com tenilvet 5 comprimidos para o aquário todo. aumentei o oxigenio tambem.

dois dias depois deste tratamento este peixe está mais parado respiração ofegante e esconde-se e deixou de comer. supostamente o efeito do tenilvet deveria começar a notar-se , pelo menos nao deixaria evoluir a gravidade da doença.

penso eu que sejam parasitas nas guelras , mas já estou seriamente com duvidas.

ajudem-me a salvar este discu.

abraços

Ricardo Ferreira

o meu plantado

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=35907

Publicado:

Tens razão em relação aos parasitas nas guelras (começou por aí). Mas como já foi discutido aqui para aplicares tenilvet tens que o dissolver em acetona, mas mais simples e sem stress compras por 16€ +- Tremazol da sera e fazes o tratamento 2 vezes, num balde que não tenha levado com detergentes caso não tenhas hospital.

Se tens a água mole como parece que sim, (kh 2 e gh 2) dissolve uma colher de sal para 100L como já sabes, agora é uma questão de fazeres os calculos na litragem que vais utilizar, quanto menos melhor e o âmbiente agradece. :P

O Kh e Gh mais altos favorece aos tratamentos

Publicado:
ppm 790 (apenas esta semana , pq por norma ronda os 250 ppms) !!!

Explica lá bem isto!

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado: (editado)

João pq ele juntou sal ao agua, penso eu bigsmile e acho que juntou de mais é 1 colher de sopa por 100L e não por 50, estas a ficar com água salgada :evil::lol: vais matar os bichos

E se ronda os 250 de condutividade não tens água mole e o Kh e Gh não estão correctos bem visto grande João, não tinha reparado :P

Editado por duarte36
Publicado:

obrigado , pelas ajudas, para medir o kh e o gh utilizo os testes da sera, que segundo as instruções cada gota equivale a 1 grau , neste caso , nao sei se conhecem os testes desta marca , só adiciono 2 gotas até á mudança de cor , daí a minha leitura de 2 kh e 2 gh.

para medir a conductividade , utilizo um medidor electronico de tds.

Ricardo Ferreira

o meu plantado

Publicado:
Olha que esses nitratos tão altos tambem não ajudam nada.....

curiosamente , nao consigo baixar mais os nitratos :blush:

tenho 2 filtros a bombar biologica e mecanica e mesmo assim agora é no nível mais baixo que consegui.

bem sei que as tpa´s não são tão regulares como eu gostaria , troco 2 baldes de 2 em 2 dias

tenho 1 filtro ehein 2028 e um 2213

Ricardo Ferreira

o meu plantado

Publicado:
curiosamente , nao consigo baixar mais os nitratos ;)

tenho 2 filtros a bombar biologica e mecanica e mesmo assim agora é no nível mais baixo que consegui.

bem sei que as tpa´s não são tão regulares como eu gostaria , troco 2 baldes de 2 em 2 dias

tenho 1 filtro ehein 2028 e um 2213

Bem como mudas muita água nem devia ser problema, já testaste a água que usas para tpa´s??? será que já vem com algo que não ajuda ? De resto não vejo grandes anormalidades , se for plantado duvido que venhas a ter nitratos 0 e fosfatos 0 , mas deves manter no minimo aconselhavél, amonia e nitrite esses sim sempre a 0 , de resto , Co2 a mais ???

Quanto a parasitas nas guelras , terias muco a sair das guelras dos Discus se olhares o animal de frente , muco leitoso , reacção do animal e cultura de bacterias a formar-se junto á guelra , se for "flukes" e um ou os 2 opérculos muito abertos (tb pode ser toxicidade) .Os outros parasitas são mais fraquinhos os externos claro. Agora com a nitrite mesmo baixa , dá para eles se roçarem nas coisas e ficar assim ofegante , se prolongar a coisa , aí claro o animal começa a ficar fraco , a respirar mal, a comer mal, e porta aberta para o resto... um abraço e espero que ajude o que escrevi.

Jose Palma

Publicado:

Boas,

Sem ter havido melhoras , mudei este peixe para um aquario hospital e efectuei o tratamento com TREMAZOL 6 horas depois troquei 80% da água.

supostamente já devia haver melhoras, mas não.

estou a ficar inquieto porque o disco já nao come á mais de uma semana o que o está a enfraquecer.

este peixe respira rapidamente , tem os opérculos bem abertos mas nao tem fios a sair das guelras como é sintoma padrão dos parasitas das guelras!!

não sei se o meu diagnostico estará correcto...

quanto á qualidade da água , também já coloquei essa hipotese , mas o outro discu que estava no mesmo aquário , não tem sinais de doença..

agradeço opiniões , são sempre bem vindas.

Ricardo Ferreira

o meu plantado

Publicado:

Epa se ja tentas te todos os antiparasitarios , usa backtopur pode ser alguma infecçao bacteriana

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

Epa se ja tentas te todos os antiparasitarios , usa backtopur pode ser alguma infecçao bacteriana

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

Boas, novamente , se tens a certeza do diagnóstico , se for o parasita gyrodactilus ... qualquer coisa (flukes) usa o gyrodactol da JBL, sendo especifico para esse parasita é 100% eficaz , claro se seguires as regras da JBL na "bula" resulta , assim como os outros medicamentos, o uso de vitaminas á posterióri é essencial e usar um regenerador de mucosas.

Isto para evitar surtos de bacterias nas feridas abertas , mais que isto só te posso referir de novo , tens a certeza do diagóstico? porque os flukes não é obrigatório que os vejas a olho nú, basta que vejas algo leitoso a sair da guelra , olhando o peixe de frente ou de trás quando respira ve-se bem , ai sim podes ter a certeza que tens flukes ,mas acho que algo estás a fazer mal na sequência de tratamentos.

Cada tratamento que tentas sem ter a certeza do diagnóstico só enfraquece mais o peixe , espero que ajude , de resto uma foto bem tirada com uma boa máquina ajudava e muito a opinar o diagnóstico , e o que observares , no peixe , tudo é optimo , porque muitas doenças partilham sintomas em diversas fases , o que leva a diagnósticos errados . um abraço

Jose Palma

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas , desde já agradeço todas as opiniões, mas o problema ainda presiste, mantenho este discu num aquário em separado, já come , estou a dar-lhe vitaminas (vitazin-waterlife), mas a minha dúvida é a seguinte.

depois do 1º tratamento com o tremazol o discu soltou algumas ténias, sinal que também tinha parasitas intestinais.

depois do 2º tratamento com o tremazol o discu ainda mantém os operculos bem abertos e a respiração muito acelarada, parece que tem a membrana muito desenvolvida, será que os parasitas das guelras ainda lá estão?

tenho feito trocas de água regulares e alimentando-o agora só com granulado para discus

alguma sugestão??

Ricardo Ferreira

o meu plantado

Publicado:

Oi Zé,

Pela minha experiência o tremazol funciona lindamente para os intestinos e muito mal para as guelras e aquelas membranas muito desenvolvidas são:

- Gyrodactilus, que o tremazol não têm dado grandes resultados (e olha que já gastei uns 50€ do producto :mrgreen: )

Agora vou experimentar o da JBL Gyrodactol, por conselho aqui dum "viciado"

Pois isto mata os pequenotes como tordos e é esse o grande problema, depois de muito bater com a cabeça. :roll:;)

Publicado:

boas

Duarte muito cuidado com o gyradactol da jbl

pode ser um produto muito bom mas não te atrevas a usa-lo com agua com um ph abaixo de 7

lê muito bem as letras miudinhas do folheto do produto

por experiencia própria uma vez com o mesmo produto mandei 100 contos de discus para o malaganho

isto á coisa de 10 anos atrás a partir dai fiquei com um bocado de malapata aos produtos da jbl

Publicado:

:lol:

fiquei com um bocado de malapata aos produtos da jbl
...e com razão!!!

Que aconselhas Zé? É que estas porras são resistentes que têm diabo, até já dei banho em formol de 36ml/100L, queimou as barbatanas mas continuam lá :multi:

Antibióticos não são muito fáceis de arranjar bigsmile

Publicado:

boas

se são parasitas das guelrras são dactylogyrus e não gyrodactylos

quanto ao usares o produto da jbl não me atrevo a dizer nada porque é um produto que tem que ser usado muito rigorosamente se não pode dar merd@

quanto a permanganato de potassio a mesma coisa dado a que tens que ter tudo rigorosamente bem limpo e possuires uma balança de precisão que até nem é problema pois posso emprestar-te a minha

volta a colocar aqui todos os parametros da agua actuais

obs: eu continuo a casmurrar no azul de metileno diluido a 1% e dado na dose de 1ml para 10l de agua

Publicado:

o peixe melhorou , já come está menos stressado mas ainda continua a respirar muito rápido e parece ter uma membrana nas guelras , normalmente custuma ser por acidose , mas neste caso não pode ser ... serão parasitas?

já tenho dúividas, vou deixar passar mais uns dias

Ricardo Ferreira

o meu plantado