Recommended Posts

Publicado

A cerca de dois anos deram-me um casal de espadas, a fémea morreu passado poucos dias, e o macho manteve-se no aquario, a cerca de 3 meses decidi arranjar-lhe companhia comprando duas fémeas( por ignorância na escolha minha e do vendedor uma dessas fémeas era um macho) a cerca de 2 meses comprei mais duas fémeas, e infelismente o macho inicial morreu.

Agora tenho 3 fémeas e um macho, mas o que eu não percebo é porque razão eles não se reproduzem, pois dizem que esta espécie é de fácil reprodução, todos os exemplares são adultos.

Alguem que reproduza esta espécie me pode ajudar, eu agradecia.

Publicado:

Acho muito estranho que alguem se engane ao escolher espadas, pois a barbatana do macho tem a forma de espada e a da femea não, o que deve ter acontecido foi a femea ter mudado de sexo, pois algumas vezes as femeas tornam-se maxos...

Talvez tenha sido o caso, e o maxo (anteriormente femea) que possuis pode nao ser fertil, apesar de as femeas terem a capacidade de se tornar em maxos ferteis.

I may not always be right...but i´m never wrong!

Publicado:

Boas Nypa...neste link...

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ghlight=espadas

tens ppl a falar de cm saber se a fêmea está ou não grâvida! é claro que os comentários apenas referem cm distinguir fêmea grávida das demais...por isso vais ter de estar atenção a um possivel aumento da barriga do aparecimento de pontos negros na parte posterior do corpo...enfim o que tds os "foristas" nesse link falam...

Publicado:

Boas

Se o macho nao persegue as femeas pode tratar-se de o caso que anteriormente ja foi comentado pelo Krypton.

A proposito dessa mudança...isso é verdade ou apenas mito?é k se for...eu tenho um casal de platys e o macho encontrava-se num aqua so de femeas la na loja.O que pode ter acontecido é k pode ter ocorrido essa tal mudança. O macho tá algo deficiente na zona dorsal. Quando veio tinha as escamas algo eriçadas e (isto sim é k é de notar) ao lado do gonopodio, tinha uma barbatana anal toda desfarrapada....

voltando ao assunto do topico...se o macho nao pegar nas femeas tenta adquirir mais um casal de espadas.

Bué da Fish's!

Publicado:

Quanto ao primeiro espada esse sempre foi um macho desde que o tive por isso não tem grande logica dizer que tenha sido uma fémea que se transformou em macho, podia ser esteril não sei.´

Quanto ao segundo que comprei pensando ser uma fémea, este não tinha a cauda tipo espada, pode ter sido porque ainda era muito novo, pois passado uma semana a comessou a crescer a actualmente tem uma cauda bastante comprida.

Quanto ao facto de poder ser uma fémea que se transformou num macho, é possivel no entanto eu sinceramente não acredito nisso, acho que que dito muitas veses pode parcer verdade, pois é verdade que existem animais hermafroditas e animais quew podem mudar de sexo no entanto parece-me pouco plausivel num animal tão complexo como um peixe, julgo que o que ocorre é que em jovens eles não apresentam algumas caracteristicas sexuais que adquirem quando atingem a idade adulta.

Além disso eu tinha um macho e uma fémea não tinha logica ele tranformar-se em macho pois já

Publicado:

Eu ja tive varias ninhadas de espadas e vi-os crescer nos meus aquarios... e ja aconteceu ter espadas femeas adultas, ke depois apareciam com gonopodio e uma pequena cauda de espada que depois crescia... isso costuma contecer quando nao existem maxos os os ke existem nao sao suficientes...

Não é por acaso que nas lojas muitas vezes observamos no aquario das femeas, um maxo com a espada da cauda pouco desenvolvida.

Publicado:

Desculpem lá se sou chato, :twisted: mas, essas fémeas que se tranformaram em machos já algum dia se tinham reproduzido, pois continuo a pensar que pudessem ser machos que ainda não tinham desenvolvido as caracteristicas sexuais secundarias. quanto as lojas pode ocorrer o mesmo.

Só outra pergunta

:wink: Se uma fémea fica-se esteril quando se trasforma em macho, qual seria a utilidade desta tranformação?

Publicado:

Boas.

Quanto as femeas se transformarem em machos é verdade porque a mae do meu namorado teve femeas e depois de algum tempo 1 delas virou macho, quanto ao confundir é quase impossivel, com 2 meses da para ver perfeitamente nos machos o orgao sexual, e nas femeas ves apenas uma barbatana em leque, ou seja ter confundido é quase impossivel, principalmente para quem tem experiencia com viviparos.

All the pretty things are going to hell!!!

Publicado:

As femeas que mudam de sexo, tornam-se machos ferteis, salvo algumas excepçoes

Publicado:

Bem para quem não acredita, eu posso provar que as femeas podem tornar-se machos - eu tb duvidava mas contra factos não à argumentos. Tenho a dita à cerca de 3 meses e agora pumba, ficou macho. Bem continua a ser linda na mesma.

Já Agora a femea chama-se Mila, será que os meus filhotes vão aceitar que passe para Milo.

Antes

Pic_487_5.jpg

Agora

Pic_487_6.jpg

É o mesmo peixe não existe manipulação de imagem, é mesmo real.

Abraço

João

Aqui é preciso Guelras pra respirar!

Publicado:

Boas.

O teu platy é lindo, pena nao encontrar assim a venda aqui na madeira, cá é so vermelhor e cor de laranjas, bem tem alguns com umas malhas pretas, mas de resto é tudo igual :twisted:

Publicado:

Boas Gatinha

[quote name="GatinhaK|da".

O teu platy é lindo' date=':cry:[/quote]

de facto é lindo, só que é um espada e não um platy. :twisted:

Como podes ver na seguunda foto, está a formar a cauda mais comprida na parte inferior da cauda.

Se algum dia tiver criação de espadas com esta cor e tenha algum transportador para a Madeira combinamos e envio-te um ou mais.

Xinhos e xaus

Aqui é preciso Guelras pra respirar!

Publicado:

LoL, sorry eu sei que é espada, mas como agora so vejo platys a frente, engano-me nos momes, eu agradecia imenso que me enviasses um(a) menino(a) desses(a) :twisted:

Já li que espadas e platys cruzam, será verdade?

Publicado:

Pelo que tenho pesquisado os espadas cruzam-se com os platys ( embora nunca tenha presenciado de facto o acontecimento) no entanto como era de esperar os seus descendentes são hibridos não ferteis.

Também julgo que o cruzamento não será tão facil como isso pois um macho de uma espécie prefere as fémeas da sua especie e vice versa.

Além disso a possibilidade de imcompatibilidade entre dois parceiros será maior neste caso.

• 4 meses depois...
Publicado:

Desculpem la tar a trazer a baila este topico antigo, mas tambem fiquei curiosa. É que não sei se repararam mas a suposta fêmea, na foto, nao tem a barbatana anal em leque... teria sido fêmea alguma vez, ou terá sido sempre maxo? :wink:

e7487a8c65559756888a887038a3111c.jpg Adopta-me! www.companhiadosanimais.com/forum/index.php
  • 7 anos depois...