Recommended Posts

Publicado

Olá a todos!

Tenho um filtro externo - Fluval 404 (1300 l/h) - para montar num aquário com cerca de 160 lts reais.

Tenho ainda um outro filtro externo, da marca Sicce (italiana), que debita 450 l/h. Estou a pensar em usar este filtro no mesmo aquário, só com turfa para acidificar a água e, em simultâneo, montar à saída um esterlizador UV de 5W.

Para este UV, o caudal recomendado é de 100/150 l/h. Para tal, estou a pensar aplicar uma torneira, entre a saída do filtro e o UV para estrangular o caudal.

Será que isso reduz a vitalidade do motor do filtro?

Obrigado.

Nuno Mota

Nuno Mota

Publicado:

...e porque é que não montas um T com torneira.

Vinha do filtro ao T, de um dos lados seguia para o aqua, do outro punhas uma torneira e ia ao UV...depois para o aqua.

Com essa torneira regulas o caudal que queres que passe no UV.

Simples. :?

JPM

Ps- O estrangulamento provoca aumento de esforço na bomba o que não lhe dá grande saude.

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:
...e porque é que não montas um T com torneira.

Vinha do filtro ao T, de um dos lados seguia para o aqua, do outro punhas uma torneira e ia ao UV...depois para o aqua.

Com essa torneira regulas o caudal que queres que passe no UV.

Simples. :?

JPM

Ps- O estrangulamento provoca aumento de esforço na bomba o que não lhe dá grande saude.

Estás a sugerir montar um "T" no Fluval 404 ou no Sicce?

Nuno Mota

Publicado:

Obrigado João Machado!

Esta minha questão acabou por ser em vão porque acabei de descobrir que os meus dois filtros têm regulador de fluxo (caudal).

Assim sendo, posso ter o Fluval 404 a fazer os seus 1300 l/h e o Sicce passa a fazer 100 l/h em vez dos 450 l/h.

Mas agora outra questão se levanta. Os reguladores de fluxo que estes filtros trazem são mecanismos que estrangulam a entrada e saída de água, como tal, isso também não danifica o motor? Ou o facto de estrangular a entrada e saída em simultâneo, em vez de ser só a saída (com torneira) já não esforça tanto o motor?

Obrigado.

Nuno Mota

Nuno Mota

Publicado:

Boas nmota! Onde é que viste o regulador de fluxo no Sicce? Eu tenho um e não vejo nada...Tem um calendário redondo à frente para nos lembrar-mos quando foi a última manutenção.Escapou-me alguma coisa?

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:
Boas nmota! Onde é que viste o regulador de fluxo no Sicce? Eu tenho um e não vejo nada...Tem um calendário redondo à frente para nos lembrar-mos quando foi a última manutenção.Escapou-me alguma coisa?

Boas Zogli,

O meu Sicce Genio 1, segundo "reza" no manual de instruções, dá para regular o fluxo. Vou transcrever textualmente aquilo que diz o manual:

"Se o fluxo que o Genio produz for demasiado forte, pode dimunui-lo puxando para fora o puxador presente na zona do conjunto das torneiras. De facto, esse puxador é um regulador de fluxo apto a satisfazer a necessidade de dosagem do jacto de água."

Aqui vai uma foto para melhor ilucidar:

dsc02934zd1.jpg

Shot with DSC-P200 at 2007-07-27

Nuno Mota

Nuno Mota

Publicado:

Sim,sim,estou a ver,pensava que esse puxador era só de segurança,para encaixar o suporte das tubagens.Tudo para dentro é o maximo certo? Eu tenho o Sicce Space ADV 800 para um aqua com 112L. Ora isto é 8X a litragem do aqua por hora. O caudal era forte demais,por isso pus uma saida em flauta feita por mim,com buracos XXL.Resolvi a situação.É engraçado que nas instruções não vinha lá explicado essa situação (acho eu). Porém, agora vou manter o caudal como está. São muito bons estes filtros e o preço razoavél - €57 Obrigado pela explicação!

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!