Recommended Posts

Publicado

Oi pessoal, estou-me a iniciar na aquarofilia e é a primeira vez que escrevo neste espectacular forum. Tenho duas perguntas a fazer.

1º. Montei o aquario sem plantas naturais , usei seixos grandes mais ou menos 3 a 4cm de tamanho, para por no fundo do aquario não sei se foi boa ideia e ao fim de 3, 4 dias o aquario ficou todo turvo (Lavei bem estas pedras com sal e agua a ferver(num dia). Será que estas pedras não são aconselhaveis para o aquario? ou é preferivel aquele areão normal que todos usam?

2º. Se eu quiser por plantas naturais no aquario antes de por o areão tenho de por algum produto para plantar , ou simplesmente as coloco directamento no areão? e depois? tenho que deitar algum produto para as plantas vingarem? e a luz quantas horas de luz tenho de fazer?

Espera que me ajudem, já agora o meu aquario leva cerca de 150 lts é de 1 mt.

Obrigado

José Almeida ( Mercurio)

:wacko:

Publicado:

Boas

Quanto á agua ficar turva é normal, isso ao fim de uns dias passa. Se as pedras são aconselhaveis não sei.

para plantar o aquario, por baixo do areão podes colocar um substrato fertil, há varios no mercado, ou colocar pastilhas de fertelizante no meio do areão, fertilização liquida ou outro tipo qualquer só mais para a frente consoante as necessidades.

Iluminação entre 9 e 11 horas dia, a potencia vai variar com o tipo de plantas que tiveres.

Lê este tópico, quanto a mim é bastante ilucidativo, de um modo simples:

http://www.aquahobby.com/articles/b_ilum.php

Mais uma coisa, procura aqui pelo forum, vais encontrar informações bastante completas e uteis

O pessoal daqui é muito conhecedor desta magnifica arte que é a aquariofilia, consegues aprender bastante.

cumps

Publicado:

Olá Mercúrio! Se queres um plantado tens de mudar o substrato.Esses seixos podes ter,mas num aqua sem plantas,de ciclideos por ex.Arranja um substrato fértil,podes depois pôr areão de rio por cima,mas tem de ser fino.A luz tem de ser apropriada para as plantas,90W chega. Com esta luz o CO2 é muito útil,arranja também um sistema desses.Para terminar,fertilizações liquidas semanais.Ah e se ficou turvo isso é normal,isso passa.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

Boas

Bem vindo ao vicio biggrin

Em primeiro lugar é normal que a agua fique assim nos primeiros tempos, no entanto essas pedras com esse tamanho não são nada aconselháveis para um plantado.

Já que estás no inicio, deves retirar as pedras e colocar um substrato fértil. Há muita malta nos plantados a usar akadama.

O que te aconselho: vai à secção de plantados que eles têm montes de tópicos sobre substratos e aí podes ter uma ideia do que podes ou não fazer. Também podes ir á secção de fotos e videos que o pessoal tem lá os setup's dos aquários e também podes ter uma ideia do que podes usar.

Essas pedras é que não são indicadas, mesmo depois vais ter problemas com o que se acomula por baixo.

Eduardo

Publicado:

substratos férteis, etc, é óptimo se quiseres um "plantado" - mas "plantado" nestes termos não quer dizer que tenha umas plantas, mas sim densamente plantado com plantas altamente exigentes em termos de luz e nutrientes - vê os exemplois fantásticos que há no sub-tópico de fotografias. Se for esse o caso, a luz de origem do aquário possivelmente não chegará, terás que pôr muito mais - para um "plantado" com 150 l, uns 120W ou um pouco mais é o recomendado

Agora se o que queres é ter umas plantas sem muitas chatices, então não precisas nem de substrato fértil nem de tanta luz nem de CO2. Podes pôr plantas de baixas necessidades disso tudo, e viver com fertilização líquida, mais potássio (que se compra nas farmácias em forma por ex de KCl).

Só uma coisa: muita gente começou assim mesmo, "ai não quero nada de extraordinário, o básico serve", e acabou com 10 tomadas e 8 temporizadores a controlar tudo... porque realmente os "plantados" são fantásticos, em comparação com os "com plantas".

Ou seja, o caminho sugerido pelos colegas é o mais compensador, penso eu... este post é só para dizer que não é de forma alguma o único caminho!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!