Recommended Posts

Publicado

Boas,

Como o tópico diz tenho estas dúvidas:

1º Tenho um aqua com BioBox (desculpem lá a minha ignorancia mas não sei o nome, mas é onde se coloca os materiais filtrantes, aquecedor, e a bomba de agua), e a minha dúvida é que materiais filtrantes e que devo usar???

Tenho usado umas ceramicas "pre-filtro" e la de vidro(?) mas a agua não fica totalmente cristalina.

2º A iluminação é de origem, ou seja, uma calha com uma lampada "daylight" e sei que não é o ideal para plantados mas não queria gastar uma pequena fortuna numa calha nova.

A minha dúvida é será que se mudar a lampada é suficiente para manter plantas não muito exigentes??

E que tipo/marca de lampada devo comprar??

3º Tenho acesso ao material da maquina de tirar imperiais.

Será que dá para usar no aqua como CO2?? E onde conseguir um guia a explicar como montar/usar o material em questão??

O aqua em questão é de 80*30*40 e esta com a bomba, aquecedor e lampada de origem, mas só tenho maia duzia de peixes e 3 ou quatro plantas mas agora queria fazer um aqua plantado (que inveja que tenho quando vejo os vossos magnificos aquas).

Desde já obrigado pelas respostas.

Publicado:

Olá Miguel! Se realmente queres um plantado tens de escolher: um plantado com plantas exigentes ou pouco exigentes. Exigentes tens de meter mais luz, com uma temperatura de cor ideal para as plantas: entre 4500K e os 10000K. Uns 70Watts de luz para esses 90L será suficiente, um sistema de CO2 e claro um bom substrato fértil. Para plantas menos exigentes como as Anúbias, Criptocorines,musgo e Feto de Java,Elódeas,etc, essa luz até pode ser suficiente mas o CO2 não vai servir de nada. Para o filtro externo eu uso 2 esponjas, um pouco de lã de vidro e as cerâmicas.Com um volome de água de 5x por hora a água fica cristalina com o tempo.As plantas também ajudam.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

Obrigado Zogli pelo esclarecimento,

Entretanto já escolhi uma calha para ter uma iluminação ideal (ou perto disso), só falta mesmo os €uros mas com calma e paciencia tudo se resolve.

CO2 ainda ando a pesquisar para ver se poupo uns trocos mas provavelmente vou optar por comprar um na aquaristic.net, talvez quando o pessoal se juntar para se fazer umas encomendas a aquaristic.net eu alinhe.

Substrato fertil também não tenho e vou ter que dar ou pedir a alguem que me fique com os meus peixes para poder colocar o substracto fertil e ciclar novamente o aquario...

Alguma sugestão sobre marca/tipo de substracto é que deva usar???

Agora outra duvida que entretanto surgiu é que o aquario que eu tenho têm filtro de decantação ou biobox (será este o nome correcto???) e tenho o termostacto/aquecedor, bomba de agua, e lã de vidro e ceramicas nesse filtro...

Será que esse filtro é o ideal para um plantado???

E não for o ideal que filtro devo comprar.. da Ehein preferencialmente???

Publicado:
Obrigado Zogli pelo esclarecimento,

Entretanto já escolhi uma calha para ter uma iluminação ideal (ou perto disso), só falta mesmo os €uros mas com calma e paciencia tudo se resolve.

CO2 ainda ando a pesquisar para ver se poupo uns trocos mas provavelmente vou optar por comprar um na aquaristic.net, talvez quando o pessoal se juntar para se fazer umas encomendas a aquaristic.net eu alinhe.

Substrato fertil também não tenho e vou ter que dar ou pedir a alguem que me fique com os meus peixes para poder colocar o substracto fertil e ciclar novamente o aquario...

Alguma sugestão sobre marca/tipo de substracto é que deva usar???

Agora outra duvida que entretanto surgiu é que o aquario que eu tenho têm filtro de decantação ou biobox (será este o nome correcto???) e tenho o termostacto/aquecedor, bomba de agua, e lã de vidro e ceramicas nesse filtro...

Será que esse filtro é o ideal para um plantado???

E não for o ideal que filtro devo comprar.. da Ehein preferencialmente???

CO2 podes fazer em casa. No DIY há várias maneiras. O da aquaristik é uma boa escolha.

Não precisas de dar os peixes nem de ciclar novamente o aqua. Guarda as matérias filtrantes e 30% de água e usa no novo.

O que tu tens é realmente uma biobox ou filtro de decantação. Normalmente nos plantados o filtro, sendo importante, não é fundamental, porque é suposto dar-se mais enfase ás plantas que aos peixes. Se comprares, Eheim 2213, 2215. Fluval tambem agora andam a dizer que estão bons...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:

Boas,

Quanto ao substrato, podes tirar a agua e o areão, colocar o substrato fertil e voltar a colocar o areão por cima. Se aproveitares a agua e o areão sem lavar e uma vez que o filtro já está ciclado não precisas de voltar a ciclar o aquario. Eu fiz isso, foi uma operação que levou +- 4 horas, com nenhuma baixa, só tive que arranjar dois recepientes para guardar 100 L de agua, eu usei daquelas caixas em plastico co tampa, para guardar a roupa, comprei no continente a 5 euros cada.

Publicado:

Boas,

Quanto ao substracto fertil ja estou esclarecido só falta mesmo saber que tipo/marca é que devo usar mas não deve ser dificil, porque vou ler o setup dos magnificos aquas plantados que por aqui andam.

Quanto ao filtro que tenho, vou tentar continuar a usar o que tenho se é satisfatorio optimo sempre aguardo mais um pouco e quando poder compro um externo, entretanto e como a beleza estectica também conta e como vou ter o aqua aberto vou ver se invento uma "tampa" para a caixa do biobox para não se ver as materias filtrantes.

Quanto ao CO2 caseiro sou capaz de usar nos primeiros tempos mas depois o melhor mesmo é comprar um na aquaristik.

Ainda tenho algumas duvidas mas com um pouco de pesquisa penso que isto vai lá.

Obrigado pela ajuda

Publicado:
Boas,

Quanto ao substracto fertil ja estou esclarecido só falta mesmo saber que tipo/marca é que devo usar mas não deve ser dificil, porque vou ler o setup dos magnificos aquas plantados que por aqui andam.

Quanto ao filtro que tenho, vou tentar continuar a usar o que tenho se é satisfatorio optimo sempre aguardo mais um pouco e quando poder compro um externo, entretanto e como a beleza estectica também conta e como vou ter o aqua aberto vou ver se invento uma "tampa" para a caixa do biobox para não se ver as materias filtrantes.

Quanto ao CO2 caseiro sou capaz de usar nos primeiros tempos mas depois o melhor mesmo é comprar um na aquaristik.

Ainda tenho algumas duvidas mas com um pouco de pesquisa penso que isto vai lá.

Obrigado pela ajuda

Quanto à marca do substracto podes sempre optar pelas mais baratas como da PRODAC, mas se utilizares SERA/JBL melhor! eheheh

É sempre bom gastares um pouco de tempo aqui no fórum porque aprendes sempre algo!

COntinua

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!