Pedro Miguel T. Lopes Publicado Julho 24, 2007 Publicado Julho 24, 2007 Olá, tenho um aquario de 250 litros aprox. com 8 discus de vários tamanhos, ultimamente apareceram um bichitos que seram sertamente parazitas intestinais. sei que agora fora do organismos não afectam os peixes, na verdade eles roçam na resistencia e 2 deles estam muito escuros. já utilizei um produto "dactymor"(penso que é assim que se escreve) e nada, os parazitas continuam lá e os peixes escuros. Haverá algum produto caseiro ou outra forma de resolver este problema? Ajudem-me pois tenho lá 2 peixitos que comprei recentemente ao " Discus Wayne" através de um senhor amigo e não queria que morressem. Obrigado. Pedro lopes Pedro Lopes
Pires Publicado: Julho 24, 2007 Publicado: Julho 24, 2007 Flagyl, compras nas farmacias. Se eles comem mistura na comida! Podes fazer ESHA2000, um fraco chega para este aquário. Muda muita água, ajuda muito, 10% de manha, 10% de tarde, todos os dias até eles ficarem melhores. Depois... podes continuar neste ritmo, eles agradecem! Senão muda pelo menos 30% por semana. Acho é que tens muito peixe neste aquário 8 discus em 250 litros, eu não tinha mais de 5.
Joao Machado Publicado: Julho 24, 2007 Publicado: Julho 24, 2007 Boas. Em Vila Real, esse teu amigo chama-se Paulo ou Duarte. Se sim contacta o "BAZO" ou o "duarte36" que te ajudarão "in loco". JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
Luis Dias Publicado: Julho 25, 2007 Publicado: Julho 25, 2007 Viva Pedro, 8 discus em 250ltrs.... o melhor é fazer TPAs diarias, se não vais estar sempre com problemas. Podes começar por subir a temperatura uns 3 ou 4 graus e fazer TPAs de 50% diarias, com agua à mesma temperatura. Passados 5 dias, volta com a temperatura ao normal. Mantem 3 dias. Sobe novamente mais 4 graus por mais 5 dias, depois normaliza, novamente e mantem. TPAs diarias sempre, ou entao aumenta a litragem, ou então reduz os discus.... Cmprts, Luis.Dias
duarte36 Publicado: Julho 25, 2007 Publicado: Julho 25, 2007 Viva Pedro, Como disse e muito bem o João Machado, tens aí no centro de Vila Real o Paulo (BAZO) que é o importador dos Discus Wayne. Porque acho que vais precisar, se a gente deixa andar normalmente corre mal. :-D Agora aproveito este tópico, e como se fala em temperatura, de pôr à consideração do pessoal o seguinte: - toda a gente sabe que elevar a temperatura aumenta o ciclo biológico dos animais. Para parasitas internos ajuda o peixe a libertar e para externos? Para o Ícteo já se sabe mas e os outros... Acompanhem o meu raciocínio: - A temperatura alta favorece o aumento de parasitas e micróbios, o princípio base da higiene é a água fria para limitar a proliferação da bicharada. Então não devia-mos baixar a temperatura para inibir a reprodução dos mesmos ao mesmo tempo que atacamos com medicamentos? - O aumento da temperatura acelera a decomposição da matéria orgânica nos aquários logo o aumento da amônia. - O aumento da temperatura diminui o O2 dissolvido na água, vai enfraquecer o peixe, muito mais nos aquários altos como os dos discus. Venham de lá esses contributos para chegar a uma conclusão Duarte www.discusmaster.com
Luis Dias Publicado: Julho 26, 2007 Publicado: Julho 26, 2007 Viva Duarte, O teu raciocinio é correcto. No entanto, o aumento de temperatura tem como benificio imediato o aumento de metabolismo. O peixe alimenta-se (com sorte mais), logo ganha mais resistencias. O mesmo tempo os parazitas vão morrendo, tanto internos, como externos. (podes sempre colocar um filtro extra para compensar a carga biologica, mas acho que não vale a pena...) Durante estes periodos, as TPAs DEVEM ser disciplinadas. Eu por exemplo, faço gota a gota 24/7, durante mais de um mes.... O drama do O2 pode ser combatido com movimentação extra à superficie da agua... mas por norma as TPAs disciplinadas bastarão. Duarte, acredita que os beneficios são muito superiores ao problemas que indicas. Para alem do uso de medicamentos, ou dá cabo ou do figado ou das escamas, ou das bacterias do filtro... enfim, de uma maneira geral, da agua. Cmprts, Luis.Dias
duarte36 Publicado: Julho 26, 2007 Publicado: Julho 26, 2007 Concordo com quase tudo Luís e também achava, mas normalmente com parasitas externos os discus deixam de comer e aí reside a minha dúvida Se deixar de comer caí por terra tudo aquilo para que serve o aumento da temperatura, se aumentas o metabolismo ainda o colocas mais fraco muito rapidamente Duarte www.discusmaster.com
Joao Machado Publicado: Julho 27, 2007 Publicado: Julho 27, 2007 (editado) Se deixar de comer caí por terra tudo aquilo para que serve o aumento da temperatura, se aumentas o metabolismo ainda o colocas mais fraco muito rapidamente Nã!Nã!!!!! Como a maior parte dos medicamentos não "mata" os ovinhos é MUITO importante acelerar os nascimentos para que a 2ª geração seja também . Claro que mesmo que subissemos a temperatura a 100º....escapavam sempre alguns bichinhos malditos bichinhos. JPM Editado Julho 27, 2007 por Joao Machado "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
duarte36 Publicado: Julho 27, 2007 Publicado: Julho 27, 2007 Nã!Nã!!!!!Como a maior parte dos medicamentos não "mata" os ovinhos é MUITO improtante acelerar os nascimentos para que a 2ª geração seja também . Assim sim bem visto isso dos ovinhos não tinha pensado nisso Duarte www.discusmaster.com
Luis Dias Publicado: Julho 27, 2007 Publicado: Julho 27, 2007 Nã!Nã!!!!!Como a maior parte dos medicamentos não "mata" os ovinhos é MUITO importante acelerar os nascimentos para que a 2ª geração seja também :D . Voilá!
Pedro Miguel T. Lopes Publicado: Agosto 1, 2007 Autor Publicado: Agosto 1, 2007 Obrigados pelas dicas, tenho feito trocas parciais de agua serca de 50% e os peixitos estão muito melhores, já têm a sua cor normal. Os bichitos lá continuam, vou então seguir alguns conselhos de modo a eliminar esses parasitas. Obrigado. Pedro Lopes Pedro Lopes
fabiu_7777 Publicado: Agosto 2, 2007 Publicado: Agosto 2, 2007 actua com SERA Costapur que elimina todos os parasitas que andem a nadar livremente pelo aquario... cmps Fábio Rebelo
netmaniac Publicado: Agosto 2, 2007 Publicado: Agosto 2, 2007 (editado) actua com SERA Costapur que elimina todos os parasitas que andem a nadar livremente pelo aquario... cmps Deixa-me só acrescentar e uma luz ultravioleta a funcionar entre tratamentos , mata muita bicharada (ovos) que lá passar, etc,etc ... , zás , fica limpinho p.s. Pena que não vejo muita gente a recomendar isso visto que os resultados em problemas de bacterias na água e parasitas (e os seus ciclos) resolve isso muito bem , sendo sempre bom repetir o tratamento as vezes que necessárias , alguns são mais dificeis de erradicar , depende do parasita externo ou interno ... mas na água , esses bichinhos , hehe... UV para cima e tá snipado . um abraço, Jose Palma Editado Agosto 2, 2007 por netmaniac
Recommended Posts