Primeira "vez"!


niceboy

Recommended Posts

Boas,

 

Pela primeira vez, ofereceram-me um kit da Aquapor (kit completo + aquario de +/- 60L).

Pois claro que antes tinha demonstrado um grande interesse em arranjar como hobby a aquariofilia. Daí a oferta, que me agradou bastante até, pela qualidade do kit para principiantes.

Em seguida, para uma primeira vez, li o manual que continha da Tetratec e fiquei com duas duvidas...

 

- A primeira duvida foi sobre o "Ciclo de Azoto". Pelo que percebi, tenho que depois de encher o aquario, tratar a agua com um produto tipo AquaSafe e depois manter o mesmo +/- durante 2 semanas sem peixes??!! Apenas com a temperatura regulada para +/- 26º e com o filtro ligado!!!

 

- A segunda foi sobre, se é mesmo necessário o aquário conter plantas verdadeiras ou basta plantas artificiais!!!

 

Obrigado.

Editado por niceboy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Eu faço assim: ponho o substrato fértil e areão por cima, planto, ponho água, deixo o filtro a trabalhar um mês, sendo que a partir da 2ª semana, dia sim dia não coloco um pedacinho de comida pelo filtro dentro, de modo a 'alimentar' as bactérias. Passado esse mês, com o ciclo do azoto praticamente feito, coloco um peixe resistente,por ex. Coridora. Vou colocando peixes dia sim dia não. Quando os peixes estiverem todos, começo a fazer TPA's, durante uma semana - 20% por dia, na outra semana - 20% dia sim, dia não, e a partir daqui 20% semanalmente.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Apesar de não ter tambem muito experiencia ainda, o aconselhavel é deixares o aquario sem peixes cerca de 30 dias, de forma a garantires um bom ciclo, pois isso fará criar as defesas aos peixes que colocares.

 

O filtro, logicamente tem que estar sempre ligado, e a temperatura a rondar normalmente os 26º a 28º.

 

Relativamente às plantas, tudo depende de ti, o que na minha opinião um aquario com plantas naturais é bem melhor, porque além de ficar mais natural, as mesmas produzem oxigenio, levam a uma melhor qualidade da agua e melhor manutenção dos peixes. No entanto deverás saber que tipo de plantas queres colocar, pois algumas são de manutenção dificil.

 

Aconselho-te a leres alguns topicos sobre esta iniciação, onde destaco uma das mais importantes a qualidade da agua, pois sem isso nada feito.

 

Cumpts

Alberto Araújo

Alberto Araújo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

podes começar a pôr comida para os peixes (ou qualquer tipo de matéria biológica) desde o início; e também, compra bactérias líquidas e segue as instruções. Com isso, ao fim de uma semana podes perfeitamente meter um Cory: porque as bactérias líquidas vão-se alojar no filtro, e a comida que lá foste pondo vai-as alimentando. As bactérias reproduzem-se lentamente, mas um peixe não levará a uma carga biológica muito grande. A partir do momento que comeces a ter peixes, aplicam-se três regras de ouro:

 

1. não dês comida de mais

2. não ponhas peixes demais, introduz poucos e muito lentamente (um por semana é uma regra razoável para um aquário pequeno)

3. não dês comida de mais

 

quanto a plantas, as artificiais são, na minha opinião, muito feias, mas todos têm direito ao seu gosto (como diz um amigo meu acerca de eu gostar de heavy metal, gostos não se discutem - deploram-se). Se não queres ter demasiado trabalho com plantas, põe de baixa manutenção/baixa luz: feto de java, musgo de java, valisnérias, anúbias, etc. Vais ver que o aquário fica muito mais bonito, e os peixes também agradecem, porque os detritos gerados pelos peixes são adubo para as plantas, com isso consegues um aquário muito mais ecológico. Não te esqueças de pôr um temporizador nas luzes, de modos a teres umas 8-10 h por dia!

 

boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Obrigado pelas dicas... principalmente sobre as plantas!

Vou então começar com essas dicas e com as plantas de manutenção mais fácil e introduzir peixes de manutenção fácil tambem!

 

E a ver vamos se corre tudo bem!

 

:blush:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.