SilverArrow Publicado Julho 24, 2007 Publicado Julho 24, 2007 Olá. Andei a ler algumas coisas sobre aquários e peixes e decidi construir um aquário personalizado. Para tal agradecia a ajuda de pessoas com mais experiência de forma a que não se cometam erros desnecessários e que podem sair bem caros. O objectivo: Fazer um aquário de água quente robusto, bonito e praticamente livre de manutenção (apenas mudanças de 20% da água de 6 em 6 meses se possivel). Não sei ainda que espécies de peixes o aquário vai levar e acho que vai levar plantas/algas verdadeiras. O projecto: Caixa em vidro de 1000x300x500 (Comp. x Larg. x Alt.) que dá sensivelmente 150L. Caixa exterior em madeira para suportar o aquário e dar um toque mais estético (para "condizer" com a mobilia). A caixa de madeira seria apenas aberta na frente para se ver o aquário e por cima teria uma tampa (em madeira) onde serão fixadas as luzes. Penso que seja preciso colocar uma pelicula para escurecer ligeiramente o vidro da frente, visto que a divisão para onde vai o aquário costuma estar bastante iluminada e segundo sei o aquário não deve apanhar muita luz. Vou colocar uma espécie de torneira pequena na traseira para facilitar a remoção da água durante as manutenções e para não "assustar" os peixes. Uma dúvida que tenho é se a caixa em madeira serve como caixilho e o que são as travessas (ou traves francesas)? Quanto a acessórios não percebo mesmo nada nem encontrei grandes informações on-line. Penso precisar do seguinte: - Filtro externo (por causa do tamanho do aquário) - Aquecedor - Termómetro - Medidor de pH - Lampada flurescente - Temporizador para a lampada - Aditivos para a água Agradecia recomendações para os acessórios (marcas, especificações e o mais importante: preços). Se me puderem indicar sites de lojas com catálogos on-line era excelente. A iluminação pode ser feita com uma lampada de 1m a percorrer o aquário de lado a lado ou com duas mais pequenas montadas transversalmente. O temporizador à partida é daqueles simples de tomada. Outra dúvida é, onde posso comprar vidro a um preço acessivel e qual a espessura que este deve ter (estava a considerar 8 ou 10 mm)? E o silicone? Como sei se é ou não toxico para os peixes e onde posso comprar? (Sou de Palmela e não me importo de deslocar aqui na zona ou em Lisboa) Amanhã devo desenhar o meu aquário de depois logo meto aqui algumas imagens do projecto para perceberem melhor a ideia e darem as vossas preciosas opiniões. Cumps Citar
Vasco Matos Publicado: Julho 24, 2007 Publicado: Julho 24, 2007 (editado) Fazer um aquário de água quente robusto, bonito e praticamente livre de manutenção (apenas mudanças de 20% da água de 6 em 6 meses se possivel). Boas! Não sei como vais fazer isso,ou arranjaste uma solução mirabolante ou então... As mudanças de água têm de ser feitas no maximo de 15 em 15 dias (eu faço semanalmente 20% da água). Limpar o areão é que faço de 6 em 6 meses,pois mesmo as plantas mortas que ficam no fundo servirão de substrato para as outras e isto só mesmo com muitas plantas pode ser feito. Um dia inventarão filtros que removam urina e dejectos,mas por enquanto...temos mesmo de fazer tpa's. Por´´em com a torneira atrás até vai ser mais fácil.Lê muito antes de partires para essa aventura. Editado Julho 24, 2007 por Zogli Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
SilverArrow Publicado: Julho 24, 2007 Autor Publicado: Julho 24, 2007 (editado) Boas! Não sei como vais fazer isso,ou arranjaste uma solução mirabolante ou então... As mudanças de água têm de ser feitas no maximo de 15 em 15 dias (eu faço semanalmente 20% da água). Limpar o areão é que faço de 6 em 6 meses,pois mesmo as plantas mortas que ficam no fundo servirão de substrato para as outras e isto só mesmo com muitas plantas pode ser feito. Um dia inventarão filtros que removam urina e dejectos,mas por enquanto...temos mesmo de fazer tpa's. Por´´em com a torneira atrás até vai ser mais fácil.Lê muito antes de partires para essa aventura. Eu disse isso porque vi pessoas em outros foruns a dizer que há produtos especificos que fazem com que as TPAs se possam fazer muito mais esporadicamente, especialmente se o aquário tiver poucos peixes para o seu tamanho. No entanto sim, o objectivo da torneira é mesmo facilitar muito as TPAs. Basta chegar lá com um garrafão de 20L, encher e depois despejar... Editado Julho 24, 2007 por SilverArrow Citar
Vasco Matos Publicado: Julho 24, 2007 Publicado: Julho 24, 2007 Eu disse isso porque vi pessoas em outros foruns a dizer que há produtos especificos que fazem com que as TPAs se possam fazer muito mais esporadicamente, especialmente se o aquário tiver poucos peixes para o seu tamanho. Teoricamente quanto maior o aquário menos tpa's precisará, ou mais intervaladas podem ser.Mas estamos a falar de aquas com 500L, 1000L,2000L .Um aqua com 10 000L precisa de tpa's de ano a ano. Existe é um produto da Tetra ''Easy Balance'' que é normalmente usado quando vamos de férias por ex. Remove nitratos e naquele mês ou dois de férias,com um alimentador automático podemos estar descansados. Mas é esporadicamente. Normalmente e para uma normal manutenção do aqua, tpa de 20% 15 em 15 dias deve ser feita. Mas o teu projectom é bem giro,quado estiver realizado mete aqui umas fotos para o pessoal ver! Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
SilverArrow Publicado: Julho 24, 2007 Autor Publicado: Julho 24, 2007 Teoricamente quanto maior o aquário menos tpa's precisará, ou mais intervaladas podem ser.Mas estamos a falar de aquas com 500L, 1000L,2000L .Um aqua com 10 000L precisa de tpa's de ano a ano. Existe é um produto da Tetra ''Easy Balance'' que é normalmente usado quando vamos de férias por ex. Remove nitratos e naquele mês ou dois de férias,com um alimentador automático podemos estar descansados. Mas é esporadicamente. Normalmente e para uma normal manutenção do aqua, tpa de 20% 15 em 15 dias deve ser feita. Mas o teu projectom é bem giro,quado estiver realizado mete aqui umas fotos para o pessoal ver! Estou a ver... Assim sendo, venham as TPAs! Agora estou a ver é se descubro em quanto à que esta brincadeira me vai ficar.. Estou à espera do orçamento para o vidro e não encontro lojas on-line com os acessórios. Obrigado pela tua opinião e pelo elogio. Amanhã, ou mais tardar, depois de amanhã, já devo ter uns desenhos 3D do projecto e já deve dar uma boa ideia do resultado final que pretendo. Citar
MakoShark2 Publicado: Julho 24, 2007 Publicado: Julho 24, 2007 Não me vou alongar sobre a importância das TPA's, acho que já percebest a ideia (especialmente para os 150Lt que não são grande volume). - Filtro externo (por causa do tamanho do aquário) -> Basicamente qualquer Eheim, Rena, Fluval que te assegure os 5x150Lt por hora. - Aquecedor -> Jaegger (o melhor), Hydor (este é externo), Rena, Fluval, para 150Lt, 200W chegam e sobram. - Termómetro -> qualquer um serve, de preferência de mercúrio. - Medidor de pH -> esquece, compra uma embalagem de testes e poupa 50€. - Lampada flurescente -> JBL, GLO, depende dos casquilhos e do tipo de peixes que pretendes manter - Temporizador para a lampada -> qualquer um serve. - Aditivos para a água -> acondicionador para água de TPA's, qualquer um de uma boa marca (JBL, Tetra, Seachem, etc...) Traves francesas -> são aquelas traves de vidro que são coladas no topo do aquário e unem as paredes (laterais ou frontais) e reforçam o aquário. é sempre melhor tê-las, dispensá-las depende da dimensão do teu aqua e da espessura do vidro. Depois de tudo composto não te esqueças de ciclar o aquário. Regra de ouro, não tenhas pressas! Boa sorte, e conta com a ajuda do pessoal do forum. Citar Daniel Santos (aka MakoShark2).
Peninha Publicado: Julho 24, 2007 Publicado: Julho 24, 2007 mais uma coisa, com tpas de 6 em 6 meses não tens que te preocupar em escolher entre plantas/algas.... as algas vão ganhar toda a tua preferencia e se assim não for...ganham na mesma... não existem aquarios para se fazer tpas de 6 em 6 meses. se queres um aquario tens que te convencer que terás algo a fazer todos os dias, mais a fazer semanalmente, ainda mais qualquer coisa quinzenalmente e tudo isso e mais uma bela aspiradela de areão de 6 em 6 meses. ou seja... um aquario não é uma televisão que se deixa sempre ligada.... não é algo para olharmos descansadamente e nada ter que fazer.... para isso aconselho-te um valente LCD ou um plasma gigante....e um sofá bem confortavel.... se ainda assim optares por um aquario, lembra-te que vais ter que fazer funcionar em boas condições um pedaço de natureza...e essa nem sequer dorme!! Citar Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
SilverArrow Publicado: Julho 26, 2007 Autor Publicado: Julho 26, 2007 Bem, tal como prometi aqui está uma imagem 3D da minha ideia... Ainda faltam alguns detalhes pois ainda não tive tempo para desenhar tudo. Já agora, alguém me sabe dizer se os peixes e as tartarugas podem viver no mesmo aquário? É que estava a pensar acrescentar, no topo do aquário, uma rampa e uma plataforma com uma "praia" para ter tartarugas. :D Citar
Vasco Matos Publicado: Julho 26, 2007 Publicado: Julho 26, 2007 (editado) Boas! Não aconselho misturares tartas e peixes. As tartas gostam de peixe,estarão sempre atrás dos peixes a tentar caçá-los,logo stress inevitável para os eles. A urina delas também afecta a qualidade da água para os peixes,a água estará sempre suja também com os dejectos. São muitos os contras, quanto a mim. Esse desenho já tem as medidas certas? É que me parece ser um pouco estreito e será dificil para fazer o 'layout'. No meu ultimo aqua, andei à procura bastante tempo de um com uma largura generosa.Fica melhor em termos de vista e para os peixes nem se fala,escusam de Editado Julho 26, 2007 por Zogli Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Pedro Sacadura Publicado: Julho 26, 2007 Publicado: Julho 26, 2007 (editado) Olá. acho o teu aquario um bocado desporporcional...100x30x50... pensa bem nisso antes de o mandares fazer..não achas que é demasiado alto para a largura que tem? podias equilibrar melhor isso... PS: se reparares,grandes aquariofilistas (amano etc) têm aquarios com medidas correctas,ou seja,medidas que dão uma maior dimensão ao aquario,e que nos permite ve-lo de uma forma mais harmoniosa etc,assim,há medidas que foram convencionadas para uma melhor estética e também montagém de layout etc...não é querer fazer publicidade a ninguém mas...se fores ao site do Hélder Cardoso (http://www.naturalaquario.com/default.htm) podes ver que os aquarios têm todos umas medidas muito próprias.Isto é apenas a minha opinião,e o que EU acho estéticamente atractivo! Mas claro,se gostares mais dum aquario com 30cm de largura e 50cm de altura...boa sorte com isso! abraço Editado Julho 26, 2007 por Sacaa Citar Abraço, P.L.U.R. Robert Nesta Marley Tribute 1945-1981 "Money can´t buy skills"
SilverArrow Publicado: Julho 26, 2007 Autor Publicado: Julho 26, 2007 Não vale a pena ligarem muito às dimensões do tópico pois após confirmação reparei que o aqua não cabia no sitio para que estava destinado. As novas dimensões do aquário são 800x300x400. Dava para por maior mas como já disseram, depois fica desproporcional. Quanto às tartarugas pensei que fosse uma ideia gira, para não ser só peixes, mas ainda vou ver se há alguma espécie de tartaruga que dê para meter e que não tenha esses problemas com os peixes. Mas enfim... Isso só deve ser lá para o Natal. Citar
Vasco Matos Publicado: Julho 26, 2007 Publicado: Julho 26, 2007 Olá Silver! Acredita: mais vale fazeres o aqua com estas medidas: 80cmX40cmX40cm Esses 10cm a mais vão fazer toda a diferençana largura.Olha que sei o que digo,depois arrependes-te.A não ser que o espaço esteja pré-determinado em função da mobilia... Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
SilverArrow Publicado: Julho 26, 2007 Autor Publicado: Julho 26, 2007 (editado) 400 já ultrapassa a largura da mobilia, é mesmo impossivel. O aquário só pode aumentar para os lados e para cima. Vou tentar esticar ao máximo para que por fora ele fique com 350/360 (o máximo que o movel pode ter) mas depois descontando o rodapé e o vidro, por dentro ele vai ficar com uns 330 no máximo. Editado Julho 26, 2007 por SilverArrow Citar
Recommended Posts