Luis carrilho Publicado Julho 23, 2007 Publicado Julho 23, 2007 Olá a todos, Estou a planear um plantado e no capitulo da iluminação surgem-me algumas duvidas,talvez por estar mais proximo do universo dos salgados tenho alguma tendencia a gostar da iluminação por HQIs,mas a questão é,no caso de optar por um unico projector HQI para iluminar um plantado,qual acham ser o valor de Kelvins mais apropriado para a lâmpada,6500K?...10000K?...outro valor?... Eu sei que alguns vão responder que deveria usar varias lâmpadas com varios valores,mas a duvida é mesmo no caso de só ser possivel usar uma,qual será o melhor compromisso? Cumps a todos.
Luís Fortunato Publicado: Julho 23, 2007 Publicado: Julho 23, 2007 Olá. Entre 5500 e 10000 K. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Luis carrilho Publicado: Julho 23, 2007 Autor Publicado: Julho 23, 2007 Olá. Entre 5500 e 10000 K. Cumprimentos Luís Fortunato Boas Luis, Depreendo portanto que um valor de 6500K é bastante aceitavel?...e se optar pelos 10000K haverá algum contra?
Luís Fortunato Publicado: Julho 23, 2007 Publicado: Julho 23, 2007 Olá. Não... a única coisa que posso dizer, mas sem o comprovar apoiado em bases teóricas, é que quanto mais alta a temperatura de côr de uma lâmpada, mais rapidamente se degrada o espectro. Ou seja, supostamente, uma lâmpada de 10000 K comparativamente com uma de 6500 K, tem um tempo útil menor. Isto nas mesmas condições de funcionamento, claro está. Agora não sei se essa diferença no tempo de vida útil é significativa... Sem contar que, geralmente, quanto maior a temperatura de côr de uma lâmpada, mais cara é a lâmpada. Com 6500 K ficas perfeitamente servido... se fores mais picuínhas com a côr, eu colocaria a de 10000 K, pois para mim estas lâmpadas não tornam o verde das plantas tão intenso. E as fotografias, regra geral, ficam melhores. Just my 2 cents... Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Just_me Publicado: Julho 24, 2007 Publicado: Julho 24, 2007 6500 ou se conseguires arranjar...8000. 10000 tipicamente teem pouca intensidade nos vermelhos.... tambem há quem goste dos 4200, eu pessoalmente acho que fica melhor ou 6500 ou 8000(em HQI é quase impossivel de arranjar) quer a nivel visual quer a nivel biologico. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Luis carrilho Publicado: Julho 24, 2007 Autor Publicado: Julho 24, 2007 Obrigado Luis,já fiquei com mais umas bases para poder escolher acertadamente.
Luis carrilho Publicado: Julho 24, 2007 Autor Publicado: Julho 24, 2007 (editado) 6500 ou se conseguires arranjar...8000. 10000 tipicamente teem pouca intensidade nos vermelhos.... tambem há quem goste dos 4200, eu pessoalmente acho que fica melhor ou 6500 ou 8000(em HQI é quase impossivel de arranjar) quer a nivel visual quer a nivel biologico. Pois...estive a fazer uma pesquisa rapida e realmente 8000K não é muito comum,de qq modo descobri que a ADA tem precisamente uma HQI 150w de 8000K,mas encontrar isso cá...e o preço... Upsss...fui ver e....em Italia custa...130€!!! #@$:=&$$#é mesmo de fazer Hara-kiri. Editado Julho 24, 2007 por Luis carrilho
Recommended Posts