Recommended Posts

Publicado

Olá a todos,

Estou a planear um plantado e no capitulo da iluminação surgem-me algumas duvidas,talvez por estar mais proximo do universo dos salgados tenho alguma tendencia a gostar da iluminação por HQIs,mas a questão é,no caso de optar por um unico projector HQI para iluminar um plantado,qual acham ser o valor de Kelvins mais apropriado para a lâmpada,6500K?...10000K?...outro valor?...

Eu sei que alguns vão responder que deveria usar varias lâmpadas com varios valores,mas a duvida é mesmo no caso de só ser possivel usar uma,qual será o melhor compromisso?

Cumps a todos.

Publicado:

Olá.

Entre 5500 e 10000 K.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
Olá.

Entre 5500 e 10000 K.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Boas Luis,

Depreendo portanto que um valor de 6500K é bastante aceitavel?...e se optar pelos 10000K haverá algum contra?

Publicado:

Olá.

Não... a única coisa que posso dizer, mas sem o comprovar apoiado em bases teóricas, é que quanto mais alta a temperatura de côr de uma lâmpada, mais rapidamente se degrada o espectro. Ou seja, supostamente, uma lâmpada de 10000 K comparativamente com uma de 6500 K, tem um tempo útil menor. Isto nas mesmas condições de funcionamento, claro está. Agora não sei se essa diferença no tempo de vida útil é significativa...

Sem contar que, geralmente, quanto maior a temperatura de côr de uma lâmpada, mais cara é a lâmpada.

Com 6500 K ficas perfeitamente servido... se fores mais picuínhas com a côr, eu colocaria a de 10000 K, pois para mim estas lâmpadas não tornam o verde das plantas tão intenso. E as fotografias, regra geral, ficam melhores.

Just my 2 cents...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

6500 ou se conseguires arranjar...8000.

10000 tipicamente teem pouca intensidade nos vermelhos.... tambem há quem goste dos 4200, eu pessoalmente acho que fica melhor ou 6500 ou 8000(em HQI é quase impossivel de arranjar) quer a nivel visual quer a nivel biologico.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Obrigado Luis,já fiquei com mais umas bases para poder escolher acertadamente.

Publicado: (editado)
6500 ou se conseguires arranjar...8000.

10000 tipicamente teem pouca intensidade nos vermelhos.... tambem há quem goste dos 4200, eu pessoalmente acho que fica melhor ou 6500 ou 8000(em HQI é quase impossivel de arranjar) quer a nivel visual quer a nivel biologico.

Pois...estive a fazer uma pesquisa rapida e realmente 8000K não é muito comum,de qq modo descobri que a ADA tem precisamente uma HQI 150w de 8000K,mas encontrar isso cá...e o preço... :lol:

Upsss...fui ver e....em Italia custa...130€!!! :lol:#@$:=&$$#é mesmo de fazer Hara-kiri. :arrow:

Editado por Luis carrilho