Marco Teixeira Publicado Julho 23, 2007 Publicado Julho 23, 2007 Boas, Venho aqui relatar a minha experiencia recente, que ainda não acabou, mas parece estar a dar resultados. Dois Serpaes "incharam" e estavam com as escamas levantadas, muito parados com os sintomas da doença que eu identifiquei como sendo hidropsia, já não é o primeiro peixe que me morre devido a essa doença, aquando da primeira montagem do aqua (há cerca de 2 anos) morreram-me um espada macho, o qual na altura não sou identificar a doença, e mais tarde um betta. Desta vez resolvi não baixar os braços e fui pesquisar, após algumas pesquisas sobre causas e consequencias, li que a doença seria provocada por bacterias e provocada por retenção de liquidos, noutro lado li que a cura teria sido alcançada exactamente com um medicamento para a retenção de liquidos administrada oralmente no peixe afectado, li o uso de sal e de flagyl como terapeutica numa fase inicial da doença poderia ter efeitos beneficos, então com os peixes isolados decidi avançar com o cocktail. Um dos peixes já se encontrava num estado avançado da doença e quase que parecia fazer aquelas bolhas tipo camera de ar de pneu. Tratamento: Num aqua com aproximadamente 17 Lt (são 20 brutos) coloquei uma colher de sopa de Sal, um Comprimido de 250mg de flagyl e uma ampola de Lasix (é para administração intravenosa, mas neste caso foi diluida na agua - o principio activo do lasix é furosemida - não sei se é facilmente encontrado para venda sem receita, mas isso é outra historia) Subi a temperatura até perto dos 30º, fiz o acondicionamento muito lento dos peixes ao seu novo ambiente (pois não sabia como iriam reagir aos medicamentos e ao sal) até que por fim foram definitivamente adicionados ao aqua. Neste momento vou preparar mais um cocktail num recipiente com a mesma litragem e as mesmas doses para efectuar uma valente TPA, e estou a fazer isto para que a agua que entre tenha tal e qual a mesma quantidade de sal e de medicamentos para não haver concentrações elevadas. Até ao momento parece que os peixes estão a reagir bem ao cocktail e apresentam sinais de melhoras, desincharam para cerca de metade do volume, embora ainda estejam inchados. vou depois aguardar mais 2 dias e ver o comportamento e reação dos peixes para verificar se será necessário mais um cocktail ou não. Sinseramente, não sei qual deles está a ter a sua influencia, ou se será um pouco de todos, mas se resultar pode ficar aqui uma possivel cura para a hidropsia. vou dando noticias. Abraço. Grupo Entre MargensAquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
netmaniac Publicado: Agosto 6, 2007 Publicado: Agosto 6, 2007 Boas, Venho aqui relatar a minha experiencia recente, que ainda não acabou, mas parece estar a dar resultados. Dois Serpaes "incharam" e estavam com as escamas levantadas, muito parados com os sintomas da doença que eu identifiquei como sendo hidropsia, já não é o primeiro peixe que me morre devido a essa doença, aquando da primeira montagem do aqua (há cerca de 2 anos) morreram-me um espada macho, o qual na altura não sou identificar a doença, e mais tarde um betta. Desta vez resolvi não baixar os braços e fui pesquisar, após algumas pesquisas sobre causas e consequencias, li que a doença seria provocada por bacterias e provocada por retenção de liquidos, noutro lado li que a cura teria sido alcançada exactamente com um medicamento para a retenção de liquidos administrada oralmente no peixe afectado, li o uso de sal e de flagyl como terapeutica numa fase inicial da doença poderia ter efeitos beneficos, então com os peixes isolados decidi avançar com o cocktail. Um dos peixes já se encontrava num estado avançado da doença e quase que parecia fazer aquelas bolhas tipo camera de ar de pneu. Tratamento: Num aqua com aproximadamente 17 Lt (são 20 brutos) coloquei uma colher de sopa de Sal, um Comprimido de 250mg de flagyl e uma ampola de Lasix (é para administração intravenosa, mas neste caso foi diluida na agua - o principio activo do lasix é furosemida - não sei se é facilmente encontrado para venda sem receita, mas isso é outra historia) Subi a temperatura até perto dos 30º, fiz o acondicionamento muito lento dos peixes ao seu novo ambiente (pois não sabia como iriam reagir aos medicamentos e ao sal) até que por fim foram definitivamente adicionados ao aqua. Neste momento vou preparar mais um cocktail num recipiente com a mesma litragem e as mesmas doses para efectuar uma valente TPA, e estou a fazer isto para que a agua que entre tenha tal e qual a mesma quantidade de sal e de medicamentos para não haver concentrações elevadas. Até ao momento parece que os peixes estão a reagir bem ao cocktail e apresentam sinais de melhoras, desincharam para cerca de metade do volume, embora ainda estejam inchados. vou depois aguardar mais 2 dias e ver o comportamento e reação dos peixes para verificar se será necessário mais um cocktail ou não. Sinseramente, não sei qual deles está a ter a sua influencia, ou se será um pouco de todos, mas se resultar pode ficar aqui uma possivel cura para a hidropsia. vou dando noticias. Abraço. Olá boas , e então qual foi o resultado desse tratamento? já agora fiquei curioso por saber , porque eu uso Furanol da JBL , e até agora só um betta ao fim de 3 tratamentos e com meses de intervalo , voltava a doença até que morreu no 3º tratamento e tenho a certeza que era problema do betta , deve ter adquirido resistencia ao tratamento , pela maneira como são criados na ásia e enfim. Decidi não comprar mais bettas em lojas , ponto final na hidropsia , seja como for , já tive umas zebras assim , mas reagiram bem ao Furanol e ainda lá andam , ate foram pais de umas centenas de Zebras , que acidentalmente a desova ocorreu durante o tratamento, fica aqui o relato por ser caricato. um abraço. Jose Palma
Marco Teixeira Publicado: Agosto 6, 2007 Autor Publicado: Agosto 6, 2007 Olá boas , e então qual foi o resultado desse tratamento? já agora fiquei curioso por saber , porque eu uso Furanol da JBL , e até agora só um betta ao fim de 3 tratamentos e com meses de intervalo , voltava a doença até que morreu no 3º tratamento e tenho a certeza que era problema do betta , deve ter adquirido resistencia ao tratamento , pela maneira como são criados na ásia e enfim. Decidi não comprar mais bettas em lojas , ponto final na hidropsia , seja como for , já tive umas zebras assim , mas reagiram bem ao Furanol e ainda lá andam , ate foram pais de umas centenas de Zebras , que acidentalmente a desova ocorreu durante o tratamento, fica aqui o relato por ser caricato. um abraço. Jose Palma O tratamento resultou, O que fiz foi, num balde de 15 Lt, preparei novo coctail com as mesmas doses acima descritas e fiz uma TPA de 50%, guardei os outros 50% e passado 2 dias fiz outra TPA com o restante do cocktail. Depois, passados 3 dias, começei com TPA's com agua do aqua comunitario e a reduzir a temp. gradualmente até atingir os mesmo parametros do comunitario, neste momento ainda estão em quarentena pq me apareceu um deles com o olho saliente, não sei se alguma coisa a ver com a descida de pH, mas neste momento os que sofriam de hidropsia estão aparentemente curados. Grupo Entre MargensAquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
joao costa Publicado: Agosto 6, 2007 Publicado: Agosto 6, 2007 um tratamento eficaz contra a hidropisia é o Backtopur da Sera Obrigado Joao Costa
bolt Publicado: Novembro 16, 2007 Publicado: Novembro 16, 2007 Mais eficaz k o Sera Backtopur é o Sera backtopur direct.
gabrielgg Publicado: Novembro 17, 2007 Publicado: Novembro 17, 2007 yep é isso mesmo, baktopur direct com eles!
winterburn Publicado: Novembro 24, 2007 Publicado: Novembro 24, 2007 yep é isso mesmo, baktopur direct com eles! Só uma chamada de atenção em relação ao baktopur direct, que é tão eficaz que dá cabo também das bactérias uteis à transformação da amonia em nitritos e nitritos em nitratos. Ou seja, utilizando isso o aquário entra novamente após o tratamento em ciclo. Com o baktopur (normal) isso já não acontece, se usado nas doses recomendadas na bula. Abraço Nuno Monteiro Os meus aquários: Amazonic Marriage Tropical Winter
mark_ds Publicado: Novembro 24, 2007 Publicado: Novembro 24, 2007 (editado) a hidropsia e uma doença com uma cura muito dificil. ainda nao existe nenhum tratamente totalmente eficaz contra a Aeromonas Punctatos. mas acho que o verdadeiro problema é haver pouca pesquisa cientifica sobre aquariofilia winterburn, se ele usar um aqua hospital, ja nao ha esse prob cumps Editado Novembro 24, 2007 por mark_ds Assinatura editada pois ia contra as regras.PC
winterburn Publicado: Novembro 25, 2007 Publicado: Novembro 25, 2007 winterburn, se ele usar um aqua hospital, ja nao ha esse probcumps Subscrevo inteiramente Nuno Monteiro Os meus aquários: Amazonic Marriage Tropical Winter
Lost Publicado: Outubro 13, 2008 Publicado: Outubro 13, 2008 eu lembro me de ver num site que esta doença podia ser genetica, a minha pergunta é: se é gentica ao curarmos ela nao vai aparecer de novo? digo isto pois ofereceram me uns peixes tem tempos (criaçao propria) e so esses meninos e que me foram morrendo ate ao dia de hoje!! fico a aguardar. cump
João Faria Publicado: Outubro 14, 2008 Publicado: Outubro 14, 2008 (editado) eu lembro me de ver num site que esta doença podia ser genetica, a minha pergunta é: se é gentica ao curarmos ela nao vai aparecer de novo? digo isto pois ofereceram me uns peixes tem tempos (criaçao propria) e so esses meninos e que me foram morrendo ate ao dia de hoje!!fico a aguardar. cump Boas, É um conceito completamente novo para mim. O que sei da hidropsia está resumido aqui e não há menção nenhuma a predisposição genética ou mesmo gene(s) defeituoso(s). Cumps. Editado Outubro 14, 2008 por Tilapia Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Lost Publicado: Outubro 14, 2008 Publicado: Outubro 14, 2008 pergunto pois tive umas platys que morrem! na altura pensava que estavam gravidas mas rapido acabei por me aperceber qe estava errado! agora tenho outras a inchar, estranho que e so platys. vou coloca-las hoje a noite num aquario hospital com bicarbonato de sodio!! sera que vai ajudar? tambem vou reduzir muito a alimentaçao! o que é estranho e que as que morreram nunca ficaram com as escamas levantadas! estavam normais ate comecarem a inchar e por fim a nadar de lado!!! o sofrimento e tanto que ate me custa ver!!!
Lost Publicado: Outubro 14, 2008 Publicado: Outubro 14, 2008 é possivel ter Hidropsia mas sem ter as escamas levantadas?
João Faria Publicado: Outubro 14, 2008 Publicado: Outubro 14, 2008 é possivel ter Hidropsia mas sem ter as escamas levantadas? Boas, Penso que sim. A hidropsia é retenção de líquidos dentro do organismo. Se não inchar muito, as escamas podem não chegar a levantar... acho eu. Cumps. Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Lost Publicado: Outubro 14, 2008 Publicado: Outubro 14, 2008 deixo aqui a fotos de uma guppy, nao consigo perceber se ta gravida ou nao!!! ela ja esta assim inchada a muito tempo e nao passa disso! mas como tem a manha grande negra fico com a certeza que ta gravida. deem me a vossa opniao. peço desculpa pelas fotos desfocadas mas a menina nao parava quieta!!! ;
kardo Publicado: Outubro 14, 2008 Publicado: Outubro 14, 2008 Estás gravida e não deve faltar muito para ter os filhotes, dizes que já está assim á muito tempo... quanto +\-? a que temperaturas esta a guppy? aconselho temp de 28-29ºc para acelerar um nascimento. e alimentação em pequenas quantidades 3 vezes ao dia. cmg resulta! Abraços, Ricardo.APA - AMIGOS DE PORTUGAL DOS ANABANTÍDEOSWEB SITE EM: Ver AquiHUNF !! (Marrões!!)
Kiko Pericles Publicado: Junho 18, 2009 Publicado: Junho 18, 2009 Saudações!! Tenho um Moly "bola" macho que durante a minha ultima viagem apareceu com o ventre inchado...escamas eriçadas... tratei com sal grosso em banhos de 30min...e notei que ouve melhoras... está como antes ...devo então aplicar o Sera Baktopur direct nos banhos ? Abraços!
Recommended Posts