Recommended Posts

Publicado:

Podes arranjar um aquario de ciclideos africanos, podes usar para lavar a loiça, para o autoclismo, etc, ou entao el cano de esgoto.. Nao ha muito por onde optar. Um abraço

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

Olá.

Porquê ciclídeos africanos?

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado: (editado)
Olá.

Porquê ciclídeos africanos?

Cumprimentos

Luís Fortunato

sim, porque ciclidios africanos?? não posso usar para o aquario comunitario ou assim?

Já agora. Alguem sabe qual é a quantidade de água de osmose que se usa no aquario, e nas TPAs?? Tipo 20% osmose 80% agua del cano....

abraço

Editado por AntraX
Publicado:

Têm razao, tudo depende do ph , kh e gh da agua da torneira, mas se esta tiver um ph elevado na ordem dos 8 um kh entre 8 e 12 e um gh elevado, assim daria para c.a. , se no teu caso tiveres um ph 7.5 e kh 6 a 8 e gh 6 a 12 darà para um comunitario. Sorry o mau entendido. Eu uso mistura de osmose com torneira, num tanque de 50 lt uso 33,6lt de agua da torneira com 16,4 lt de agua de osmose, tendo a agua de torneira um ph de 7.5 kh 6 e gh 6 e a agua de osmose um ph de 6 kh 0 gh 1 , 2/3 de agua da torneira e 1/3 de osmose. um abraçao

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

Boas.

João a minha pergunta foi mesmo de propósito... :lol:

Eu perguntei-o, porque a osmose não separa os nutrientes para um lado, e a água mais mole para o outro. Se comparares o GH e TDS à entrada (torneira) e saída do esgoto da osmose, a diferença não será tão grande. A maior parte, senão quase tudo que é removido pela osmose é retida nos filtros desta, e não libertada no esgoto.

Por isso, a água que sai no esgoto da osmose (desperdício) não há-de ser tão diferente da água de entrada (torneira). E se essa água fôr o suficientemente macia para ser usada em aquários que não de criação, pode muito bem ser aproveitada.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Um dos factores que mais vai influenciaro racio de aproveitamento da agua, é a sua pressão na linha de entrada. Se arranjares um motor, vais desperdiçar muito menos agua.

Eu tenho uma osmose de 380 lts/h, nova (tem cerca de 1 mês, a fazer entre 20 a 40 litros dia). Tem 3 estágios, sendo o 3º a membrana. Preparo a agua no quintal, e como moro numa vivenda, não tenho problemas de pressão de água, que são comuns aos apartamentos....

Os valores medidos são 144 ppm's à entrada e 11/12ppm's à saída...

Até aqui tudo bem. O estranho da coisa é que eu tenho um racio que não chega a 1:2!!...

Sempre pensei que fosse maior, tanto mais que, pese embora a pressão da linha seja boa, não tenho motor....

Abraço

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Publicado:

Bem obrigado. Eu fiquei preocupado com o desperdicio, não só por causa da conta da água, mas principalmente por causa do ambiente!

abraços

Publicado:
Bem obrigado. Eu fiquei preocupado com o desperdicio, não só por causa da conta da água, mas principalmente por causa do ambiente!

abraços

5 estrelas ;);)bangbowdown bowdown bowdown bowdown bowdown bowdown bowdown bowdown

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:
Eu perguntei-o, porque a osmose não separa os nutrientes para um lado, e a água mais mole para o outro. Se comparares o GH e TDS à entrada (torneira) e saída do esgoto da osmose, a diferença não será tão grande. A maior parte, senão quase tudo que é removido pela osmose é retida nos filtros desta, e não libertada no esgoto.

ERRADO! ;) ....nunca mais bebo uma imperial à conta dele ;)

Os pré-filtros da osmose servem de protecção à membrana (cara).

Servem para reter impurezas e NEUTRALIZAR o cloro que danifica a membrana.

A membrana em si é feita num material (ploriuretano ou polipropileno ou um nome feio qualquer), que a uma dada pressão/temperatura, etc., deixa passar as moléculas de àgua e retém outras moléculas maiores (aqui posso estar a meter a pata na poça) que saem juntamente com a àgua de "esgoto".

Ou seja.... da "mixordia" que entra ela elimina 90 a 95% de muita coisa aproveitando pouco mais que H2O (esta eu sei).

....Ora admitindo que o ratio de aproveitamento é de 1 para 5, 20%, logo o aumento de mineralização do esgoto crescerá aprox. 20%.

Se à entrada entra àgua com 450 ms sai, no esgoto, com 540 APROXIMADAMENTE.

Voilà.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

ERRADO! ;) ....nunca mais bebo uma imperial à conta dele bang

Os pré-filtros da osmose servem de protecção à membrana (cara).

Servem para reter impurezas e NEUTRALIZAR o cloro que danifica a membrana.

A membrana em si é feita num material (ploriuretano ou polipropileno ou um nome feio qualquer), que a uma dada pressão/temperatura, etc., deixa passar as moléculas de àgua e retém outras moléculas maiores (aqui posso estar a meter a pata na poça) que saem juntamente com a àgua de "esgoto".

Ou seja.... da "mixordia" que entra ela elimina 90 a 95% de muita coisa aproveitando pouco mais que H2O (esta eu sei).

....Ora admitindo que o ratio de aproveitamento é de 1 para 5, 20%, logo o aumento de mineralização do esgoto crescerá aprox. 20%.

Se à entrada entra àgua com 450 ms sai, no esgoto, com 540 APROXIMADAMENTE.

Voilà.

JPM

;) . Quem sabe sabe! Hmm..eu vou comprar um equipamento da JBL usado (osmose 120), achas que faço mal?. Tou a perguntar, porque não sei o tempo de vida dessa membrana (quanto tempo dura +|-??) .. e como disseste que era cara.

Já agora, num aquario de 60L para criação de ramirezis, quanto em quanto tempo é que achas que devo fazer os TPAs, e que percentagem de agua de osmose deverei usar.

obrigadao pela ajuda!! sem voces tava lixado.

abraços

Editado por AntraX
Publicado:

Boas.

Eu não compraria uma Osmose usada.

Diáriamente seria bom....a quantidade de osmose depende do pretendido.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Boas.

Eu não compraria uma Osmose usada.

Diáriamente seria bom....a quantidade de osmose depende do pretendido.

JPM

Boas,

pois, mas eu só comprei porque foi por 1/4 do preço e porque ainda só foi tirada 40l de água naquela osmose. A "quantidade de osmose " depende do pretendido "?? é para criação de ramirezis. Metade água de osmose e outra metade da torneira é uma boa receita , ou sabes uma melhor? ^^

abraço e mt obrigado

Editado por AntraX
Publicado:
é para criação de ramirezis. Metade água de osmose e outra metade da torneira é uma boa receita , ou sabes uma melhor?

abraço e mt obrigado

Depende do Kh, Gh e Ph que te sai da torneira.

Pretende-se àgua "mole".

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:
Depende do Kh, Gh e Ph que te sai da torneira.

Pretende-se àgua "mole".

JPM

hmm. O ph sai a 7.5 +|-, a dureza acho que é altinha (tenho k comprar o teste :S:S:S) e a GH n sei (tb tenho k comprar o teste).

Bem dps digo alguma coisa.

abraço

Boas.

Uma explicaçãozita......

Só devemos comprar uma osmose se precisamos de corrigir, para baixo, a àgua da torneira.

Se não sabes os valores.... :wink:

JPM

Editado por Joao Machado

"A Àgua continua Viva!"

Boas.

Uma explicaçãozita......

Só devemos de comprar uma osmose se precisamos de corrigir, para baixo, a àgua da torneira.

Se não sabes os valores.... bigsmile

JPM

Sim eu preciso de corrigir a água da torneira...isso tenho a certeza! Pois em relação aos testes...so sei mesmo o do PH :/. Agora é comprar os testes, corrigir a água e esperar que façam nova postura e que o macho os fertelize :wink:

Editado por AntraX
Publicado:

pois mas mais importante do que o ph é o kh e gh, pois são estes elementos que te dizem se a água é macia ou nao

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!