arty77 Publicado Julho 23, 2007 Publicado Julho 23, 2007 Boas, Esterilizador UV e Medidor/Controlador pH, quais recomendam? É para um aquário de 200 litros porém gostaria que desse um dia para aplicar a um aquário maior até tipo 400 ou 600 litros. UVs vi uns da JBL relativamente acessíveis, desde 5W. Para aplicar na saída de um filtro externo com cerca de 700 l/hora dá? Ou será melhor aplicar uma bomba de água dedicada ao UV? Em termos de medidores com controlo pH estou em dúvida entre Milwalkee e American Marine Pinpoint. Recomendam? Citar Abraços, Artur Fonseca - Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396
nunoni Publicado: Julho 23, 2007 Publicado: Julho 23, 2007 vê http://www.aquaristikshop.com/download/pdf/JBL_UV_GB.pdf para 200l precisas do de 11W se for para matar a bicheza má, se for para manter a água cristalina o de 5W chega. Para 600l já precisas de uma coisa mais potente. Os 700 l/h é um pouco demasiado, mais vale ligar a uma bomba com uns 100 ou 200 l/h, dependendo do modelo UV que quiseres... o sítio mais barato que eu conheço onde compras isto é na ebay alemã, numa das lojas ebay (ou seja, novo com garantia), o de 9W custa 49+10 de portes. E os portes não aumentam se comprares mais coisas junto. Numa encomenda de 100 euros, poupa-se outro tanto relativamente aos preços daqui (em novo claro, em segunda mão no oferta arranjas em boa conta) Citar verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
Jorge Bernardo Publicado: Julho 23, 2007 Publicado: Julho 23, 2007 Boas, Esterilizador UV e Medidor/Controlador pH, quais recomendam? É para um aquário de 200 litros porém gostaria que desse um dia para aplicar a um aquário maior até tipo 400 ou 600 litros. UVs vi uns da JBL relativamente acessíveis, desde 5W. Para aplicar na saída de um filtro externo com cerca de 700 l/hora dá? Ou será melhor aplicar uma bomba de água dedicada ao UV? Em termos de medidores com controlo pH estou em dúvida entre Milwalkee e American Marine Pinpoint. Recomendam? Sò te vou recomendar o esterilizador de UV porque sei que são versáteis. UV Quanto ao medidor\controlador de PH só te controla o PH se estiver ligado a um sistema de CO2. Cumprimentos Citar
joao costa Publicado: Julho 23, 2007 Publicado: Julho 23, 2007 Vai ao site www.seahorseshop.com , os preços são muito acessiveis, e têm esse material todo que procuras....... Citar Obrigado Joao Costa
Peninha Publicado: Julho 23, 2007 Publicado: Julho 23, 2007 queres ficar com UV para o que der e vier? então vê a JBL 36W na www.aquaristic.net que te custa menos que a de 18W em Portugal. http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/7c1...l%20UV-C%2036W/ eu comprei uma à 2 semanas atras e estou super satisfeito com ela...já tinha algumas a trabalhar mas esta zapa algas e bicheza como nenhuma outra. e dependendo do que pretendes da uv assim podes usar o caudal de saida do filtro ou uma bomba exclusivamente para a uv...ou seja...se queres acabar com algas e ter agua super clara...podes usar a uv a saida do filtro...se queres para alem disso tambem proteger os peixes destruindo virus, bacterias patogenicas, e protozoarios, então tens que usar um caudal mais lento... entre 150 l/h e 300 l/h max. e para isso é preciso uma bomba de pequeno caudal. é assim q eu uso as minhas UVs, e associado a elas porque estão com baixo caudal normalmente ponho um tubo com resinas ou carvão. eu uso destes http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/7c1...arbolitreactor/ que podem usar carvão mas tambem outras filtrantes quimicas. e como eu costumo dizer....a agua q sai das minhas tpas faz concorrencia à Vitalis e à Fastio. Citar Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
pjdm1 Publicado: Julho 31, 2007 Publicado: Julho 31, 2007 (editado) Boas, Bem pessoal a única vez que utilizei um filtro uv, a ideia era acabar com as algas, foi um autentico fracasso pois imaginem que assim que coloquei o uv as algas em vez de diminuir aumentaram de tal maneira que lixaram as plantas todas. Por isso pensa bem qual o motivo de colocares um uv pois é caro e nem sempre faz o que mais querias que fizesse. O meu até esta á venda aqui no forum. Fica bem Paulo Editado Julho 31, 2007 por pjdm1 Citar
Luis saleiro Publicado: Julho 31, 2007 Publicado: Julho 31, 2007 Épa, eu estava a equacionar em comprar tambem um UV para acabar com as algas, mas assim deixo-me estar quieto até ter a certeza de que não faz mal á plantas e que me acaba com as algas. Há aí mais alguem que possa dizer algo, para não postar um tópico novo? Citar
nmota Publicado: Julho 31, 2007 Publicado: Julho 31, 2007 É a primeira vez que ouço dizer que a utilização de UV aumentou o crescimento de algas. Não estou a falar por experiência própria porque ainda não montei o meu. Já o adquiri mas ainda não o utilizei. Uma das regras a ter em consideração com o UV é utilizá-lo com uma bomba ou filtro de caudal muito reduzido. No meu caso, que tenho um UV de 5W para um aquário de 150 lts, vou ligá-lo a um filtro que vai fazer entre 100 a 150 l/h. Se o caudal for superior ao recomendado, a água passa muito rapidamente pela lâmpada e não chega a "queimar" as bactérias. Nuno Mota Citar Nuno Mota
Peninha Publicado: Julho 31, 2007 Publicado: Julho 31, 2007 Boas, Bem pessoal a única vez que utilizei um filtro uv, a ideia era acabar com as algas, foi um autentico fracasso pois imaginem que assim que coloquei o uv as algas em vez de diminuir aumentaram de tal maneira que lixaram as plantas todas. Por isso pensa bem qual o motivo de colocares um uv pois é caro e nem sempre faz o que mais querias que fizesse. O meu até esta á venda aqui no forum. Fica bem Paulo tens a certeza que usaste uma UVC ? e tens a certeza que a lampada não tinha mais de 2 ou 3 anos de uso? é que isso que disseste só acontece por 2 razões...ou é um DYI e alguem usou uma lampada de uvas ou uvbs que só servem para bronzear mas não matam coisa nenhuma..ou então uma lampada tem que ter uma utilização superior a 3 anos a trabalhar consecutivamente para ter perdido tanta potencia que não mate nada... de outra maneira nunca te falharia. por favor...e refiro-me a quem já leu bastantes topicos sobre UVs, deixem-se de mitos e historias e percebam de uma vez que uma UV só consegue trazer vantagens para os aquarios. não dá é (camarada Arty77 !!!) para fazer correr 700 l/h numa 8W durante 5 horas e querer ler o jornal do outro lado do aquario. Arty77 deixa essa UV que compraste a trabalhar 24/24h ligada a uma bomba q te faça 150l/h e como acho que já te disse em pelo menos umas 3 ou 4 ocasiões nestes ultimos dias...limpas essa sopita verde q tens no aquario de uma vez por todas.... ok? Citar Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
Peninha Publicado: Julho 31, 2007 Publicado: Julho 31, 2007 colega PJDM1, acabei de ir ver o anuncio de venda da UV... se aquela UV veio nova para as tuas mãos, então desculpa lá mas algo teve que ser muito mal utilizado.... porque aquela 11W devidamente instalada e utilizada, limpava as algas flutuantes até de um lago com 10.000 Litros de agua e exposto à luz do sol...quanto mais as algas de uma qualquer aquario.... não devias vende-la antes de perceberes como se usa... porque por acaso aquela até é das boas.... não é chinamarquesa. Citar Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
Luis saleiro Publicado: Julho 31, 2007 Publicado: Julho 31, 2007 E há alguma desvantagem para aquas plantados? Do tipo de retirar alguns nutrientes necessários ás plantas... Ou algo assim. Citar
Peninha Publicado: Julho 31, 2007 Publicado: Julho 31, 2007 E há alguma desvantagem para aquas plantados? Do tipo de retirar alguns nutrientes necessários ás plantas... Ou algo assim. não no dia a dia, apenas se deve desligar por umas horas na altura de fazer adubações liquidas ou tratamentos a peixes (uns dias no caso de medicações)...assim como o carvão...de resto pode estar sempre a bombar...que é assim que se matam as algas ,bacterias,virus e protozoarios indesejaveis. Citar Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
Luis saleiro Publicado: Julho 31, 2007 Publicado: Julho 31, 2007 Peço imensa desculpas ao autor do tópico por esta intromissão, mas eu tenho muitas dúvidas e já vi que aqui posso esclarece-las, então queria aproveitar. Quem sabe até se as minhas duvidas também podem ser as de outros. Então é assim: Eu tenho montes de algas a aparecer do tipo teias de aranha, que tenho vindo a retirar com muita paciencia, e uma escova dos dentes. Mas há uns tempos que elas se agarraram aos musgos, e aí eu não posso fazer nada, senão arranco o musgo dos troncos. Então foi aí que vi este tipo de solução. Há por aí alguém que já tenha tido este tipo de algas e o tenha solucionado com um UV? E para os meus 120 litros e um jbl 500, o que aconselham? Citar
pjdm1 Publicado: Agosto 1, 2007 Publicado: Agosto 1, 2007 colega PJDM1, acabei de ir ver o anuncio de venda da UV... se aquela UV veio nova para as tuas mãos, então desculpa lá mas algo teve que ser muito mal utilizado.... porque aquela 11W devidamente instalada e utilizada, limpava as algas flutuantes até de um lago com 10.000 Litros de agua e exposto à luz do sol...quanto mais as algas de uma qualquer aquario.... não devias vende-la antes de perceberes como se usa... porque por acaso aquela até é das boas.... não é chinamarquesa. Boas Peninha, Sim o filtro é novinho em folha e estive a utilizar conectado a um Eheim 2213 nos primeiros dias 24 sobre 24h, se calhar foi o meu erro e digo-te que estava com problemas e passados 3 dias as plantas, tipo Limophila sessiiflora já nem se viam tal eram as filamentosas que cresceram entretanto. Tenho noção que puderei ter utilizado indevidamente este uv mas que não fez o que estava á espera ai isso não fez muito pelo contrario. Se me puderes ajudar de como devo utilizar correctamente o uv agradecia. Cumprimentos Paulo Citar
Peninha Publicado: Agosto 1, 2007 Publicado: Agosto 1, 2007 Boas Peninha, Sim o filtro é novinho em folha e estive a utilizar conectado a um Eheim 2213 nos primeiros dias 24 sobre 24h, se calhar foi o meu erro e digo-te que estava com problemas e passados 3 dias as plantas, tipo Limophila sessiiflora já nem se viam tal eram as filamentosas que cresceram entretanto. Tenho noção que puderei ter utilizado indevidamente este uv mas que não fez o que estava á espera ai isso não fez muito pelo contrario. Se me puderes ajudar de como devo utilizar correctamente o uv agradecia. Cumprimentos Paulo o que esteve mal foi o excesso de fluxo. arranja uma pequena bomba de 150 a 300 l/h e liga-a a essa UV e poe-na a trabalhar directamente no aqua..e vais ver em quantas horas destrois as algas flutuantes do aquario...para as filamentosas tens que fazer um tratamento anti algas para matar as q estão agarradas porque essas nao vão passar na UV e depois arranca-las das plantas com cuidado à mão. depois disto feito ligas outra vez a UV e não desligues mais... entretanto é obvio q terás q ir controlando os valores de nitratos e principalmente fosfatos . Citar Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
pjdm1 Publicado: Agosto 1, 2007 Publicado: Agosto 1, 2007 o que esteve mal foi o excesso de fluxo. arranja uma pequena bomba de 150 a 300 l/h e liga-a a essa UV e poe-na a trabalhar directamente no aqua..e vais ver em quantas horas destrois as algas flutuantes do aquario...para as filamentosas tens que fazer um tratamento anti algas para matar as q estão agarradas porque essas nao vão passar na UV e depois arranca-las das plantas com cuidado à mão. depois disto feito ligas outra vez a UV e não desligues mais... entretanto é obvio q terás q ir controlando os valores de nitratos e principalmente fosfatos . Obrigado pelas dicas vou experimentar isto pois tenho uma bomba de fraca potencia, daquelas que dá para colocar dentro do aqua. Como não tenho plantas, as flamentozas estão é nos troncos e pedras, vou tirar os mesmos e raspar tudo. Mais uma vez obrigado Paulo Citar
arty77 Publicado: Agosto 1, 2007 Autor Publicado: Agosto 1, 2007 ... não dá é (camarada Arty77 !!!) para fazer correr 700 l/h numa 8W durante 5 horas e querer ler o jornal do outro lado do aquario. Arty77 deixa essa UV que compraste a trabalhar 24/24h ligada a uma bomba q te faça 150l/h e como acho que já te disse em pelo menos umas 3 ou 4 ocasiões nestes ultimos dias...limpas essa sopita verde q tens no aquario de uma vez por todas.... ok? na realidade o esterilizador esteve sempre ligado a uma bomba de 150/300 l/h... o tempo em que esteve activa é que realmente foi entre 5 a 8 horas por dia... vou experimentar então deixá-la ligada 24/24 Citar Abraços, Artur Fonseca - Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396
Peninha Publicado: Agosto 3, 2007 Publicado: Agosto 3, 2007 com essa potencia não tens sequer de ter medo da conta da EDP. portanto força e põe fotos...ainda queria ganhar o concurso dos algarios eheheheh ajudar a concorrencia a desfazer-se das algas é uma bela estratégia. Citar Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
arty77 Publicado: Agosto 5, 2007 Autor Publicado: Agosto 5, 2007 Umas fotos sobre a evolução do combate às algas verdes flutuantes 29 Julho 2007 O Aqua está completamente verde e tem uma neblina do caraças: 01 Agosto 2007 Lembrei-me de recolocar o filtro de carvão e notou-se alguma melhoria: 03 Agosto 2007 24 horas de UVC e o aqua ficou óptimo, algas foram resolvidas e a água está óptima 04 Agosto 2007 Após 48 horas de UVC. A água continua óptima, está praticamente cristalina, aqui as fotos não fazem jus, ao vivo é impressionante, está mesmo lindo o aquário agora (em termos de água claro, pq tenho de fazer uma remodelação geral nas plantas).: Fiquei rendido ao UVC Citar Abraços, Artur Fonseca - Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396
vewinhah Publicado: Agosto 6, 2007 Publicado: Agosto 6, 2007 Pessoal, aproveito também este tópico para fazer uma perguntinha.. comprei agora um esterilizador UV e não sei se ei de o utilizar à saída do filtro ou numa bomba de água.. Se o colocar no filtro há hipóteses de também acabar com parasitas e companhias, se regular para um caudal mais fraco? (o meu filtro é um filtro externo tetratec EX600) Queria acabar com algas, que insistem em habitar nas tubagens e vidros! Mas por outro lado queria prevenir doenças dos peixes! Aguardo Conselhos! PS- O esterilizador é de 5W, o meu aqua é de 70L Citar
arty77 Publicado: Agosto 7, 2007 Autor Publicado: Agosto 7, 2007 Boas vewinhah, Esse filtro tem um fluxo de aproximadamente 600 litros/hora. O ideal para um UVC é um que fique entre 150 ou 300 litros/hora no máximo. No meu caso comprei um Eheim Compact 300, que é uma bomba submersível para aquário que permite esse fluxo mais reduzido. Depois basta um cabo de 12/16mm para ligar da bomba ao esterilizador e outro cabo para ligar a saída do esterelizador novamente para o áqua. Testa bem se está tudo montado ok depois deixa o esterelizador a funcionar durante 24 a 48 horas non-stop e verás o resultado magnífico. Pessoal, aproveito também este tópico para fazer uma perguntinha.. comprei agora um esterilizador UV e não sei se ei de o utilizar à saída do filtro ou numa bomba de água.. Se o colocar no filtro há hipóteses de também acabar com parasitas e companhias, se regular para um caudal mais fraco? (o meu filtro é um filtro externo tetratec EX600) Queria acabar com algas, que insistem em habitar nas tubagens e vidros! Mas por outro lado queria prevenir doenças dos peixes! Aguardo Conselhos! PS- O esterilizador é de 5W, o meu aqua é de 70L Citar Abraços, Artur Fonseca - Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396
vewinhah Publicado: Agosto 7, 2007 Publicado: Agosto 7, 2007 Boas vewinhah, Esse filtro tem um fluxo de aproximadamente 600 litros/hora. O ideal para um UVC é um que fique entre 150 ou 300 litros/hora no máximo. No meu caso comprei um Eheim Compact 300, que é uma bomba submersível para aquário que permite esse fluxo mais reduzido. Depois basta um cabo de 12/16mm para ligar da bomba ao esterilizador e outro cabo para ligar a saída do esterelizador novamente para o áqua. Testa bem se está tudo montado ok depois deixa o esterelizador a funcionar durante 24 a 48 horas non-stop e verás o resultado magnífico. Ok vou fazer isso mesmo! Essa bomba eheim é muito cara? Então quer dizer que não vale a pena ligar o esterilizador ao filtro.. se eu utilizar então a tal bomba de água acaba por fazer o mesmo efeito certo? Acabar com algas, parasitas, e ter água cristalina! Citar
Peninha Publicado: Agosto 7, 2007 Publicado: Agosto 7, 2007 Umas fotos sobre a evolução do combate às algas verdes flutuantes29 Julho 2007 O Aqua está completamente verde e tem uma neblina do caraças: 01 Agosto 2007 Lembrei-me de recolocar o filtro de carvão e notou-se alguma melhoria: 03 Agosto 2007 24 horas de UVC e o aqua ficou óptimo, algas foram resolvidas e a água está óptima 04 Agosto 2007 Após 48 horas de UVC. A água continua óptima, está praticamente cristalina, aqui as fotos não fazem jus, ao vivo é impressionante, está mesmo lindo o aquário agora (em termos de água claro, pq tenho de fazer uma remodelação geral nas plantas).: Fiquei rendido ao UVC :D eheheh então desculpa lá eu ter insistido... mas como viste, bem usada uma UV é potente... Citar Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
arty77 Publicado: Agosto 7, 2007 Autor Publicado: Agosto 7, 2007 Ok vou fazer isso mesmo! Essa bomba eheim é muito cara?Então quer dizer que não vale a pena ligar o esterilizador ao filtro.. se eu utilizar então a tal bomba de água acaba por fazer o mesmo efeito certo? Acabar com algas, parasitas, e ter água cristalina! A bomba Eheim custou uns 14 euros e talvez haja lojas em que se consiga mais barato uns euritos. Se for apenas para clarificar a água podes ligar ao filtro exterior, pois o caudal de água não é muito relevante. Mas se quiseres que o UVC destrua as bactérias más e outras impurezas, pelo que sei o ideal é um caudal o mais baixo possível, no máximo 150 a 300 litros/hora e idealmente tipo uns 50 l/h :D Por isso, essa bomba ou de outra marca com baixo caudal, resolve na boa os dois objectivos. Boa sorte e depois coloca tb aqui fotos Citar Abraços, Artur Fonseca - Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396
arty77 Publicado: Agosto 7, 2007 Autor Publicado: Agosto 7, 2007 eheheh então desculpa lá eu ter insistido... mas como viste, bem usada uma UV é potente... :D De facto, quando eu a deixava ligada 5 ou 6 horas não notava melhorias. Quando ficou ligada de um dia para o outro foi uma surpresa muito agradável. Citar Abraços, Artur Fonseca - Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396
Recommended Posts