Vasco Matos Publicado: Outubro 19, 2007 Publicado: Outubro 19, 2007 Num fórum quantas mais soluções existir melhor assim as pessoas ficam com mais variedade de escolha,depois podem optar pela que acharem ser a solução mais capaz. Eu acho é que é lógico o seguinte: tu estás a fazer entender que ferver com sal e pôr os troncos de molho incapacita de algum modo o tronco.Claro que não.Mal não vai fazer,como é obvio.Pelo contrário. Agora se me disseres que é chato e não estás para isso porque sempre que puseste troncos na água te deste bem,isso é outra coisa. Muitas pessoas deram-se mal com este problema e vêm ao fórum pedir ajuda.O que tu estás a dizer é que a única ajuda é pôr o tronco no aqua e deixa-lo fungar até que pare.Mas é precisamente o fungar o problema a que as pessoas pedem ajuda.Eu também acho e já o disse noutros posts que a 'nhanha' não faz mal nenhum,o único problema é estética.Mas acaba por passar.Mas existem muitas outras coisas que o tronco pode trazer agarrado e não são naturais,podem ser quimicas. Se estiver num recipiente ele fungará no recipiente.Raspamos o tronco e colocamos de novo no recipiente,com água nova.Ele tornará a fungar mas menos que a primeira vez. Raspamos com uma escova de arame outra vez.Da proxima vez já fungará muito menos,se o raspares de novo verás que ele deixará de fungar,e aqui coloco o musgo e meto o tronco no aquário descansado.Dá trabalho mas é a única solução que conheço e resulta pois já fiz,falo com conhecimento de causa. A outra é a que tu apresentas,que é ferver, pôr o tronco no aquário e se fungar deixa-lo fungar naturalmente até que pare.E não virá mal ao mundo se fizermos isto,mas pelo que já notei o problema das pessoas é estético,não gostam de ver o tronco fungar no aquário. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Luís Fortunato Publicado: Outubro 19, 2007 Publicado: Outubro 19, 2007 Olá. tu estás a fazer entender que ferver com sal e pôr os troncos de molho incapacita de algum modo o tronco.Claro que não.Mal não vai fazer,como é obvio.Pelo contrário. Desculpa, mas o Pedro não disse nada disso... que tu o tenhas lido/interpretado, é diferente. O que o Pedro disse é que adicionar sal um tronco, seja fervido ou não, nada vai fazer ao tronco... apenas salgá-lo... Se um tronco ganha fungos/algas/etc e tal, não é por virem com o próprio tronco, mas sim porque existem já no aquário, e o tronco é um sítio ideal para se multiplicarem. Muitas pessoas deram-se mal com este problema e vêm ao fórum pedir ajuda.O que tu estás a dizer é que a única ajuda é pôr o tronco no aqua e deixa-lo fungar até que pare.Mas é precisamente o fungar o problema a que as pessoas pedem ajuda.Eu também acho e já o disse noutros posts que a 'nhanha' não faz mal nenhum,o único problema é estética.Mas acaba por passar.Mas existem muitas outras coisas que o tronco pode trazer agarrado e não são naturais,podem ser quimicas. Sim... mas não é por 'salgares' ou ferveres um tronco previamente que vais impedir que os fungos se multipliquem no tronco... E já agora, será que ferver ou salgar é a melhor maneira de remover agentes poluentes dum tronco? Isto não é roupa que é lavada com Skip ou Tide... Se estiver num recipiente ele fungará no recipiente.Raspamos o tronco e colocamos de novo no recipiente,com água nova.Ele tornará a fungar mas menos que a primeira vez. Porquê? Quando é que percebes que os troncos não fungam... o aparecimento de fungos num tronco não é intrínseco ao tronco, mas sim ao aquário... E se quiseres, dou-te provas em contrário. Tenho imensos troncos que já estiveram imaculados no amazónico do Space Cowboy, e cá em casa já tiveram de tudo: algas/fungos/etc e tal... A outra é a que tu apresentas,que é ferver, pôr o tronco no aquário e se fungar deixa-lo fungar naturalmente até que pare.E não virá mal ao mundo se fizermos isto,mas pelo que já notei o problema das pessoas é estético,não gostam de ver o tronco fungar no aquário. Sim... mas o problema é esse mesmo. Os troncos não fungam por si só. É uma condição do aquário. Não é 'tratá-lo' previamente que vais impedir ou minimizar o aparecimento desses mesmos fungos. E o que estás a 'ensinar' aqui, é extremamente anti-pedagógico (entende como uma crítica construtiva, e não para deitar abaixo). Porquê? Porque ao ensinares as pessoas que os troncos devem ser lavados/fervidos/etc antes de irem para o aquário para assim evitar o aparecimento de fungos, está errado. Aliás, as pessoas devem sempre preocupar-se primeiro com o bem estar/bom funcionamento do aquário, só depois com a sua estética. Ora bem, não é isso que está a ser 'ensinado' aqui. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
mrebelo Publicado: Outubro 19, 2007 Publicado: Outubro 19, 2007 (editado) Aqui temos uma resposta com cabeça, tronco e membros... Quem escreve assim não é gago... :-D Acho que nesta resposta explicas-te a essência da coisa, tocas-te em todos os pontos e explicando com promenores tudo aquilo que pensas e sabes...assim sim... :-D E para concluir dou-te razão em quanse todos os pontos, mas o ferver, lavar etc, serve principalmente para largar os taninos (falo por mim pois foi por isso que fervi o meu de compra), outros fazem para eliminar alguma matéria que poderia ser maléfica para o aquário nomeadamente para os seres vivos...químicos, algum poluente que poderia ter mesmo numa loja...mas penso eu de que... mrebeloo engraçado é que ninguem ainda tenha percebido que isto é verdade... que o tronco todo ele é materia orgânica e portanto se toda a matéria orgânica fosse retirada deixavam de ter tronco... ficavam com uns pozinhos que eram os sais minerais... vamos então admitir que a fervura retirava toda a matéria orgânica excepto a celulose, que representa grande parte da madeira... ficavamos com o resto, que são açucares, primariamente e tudo o que a planta transportava pelo seu tronco ou raiz. que é basicamente o que as nossas plantas fazem nos aquarios, transportar coisas através de vasos, converter e transportar novamente. Vcs tiram todas as folhinhas mortas, todos os pedaços de plantas mortas antes que sejam decompostos? ah...a prova de que não se retira toda a matéria orgânica é que se isto acontecesse, não valia a pena comer vegetais cozidos zogli são desidratados??? por quem? e se reparares muita gente diz neste post que isso lhes aconteceu mesmo com troncos comprados na loja... afinal... teem é de deixar de dizer que isso é tratar os troncos...isso é no máximo tentar esterilizar os troncos antes de os meter novamente numa agua muito rica biologicamente... e depois estragam tudo metendo o tronco dentro de agua durante 1 semana em agua estagnada? e agora a questão? a nhanha é boa, é má? ja alguma vez ter perguntaste isso? e a historia do "eu faço assim e acho que é melhor, isto nao tem nada a ver com ciencia e cada um faz como lhe der na tola sem que os metodos possam ser criticados" é um pouco contra o espirito de um forum, em que a troca de opiniões leva a uma solução melhor. ah..e os troncos não deitam nhanha, a nhanha está na agua e multiplica-se nos troncos... o sal é efectivamente capaz de impedi-la de crescer, pode é fazer o mesmo a outros organismos, como....as plantas... a fervura não impede a decomposição nem a colonização dos troncos mais tarde ou mais cedo... e quando os fungos surgem, não é preciso gastar agua a remove-los...eles vao-se embora biologicamente por competição em nichos biologicos. Editado Outubro 19, 2007 por mrebelo
PDI Publicado: Outubro 19, 2007 Publicado: Outubro 19, 2007 A minha pequena experiência com troncos, foi de um que encontrei na mata já meio podre( mas achei-o espectacular para o que eu queria). Entretanto tomei posse levei-o a uma estação de serviço e o lavei com a maquina de alta pressão para tirar partes podres,casca,terra e tudo que se soltasse. Depois em casa esfreguei com uma escova e agua, ateio a uma pedra e la esta ate hoje sem problema. Alfredo Garcia
Vasco Matos Publicado: Outubro 20, 2007 Publicado: Outubro 20, 2007 Porquê? Porque ao ensinares as pessoas que os troncos devem ser lavados/fervidos/etc antes de irem para o aquário para assim evitar o aparecimento de fungos, está errado. Aliás, as pessoas devem sempre preocupar-se primeiro com o bem estar/bom funcionamento do aquário, só depois com a sua estética. Ora bem, não é isso que está a ser 'ensinado' aqui.Cumprimentos Luís Fortunato Por essa ordem de ideias os fungos são a salvação de qualquer aquário!Um aquário com fungos é saudável,esqueçam a estética! Quem sou eu para ensinar alguma coisa alguém... E acredita não sou daqueles que têm um aquário em casa para decorar a sala,preocupando-se mais com a beleza da calha toda xpto,descurando a qualidade da água. E então um tronco não funga mais se tiver no seu interior partes ainda verdes? Então para que secamos os troncos? Penso eu que é para não apodrecer,para não fungar.O que não invalida que num aqua um tronco fungue e noutro não.Sabes a grande maioria das questões não tem só uma resposta,isso limita o pensamento. Um tronco funga porque no seu interior tem partes ainda verdes e funga devido ao aquário em questão. Sempre preparei os troncos que coloquei em aquários,e não gosto de aquários desde a semana passada,já apanho troncos para colocar dentro de aquários à 13 anos, já errei muito,mas desculpa que dizerem-me que é melhor agarrar num tronco e pôr-lo num aquário sem tratar é melhor do que tratar o tronco,fervê-lo,etc...Isto é que é didáctico? Por acaso já fizeram as 2 maneiras tratar e não tratar para ver se resulta? Já agora as pedras também não se fervem quando se apanham por ai? O que eu acho é que por vezes as pessoas tendem a olhar para o tempo que as pessoas tem de fórum,se é novo no fórum,não percebe nada de horta,e por vezes não é assim. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Luís Fortunato Publicado: Outubro 20, 2007 Publicado: Outubro 20, 2007 Olá. Por essa ordem de ideias os fungos são a salvação de qualquer aquário! Olha, é assim, se fazes favor não colocas palavras na minha boca nem na de ninguém, ainda para mais porque nós não as escrevemos... Lá por eu dizer que um tronco ganhar fungos é uma coisa normal, não quer dizer que seja necessário para um aquário, como tu parvamente estás aqui a tentar passar a ideia. Um aquário com fungos é saudável Porque não? Se soubesses um pouco mais de biologia talvez não tivesses escrito isso e estivesses calado... tu tens fungos e precisas deles para sobreviver... é por isso que não és saudável? E acredita não sou daqueles que têm um aquário em casa para decorar a sala,preocupando-se mais com a beleza da calha toda xpto,descurando a qualidade da água. Para quem falava tanto na estética dos aquários... E então um tronco não funga mais se tiver no seu interior partes ainda verdes? Porquê? Já experimentaste? Então para que secamos os troncos? Eu sei... tu pelos vistos não... se o tronco não estiver seco, vai libertar muita mais matéria orgânica (não somente taninos) que vai ser toda convertida em amónia e outros produtos azotados prejudiciais... E já agora, se o tronco estiver seco, é mais fácil para a água entrar lá para dentro... mas porque é que eu estou a escrever isto, tu já o devias saber. Um tronco funga porque no seu interior tem partes ainda verdes Não... os fungos desenvolvem-se mais facilmente, mesmo ao ar, porque pelo tronco ser verde, vai fornecer ainda muitos nutrientes a esses microorganismos todos... não que eles existam no tronco. Sempre preparei os troncos que coloquei em aquários,e não gosto de aquários desde a semana passada,já apanho troncos para colocar dentro de aquários à 13 anos Já experimentaste não ferver o tronco seco...? Faz isso e depois vem falar... desculpa que dizerem-me que é melhor agarrar num tronco e pôr-lo num aquário sem tratar é melhor do que tratar o tronco,fervê-lo,etc...Isto é que é didáctico? Da minha parte, eu tento dar respostas coerentes e plausíveis... tu baseias-te na tua experiência de 'há 13 anos'. Aqui ninguém disse que é melhor ou pior... O que foi dito, de uma vez por todas, vê lá se abres os olhos e absorves alguma coisa do que eu vou escrever, é que: Não é por ferveres ou dares banhos de sal que um tronco não vai fungar ou ganhar algas. Os fungos existem no aquário, não no tronco. Ferver o tronco o que é que lhe vai fazer? Nada... quanto muito vais fazer chá de tronco... e depois? Metes o tronco no aquário, e os fungos existentes no aquário vão-se multiplicar no tronco... Já agora as pedras também não se fervem quando se apanham por ai? Estás a ver... gostas de tomar a tua palavra como verdade absoluta. Eu não fervo pedras. Passo-as por água e escovo-as para retirar a terra, nada mais... há pedras então, que fervê-las é meio caminho andado para as rachar todas, mas enfim... Já agora porque não ferves a Akadama... ou achas que ela é desinfectada quando é embalada? O que eu acho é que por vezes as pessoas tendem a olhar para o tempo que as pessoas tem de fórum,se é novo no fórum,não percebe nada de horta,e por vezes não é assim. Olha para as tuas próprias palavras... já apanho troncos para colocar dentro de aquários à 13 anos E se quiseres, eu respondo-te... não é por andares na aquariofilia há 13 anos, que sabes mais ou menos que uma pessoa que anda há meses, ok? Já pareces o pessoal mais velho que vem para aqui dizer que filtros de fundo biológicos é que são bons... porque era o que eles usavam há 10 anos atrás... Cumprimentos Luís Fortunato PS: Se tu associas conhecimento a número de mensagens, então a pessoa enganada és tu... só alguém que não saber ler e interpretar uma crítica ou uma opinião é que não sabe discernir que total de mensagens é diferente de sabedoria... Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Vasco Matos Publicado: Outubro 20, 2007 Publicado: Outubro 20, 2007 Tu é que tens de ter razão,só tu é que sabes,o que os outros dizem é treta. Eu já experimentei pôr troncos sem serem tratados e outros tratados como te disse.Nos troncos tratados comportaram-se de uma maneira mais agradável,de uma maneira geral,como eu também já tinha dito.Logo,se tu estás a dizer que não é assim estás a dizer que sou mentiroso.Se eu já fiz das 2 maneiras sei.Tu não fizeste das 2 maneiras pois não? Conheces por acaso o comportamento de todo e qualquer tipo de matéria Por acaso sabes a minha escolaridade e a minha área de estudo para dizer que eu não percebo nada de biologia? Sabes por ex.que existem fungos bons e maus? Que existem fungos parasitas que podem infectar animais,plantas e até o Homem e outros que até criam parcerias simbióticas com certas plantas,de modo a que a raiz consiga absorver melhor os nutrientes? O meu avô,que não tinha meios à disposição como nós,tinha a 4ª classe.Já ele tratava os troncos,e com a sua imensa sabedoria era um grande aquariofilista. Eu já compreendi que não vem mal ao mundo em pôr troncos apenas fervidos no aquário.Mas vocês nem se dignam a dizer que pelo menos trata-los, mal não faz e cabe à pessoa escolher fazê-lo ou não,nem que seja a perder tempo,como vocês pensam e como eu não penso,quando acho que se deve fazer.Isso prova de que há pessoas que não conseguem olhar e ver as coisas mais longe do que o seu próprio umbigo,sem outros horizontes. Eu vou continuar a tratar os meus troncos,vocês continuam a não os tratar e pronto ficamos todos felizes,tá? Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Luís Fortunato Publicado: Outubro 20, 2007 Publicado: Outubro 20, 2007 Sabes por ex.que existem fungos bons e maus? Eu sei, tu é que pelos vistos não sabes, pois para ti é um grande problema ter fungos num tronco... Olha, só vou dizer mais uma coisa, que pelos vistos és bastante limitado, ou então deves ter dificuldades em compreender o que é escrito... Eu já compreendi que não vem mal ao mundo em pôr troncos apenas fervidos no aquário.Mas vocês nem se dignam a dizer que pelo menos trata-los, mal não faz E alguém disse que faz?? O que a gente está a dizer é que é um desperdício de tempo e dinheiro... Irra que é teimoso... e cabe à pessoa escolher fazê-lo ou não,nem que seja a perder tempo Aleluia... Eu vou continuar a tratar os meus troncos,vocês continuam a não os tratar e pronto ficamos todos felizes,tá? Estás à vontade para continuar a contribuir para o aquecimento global... força. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Vasco Matos Publicado: Outubro 20, 2007 Publicado: Outubro 20, 2007 (editado) Lá está o pessoal não se conhece,não sabe que práticas temos no dia-a-dia.Quem me conhece sabe que sou e sempre fui um activista ferranho pelas questões do meio ambiente,sou incapaz de atirar lixo para o chão,e quem está ao pé de mim não atira também.Se fores à minha casa vês um tubo da casa de banho até ao quarto ao lado (no meio tem um saguão),de modo a quando alguem ligar a água para tomar banho enrosca o tubo na torneira,e enquanto a quente não vem,um tubo despeja para um recipiente grande,que servirá para tpa's.E a água dos aquas dpois das tpa's serve para regar as plantas de vaso.Obviamente que o meu caixote de lixo tem vários compartimentos.Em Inglaterra também pertenci a grupos 'Verdes' de alerta social para vários temas,entre eles os maus-tratos dos animais. Sou capaz de ter menos virtudes que defeitos,mas entre as virtudes está o fazer o maximo possivel para preservar o nosso Planeta.Claro que é uma luta inglória,pois são mais as pessoas que nada fazem do que as que com simples gestos do dia-a-dia,podiam tornar o mundo mais limpo.Por isso fico realmente indignado com o facto de dizeres que ajudo a contribuir para o aquecimento global.Foste bater à porta errada,pois eu nisso tenho a consciência tranquila.E nem vou perguntar como está a tua em relação a estes assuntos ambientais pois não te conheço nem tenho nada a ver com isso. Se não fui incorrecto até aqui,não é agora que o vou ser,e mais uma vez como não te conheço não sei dizer se és limitado ou não,embora tu estejas certo de que eu o sou.Talvez se te conhecesse pudesse ter uma opinião sobre este assunto,as limitações. Editado Outubro 20, 2007 por Zogli Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Just_me Publicado: Outubro 20, 2007 Publicado: Outubro 20, 2007 A verdade é: tudo começou porque foi perguntado porque o sal. afinal nao havia justificação para tal depois passamos a parte da fervura, que pelo que dizias era obrigatorio para tratar um tronco, e defendes que houve troncos que demoraram 2 a 3 meses a ficarem prontos... quando eu acho que provavelmente estariam prontos desde o dia 1. a justificação da fervura tambem fazia pouco ou nenhum sentido. se queres que te diga a questão da fervura só faz pouca coisa, matar alguma bixarada que la venha(que provavelmente ia morrer á mesma debaixo de água), obrigar o tronco a soltar o gás no interior das celulas fazendo com que deixe de flutuar facilmente, liberta alguns taninos mas nao o vai deixar sem taninos de certeza. Agora, os teus argumentos iniciais não eram minimamente válidos. ah, ja agora os fungos parasitarios multiplicam-se no hospedeiro... e portanto não estou a ver fungos parasitas de peixes a multiplicarem-se num tronco... ou a multiplicarem-se num tronco quando teem plantas á volta. eventualmente poderias alegar que matas os esporos...mas os esporos de fungos são daquelas coisas que muito provavelmente resistem a uma fervura... quanto a esta então...o argumento do antigamente é que era: O meu avô,que não tinha meios à disposição como nós,tinha a 4ª classe.Já ele tratava os troncos,e com a sua imensa sabedoria era um grande aquariofilista. vamos voltar ao filtro de fundo, á esponja por baixo das plantas, ao manter plantas é complicado, ao criar discus é impossivel, manter corais em aquario só se forem mortos, etc, etc do antigamente. Acho que quando defendes alguma coisa, deves tentar perceber o que está por trás do que estás a defender Deves tentar rebater os argumentos do teu adversário e não exagerares as coisas Sempre preparei os troncos que coloquei em aquários,e não gosto de aquários desde a semana passada,já apanho troncos para colocar dentro de aquários à 13 anos, já errei muito,mas desculpa que dizerem-me que é melhor agarrar num tronco e pôr-lo num aquário sem tratar é melhor do que tratar o tronco,fervê-lo,etc...Isto é que é didáctico? Por acaso já fizeram as 2 maneiras tratar e não tratar para ver se resulta? Não deves usar o argumento da antiguidade, que é normalmente um mau argumento e vem de quem nao tem mais defesa nao deves usar o argumento do "eu ja fiz, eu sei, vcs nao fizeram nao sabem" isto porque os outros se calhar tambem ja fizeram... tambem ja fervi pedras e troncos, no entanto ja percebi que é uma perda de tempo e ja nao volto a fazer. o problema é que tu ainda nao questionaste os teus metodos. como se vê por esta parte: Já agora as pedras também não se fervem quando se apanham por ai? Tambem nao fervo nem lavo pedras, ferver pedras então acho um autentico disparate...é para matar as bacterias no interior das pedras??? ou para eliminar as partes verdes da pedra? ou para matar os fungos que estavam a crescer devido á materia organica da pedra? ou para impedir que flutue? ou para impedir que liberte taninos? tambem achas que se deve ferver com sal e meter de molho? eu acho que uma lavadela rápida quando estão sujas é o suficiente. diz-se que a evolução é feita da cópia e de melhoria, se apenas copiarmos não vamos de certeza avançar, se não questionarmos não vamos com certeza aprender mais. Podes continuar a seguir os métodos do teu avô ou ainda dos seus antepassados. E então um tronco não funga mais se tiver no seu interior partes ainda verdes? não...sabes o que é usado para fazer estacas submersas, pinho verde... por exemplo as estacas de pinho verde submersas sobre as quais a baixa pombalina está assente: A construção de caves nalgumas zonas do subsolo já puseram a descoberto algumas das estacas em madeira em que está assente a Baixa Pombalina. Especialistas como a engenheira Maria de Lourdes Alvarez defendem que essas estacas em pinho verde têm de estar mergulhadas em água. Secas, apodrecem, pondo em risco a segurança dos edifícios. sabes há quantos anos la estão? faz as contas ao Terramoto de 1755 Então para que secamos os troncos? Penso eu que é para não apodrecer,para não fungar. Para nao apodrecerem fora de agua, para preservar, já que a agua é essencial ao desenvolvimento da maior parte dos seres vivos, agora se o vais meter imediatamente dentro de agua...nao interessa assim tanto O que não invalida que num aqua um tronco fungue e noutro não.Sabes a grande maioria das questões não tem só uma resposta,isso limita o pensamento. Um tronco funga porque no seu interior tem partes ainda verdes e funga devido ao aquário em questão. infelizmente estás enganado, pode não haver só uma resposta, mas essa nao é uma delas. O tronco não funga no exterior por existirem partes verdes no interior. O tronco funga porque existem condições para ele fungar, até que o nicho ecologico deixe de ser optimo para os fungos e o passe a ser para outro ser. O nicho ecologico pode ser devido a muita coisa e na maior parte dos casos é a celulose conjuntamente com uma zona virgem que leva a que os fungos se instalem. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
ptorres98 Publicado: Outubro 20, 2007 Publicado: Outubro 20, 2007 (editado) estou a ver muita agitação so por causa de uns troncos que mandam uma nhanha branca!! que ainda por cima desaparece passado pouco tempo!! de onde ela vem ñ sei!! mas pelos visto tanto aparewce nos comprados (como é meu caso) como nos selvagens!! entao de onde vem?? pois bem num aquiario acabado de montar!! como o meu, so vejo uma hipotese de onde ele podesse vir ou duas!! uma do proprio tronco que em contacto com a aqua o quasause!! ou das plantas!! que comprei tb na loja! e secalahr é uma bacteria tão comum que ninguem dá conta!! hum ou uma 3ª do substracto... e é imprevisivel saber de onde veem!! tb já li aqui no forum noutro topico que a mesma coisa lhe apareceu no difusor de co2... (e ñ é uma pedra difusora!!) mas sem experiencia como eu!! (se quisesem falar dos processos de secagem....) acho que o tronco deve ter um tratamento minimo!! tal como lavagem de preferenca há pressão e agua quente! imersao em agua com sal, para matar pequenas bacterias... de molho para tirar o sal.... o ferver... vai dar cozer a madeira!! pode matar ainda alguam coisa que reste... ou que pode causar que a madeira dure mais tempo.. (esta ultima parte falo sem conhecimento de causa!! mas tb penso se pusermos uma coisa mas esterelizada possivel dentro do aquario podemos ter mais tranqualidade.. paar ñ aparecer novas bacterias e doencas... ou pelo menos tiramos uma coisa da equação!! pois bem eu sou um novato nestas andanças!! quem sou eu para andar aqui a falar!!! Editado Outubro 20, 2007 por ptorres98
Just_me Publicado: Outubro 20, 2007 Publicado: Outubro 20, 2007 quanto mais esterilizado está e se é um alimento, mais susceptivel está a ser rapidamente colonizado por uma espécie. Exemplo, as placas de petri com agar-agar, tão estereis e tão nutritivas que basta serem inoculadas com uma colonia minima para serem os melhores terrenos de cultivo. Quando não há competição, a especie que la chega primeiro tem campo livre para se multiplicar. fungos e bacterias, há no ar, na agua, no substrato, nas plantas, etc..etc.. etc.. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
ptorres98 Publicado: Outubro 20, 2007 Publicado: Outubro 20, 2007 quanto mais esterilizado está e se é um alimento, mais susceptivel está a ser rapidamente colonizado por uma espécie. Exemplo, as placas de petri com agar-agar, tão estereis e tão nutritivas que basta serem inoculadas com uma colonia minima para serem os melhores terrenos de cultivo. Quando não há competição, a especie que la chega primeiro tem campo livre para se multiplicar. fungos e bacterias, há no ar, na agua, no substrato, nas plantas, etc..etc.. etc.. sim mas ñ são novas já estam no aquario.... ñ estamos a colocar lá algo novo!! logo menos um problema que podera vir aparecer!!! pode ser é um problema já existente no aquario se desnvolver num novo sitio talvez melhor ainda.. pode ser que descubramos o verdadeiro problema!! mas um tronco ou uma pedra nunca se ira comportar como um placa de petry!! (acho eu ñ eu de quimica e biologia ñ entendo nada!!
João Abóbora Publicado: Outubro 20, 2007 Publicado: Outubro 20, 2007 Não vejo o mal de colocar qualquer coisa no aquário o mais esterilizado possivel de modo a evitar outros problemas. Vou acrescentar aqui um factor á discussão Então e se apanharem um tronco na "rua" que já esteja dentro de água? "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
ptorres98 Publicado: Outubro 20, 2007 Publicado: Outubro 20, 2007 Não vejo o mal de colocar qualquer coisa no aquário o mais esterilizado possivel de modo a evitar outros problemas. Vou acrescentar aqui um factor á discussão Então e se apanharem um tronco na "rua" que já esteja dentro de água? acho que ai o prob é que agua é essa?? num rio?? num lago? numa poça?? ainda esta verde? esta seco? tem muita materia morta agarada?
Vasco Matos Publicado: Outubro 20, 2007 Publicado: Outubro 20, 2007 (editado) Just Me - ''...quanto a esta então...o argumento do antigamente é que era: vamos voltar ao filtro de fundo, á esponja por baixo das plantas, ao manter plantas é complicado, ao criar discus é impossivel, manter corais em aquario só se forem mortos, etc, etc do antigamente.' Nesta altura é que se via os grandes aquariofilistas,pois com tão poucas condições muita gente conseguia manter peixes saudáveis,agora é muito mais facil.Se não tens a capacidade de guardar o foi deixado pelos antepassados,não existe evolução sustentada. Just Me - ''Tambem nao fervo nem lavo pedras, ferver pedras então acho um autentico disparate...é para matar as bacterias no interior das pedras??? ou para eliminar as partes verdes da pedra? ou para matar os fungos que estavam a crescer devido á materia organica da pedra? ou para impedir que flutue? ou para impedir que liberte taninos? tambem achas que se deve ferver com sal e meter de molho?'' Será que não percebes que é melhor não meter mais nada para dentro de um aquário? Que fervendo esterelizas a pedra? Que os microorganismos existentes num aquário estável são suficientes? O que custa ferver umas pedras? Obviamente que deixar de molho não se aplica em pedras,o deixar de molho serve para eu ver se o tronco é bom para estar debaixo de água,pois há troncos que começam a desfazer-se em lascas minusculas.Também serve para ele ir para o fundo imediatamente,pois esteve submerso. Just Me - ''...por exemplo as estacas de pinho verde submersas sobre as quais a baixa pombalina está assente: sabes há quantos anos la estão? faz as contas ao Terramoto de 1755...'' Esta só podes estar a brincar...e eu é que não tenho argumentos? O que é que as estacas da baixa têm a ver com o que estamos a falar aqui? Esse tipo de madeira não é apropriado para aquariofilia,e tem uma grande resistência debaixo de água.Qualquer lisboeta que se preze sabe disto,a sério.Já agora aproveito para recomendar a visita guiada, de um grande interesse arqueológico com entrada na rua dos Correiros,na época indicada,claro.Aquilo é magnífico lá em baixo! Editado Outubro 20, 2007 por Zogli Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Just_me Publicado: Outubro 21, 2007 Publicado: Outubro 21, 2007 Just Me - ''...quanto a esta então...o argumento do antigamente é que era:vamos voltar ao filtro de fundo, á esponja por baixo das plantas, ao manter plantas é complicado, ao criar discus é impossivel, manter corais em aquario só se forem mortos, etc, etc do antigamente.' Nesta altura é que se via os grandes aquariofilistas,pois com tão poucas condições muita gente conseguia manter peixes saudáveis,agora é muito mais facil.Se não tens a capacidade de guardar o foi deixado pelos antepassados,não existe evolução sustentada. Estas enganado...bons e maus aquariofilistas existiram no tempo do teu avô e existem hoje em dia. Lá voltamos ao antigamente é que era. Se era tão bom...porque não utilizas essas grandiosas técnicas, se fores realmente bom, vais ter aquarios lindos e peixes saudáveis, vais ter plantas lindas e vais poder criar um recife de coral com sal de cozinha e com filtros externos. eu tenho capacidade de guardar, aprender ...e capacidade de descartar o ultrapassado e pensar em soluções melhores, lá porque a primeira roda era de pedra, não quer dizer que se eu quiser mudar o pneu do meu automovel vá á serra buscar um pedregulho par a esculpir. ...porque antigamente mantinham peixes saudaveis, (quem conseguia e segundo os padrões deles de saudáveis), hoje em dia com os conhecimentos que se teem mantemos muito mais especies e reproduzimos muitas delas. esquece esse argumento...nunca foi um argumento reconhecido num debate. Just Me - ''Tambem nao fervo nem lavo pedras, ferver pedras então acho um autentico disparate...é para matar as bacterias no interior das pedras??? ou para eliminar as partes verdes da pedra? ou para matar os fungos que estavam a crescer devido á materia organica da pedra? ou para impedir que flutue? ou para impedir que liberte taninos?tambem achas que se deve ferver com sal e meter de molho?'' Será que não percebes que é melhor não meter mais nada para dentro de um aquário? Que fervendo esterelizas a pedra? Que os microorganismos existentes num aquário estável são suficientes? O que custa ferver umas pedras? Obviamente que deixar de molho não se aplica em pedras,o deixar de molho serve para eu ver se o tronco é bom para estar debaixo de água,pois há troncos que começam a desfazer-se em lascas minusculas.Também serve para ele ir para o fundo imediatamente,pois esteve submerso. Eu percebo, que esse pensamento básico seja a base para se evoluir. Se pensarmos que os organismos estão adaptados a um meio ambiente e o ambiente em que vão ser colocados é totalmente agressivo, percebo que não seja importante que sejam colocados ou não que apenas farão parte de um ciclo. percebo tambem que uma pedra emersa, não tem parasitas para animais subaquaticos. Percebo que uma pedra por si só não é o suficiente para o crescimento de organismos. Percebo tambem que antes de ir para a mesa lavo as mãos com água e sabão e não passo debaixo de agua a ferver Percebo tambem que a fervura não é um processo de esterilização completo. Percebo tambem que lá por não ser um processo de esterilização completo, não vou comprar uma autoclave cá para casa. e é por isso que passo a pedra por agua e não - a meto a ferver, depois a irradio com UVC e finalmente com uma radiação gama pelo sim pelo não Continuo a achar...que nunca questionaste os teus métodos, nunca perdeste tempo a percebe-los e apenas defendes uma ideia que ouviste sem grandes argumentos. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Just_me Publicado: Outubro 21, 2007 Publicado: Outubro 21, 2007 Esta só podes estar a brincar...e eu é que não tenho argumentos? O que é que as estacas da baixa têm a ver com o que estamos a falar aqui? não percebeste o argumento? bem, era uma corroboração á resposta dada a tua questão e afirmação: Tua questão: E então um tronco não funga mais se tiver no seu interior partes ainda verdes? Minha resposta: não...sabes o que é usado para fazer estacas submersas, pinho verde... Tuas afirmações: O que não invalida que num aqua um tronco fungue e noutro não.Sabes a grande maioria das questões não tem só uma resposta,isso limita o pensamento. Um tronco funga porque no seu interior tem partes ainda verdes e funga devido ao aquário em questão. Minha resposta: infelizmente estás enganado, pode não haver só uma resposta, mas essa nao é uma delas. O tronco não funga no exterior por existirem partes verdes no interior. O tronco funga porque existem condições para ele fungar, até que o nicho ecologico deixe de ser optimo para os fungos e o passe a ser para outro ser. O nicho ecologico pode ser devido a muita coisa e na maior parte dos casos é a celulose conjuntamente com uma zona virgem que leva a que os fungos se instalem. e para dar um exemplo de que os troncos não fungam porque estão verdes, dei o exemplo de estacas de pinho verde utilizadas para estarem submersas. ja compreendeste o argumento e o exemplo? Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Vasco Matos Publicado: Outubro 21, 2007 Publicado: Outubro 21, 2007 Estas enganado...bons e maus aquariofilistas existiram no tempo do teu avô e existem hoje em dia. Lá voltamos ao antigamente é que era. Se era tão bom...porque não utilizas essas grandiosas técnicas, se fores realmente bom, vais ter aquarios lindos e peixes saudáveis, vais ter plantas lindas e vais poder criar um recife de coral com sal de cozinha e com filtros externos. Até aqui estavamos a esgrimir argumentos,mas agora começo a achar que deturpes o teu próprio pensamento de modo a contrariar todo e qualquer argumento apresentado.É óbvio que existiam bons e maus aquariofilistas no passado tal como agora,o que eu disse(e tu percebeste) é que no passado era muito mais dificil manter peixes,pois os equipamentos eram outros menos sofisticados,certo? Agora é mais simples manter peixes pois existem meios e equipamentos à disposição do comum mortal que à uns anos não existiam e que auxiliam a que a vida aconteça dentro de um aquário,certo? Naquele tempo eram preciso 'mãozinhas e engenho',hoje,se tiveres dinheiro,podes ter um aquário plantado e não fazer nada,que ele faz tudo sozinho. Isto não quer dizer que eu queira voltar atrás,pois adoro peixes e não os quero manter nas condições do tempo do meu avô...(Isto é tão básico que temo teres sido o único a não compreender,ou pior,eu sei que compreendeste...) e para dar um exemplo de que os troncos não fungam porque estão verdes, dei o exemplo de estacas de pinho verde utilizadas para estarem submersas.ja compreendeste o argumento e o exemplo? O pinho é um tipo de madeira que suas fibras são especiais.Por ser uma madeira resinosa,não tem nada a ver com a aquariofilia. Acho que esta conversa começa a roçar o ridículo,por isso vou resumir,de uma forma muito simples,para não haver duvidas: Trocos não tratados - já os tive que não fungaram,outros que fungaram,uns que apodreceram,outros que não apodreceram Troncos tratados - alguns fungaram,mas a maior parte não fungou,(por este pormenor defendo o tratamento), nunca nenhum apodreceu,pois no tempo em que ficam de molho se derem sinais que poderão apodrecer não os coloco. Já reparei que é dificilíssimo para ti aceitar um argumento de outra pessoa,ou por outra, tentar no mínimo compreender esse argumento.Parece que se noutro post alguém disser que não é preciso tratar troncos,tu irás contrapôr dizendo que tratá-los é fundamental! :D Estou a brincar,mas por vezes o ego não nos deixa pensar. P.S - Foste tu que começaste esta interessante conversa.Porque não falar agora dos seres vivos eucarióticos e multinucleados,do seu citoplasma e de suas mitocondrias e reticulos endoplasmáticos? Buga? Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
mrebelo Publicado: Outubro 21, 2007 Publicado: Outubro 21, 2007 Desculpem o comentário mas isto parece conversa de Surdos Mudos...De troncos não resinosos para aquariofilia, fomos para troncos de pinheiro verde, resinosos, que não podemos utilizar em aquariofilia.... Sinceramente depois de ler esta "discussão" chego a uma conclusão, falou-se de tudo, menos do essencial, que eram os fungos no tronco e o porque dos mesmos aparecerem... Foi dito que era por causa do aquário e de organismos que se encontravam dentro do mesmo, agora pergunto que organismos e qual a melhor maneira de eliminar ou evitar esses mesmos organismos... Isto claro é uma dúvida minha de um aquariofilio ainda iniciante e do qual tenho duvidas como outros quaisquer membros...
mrebelo Publicado: Outubro 21, 2007 Publicado: Outubro 21, 2007 Não vejo o mal de colocar qualquer coisa no aquário o mais esterilizado possivel de modo a evitar outros problemas. Vou acrescentar aqui um factor á discussão Então e se apanharem um tronco na "rua" que já esteja dentro de água? Eu na minha opinião vai depender muito da agua, isto é se o mesmo se encontra num rio ou barragem de aguas correntes ou em aguas estagnadas, e claro se o mesmo ainda tem casca ou não, se aparenta estar a muito ou pouco tempo dentro de água... Vou dar um exemplo, em Março deste ano fui com uns colegas apanhar uns troncos aqui na zona de Viseu, numa pequena barragem, encontramos vários dentro de água e por sinal muito porreiros, apanhamos vários, deixamos ao ar livre em zona onde não apanhassem grande sol, assim podiam secar lentamente, pois alguns aparentavam estar verdes, passadas umas 3semanas fomos retirar a casca e colocamos dentro de um grande tanque com água de um poço, dos troncos 2apodreceram, 2fungaram e outros 2 não lhes aconteceu nada de mal... Agora pergunto se os troncos fungam devido a água onde se encontram então porque somente 2 fungaram??
Pedro D. Fernandes Publicado: Outubro 21, 2007 Publicado: Outubro 21, 2007 Boas pessoal..Desculpem meter me mas um dia fui apanhar troncos e tal..Cheguei a casa tirei a casca deixei em molho seu devido tempo..Puz no aquario e fungou..segui conselhos do pessoal do forum e fervi em sal grosso e desde ai nunca mais tive fungos! Meu Tanganyika de 60l
ptorres98 Publicado: Outubro 21, 2007 Publicado: Outubro 21, 2007 (editado) pelos vistos o sal faz efeito!!! eu sempre achei que sim!! e voçes ainda continuam a discutir!!! sobre isso.. quer disser o asunto quase já ñ tem nada a ver!! acho que é uma discusão que ñ tá a ter muito nexo!!! pois já deu para ver que nenhum de voçes vai dar razão ao outro!! é bom haver assim discossões aqui no foru pois dá para var mesmo quais os genos de aquariofilistas há!! neste caso pelo que me dá a entender um que põe "qualquer coisa" dentro do aquario!! o outro que como eu prefer prevenir!!! Editado Outubro 21, 2007 por ptorres98
Just_me Publicado: Outubro 21, 2007 Publicado: Outubro 21, 2007 ptorres98 nao achas uma conclusão demasiado precipitada? e um julgamento ainda mais precipitado? eu diria mesmo um julgamento ignorante dos "generos" de aquariofilistas que há? eu acho que devias ter um bocadinho mais de calminha a dizer certas coisas. se eu ferver um tronco em champanhe e se depois nao fungar...o champanhe faz efeito? afinal se um membro usou sal e ele não fungou? hmmm...e se ferver com pimenta? ou com gengibre que tambem tem propriedades deseinfectantes naturais e dá outro gostinho? se não fungar ali num tronco...então temos tratamento alternativo e que afinal resulta!!! será que nao há outros factores envolvidos? tal como a quantidade de bacterias presentes no aquario quando da sua introdução da 1ª vez e da 2ª ? A competição por um nicho ecologico? ja foi dito que o tratamento nao garante que o tronco nao volte a fungar. Então será que o tratamento realmente faz alguma coisa? ou fazem o tratamento e depois é novamente uma questão de como a biologia do aquario evolui? Quando vão ao mecânico se ele vos disser, dei ali umas pancadas no motor, e agora, em vez de arrancar 50% das vezes arranca 60% das vezes. Obrigado e volte sempre. voces ficavam satisfeitos? se não querem que o tronco ganhe fungos não seria mais fácil com umas gotas de anti-fungico no aquario? volto a repetir, ja alguma vez questionaram os métodos? continuo a achar que não. quanto ás fibras do pinho, são de celulose como as outras... são na sua quase totalidade polisacarideos, e não teem nada de especial...a resina é que joga um papel mais importante na conservação do mesmo. Zogli, acho que tu é que estas a tentar defender o argumento da antiguidade quando o mesmo não faz sentido nenhum. Disseste que ja o teu avô tratava os troncos e eu disse que os antepassados que inventaram a roda as faziam de pedra... se houve evolução nos materiais de construção de rodas porque não haver evolução na maneira de encarar os troncos. se nao compreendeste... nao consigo explicar melhor. e não estou a deturpar pensamento nenhum. Sim, para mim é dificil aceitar argumentos, teem de ser bem defendidos, coisa que ainda nao vi aqui. Alias a ultima discussão da qual gostei foi principalmente com o membro AGA, e ele provou o seu ponto (tenho de ir lá responder) e eu aceito, e ja tentei adequar o meu pensamento ao que aprendi. Tudo se resumia a uma convenção quimica que não é muito explicada a não quimicos. Aprendi. Agora argumentos sem bases por trás não aceito facilmente, especialmente se nem a evidencia empirica os sustenta, e especialmente se ao reflectir sobre o assunto, o mesmo nao faz qualquer sentido. ainda não vi um argumento bem defendido. se o tens, explica-o sinteticamente e como parece que eu sou de compreensão lenta... faz assim para eu perceber onde esta: argumento: aqui metes o argumento fim do argumento Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Daniel Almeida Publicado: Outubro 21, 2007 Publicado: Outubro 21, 2007 ja foi dito que o tratamento nao garante que o tronco nao volte a fungar Exacto, os meus troncos fungavam, mesmo depois de estarem de molho, e fervidos com sal... Daniel Almeida
Recommended Posts