Recommended Posts

Publicado

Olá a todos! Espero que me consigam elucidar neste problema.

Tenho um aqua montado há 6 meses e notei um crescimento lento de umas algas escuras tipo cabelo nas folhas das plantas mais grossas, (echinodorus e anubias). No principio até achei piada mas agora alastrou-se para o areão e vidros, começando a ficar impossível de erradicar.

Após leitura atenta dos demais tópicos aqui publicados, sei que tenho nitratos(NO3) muito elevados, acima dos 40ppm, podendo ser essa a causa do problema.

Já fiz várias TPA e a água da torneira também tem nitratos elevados, logo a solução não passará por aí.

Estou pensando em comprar um desnitrificador da aqua medic.

O que me aconselham a fazer?

Substrato fértil - Trópica e sachem

Volume água - 300L

Iluminação - 0,7W/L

PH - 6.8

GH - 8

KH - 3 ppm

CO2 - 14

NO3 - acima dos 40ppm

PO4 - 1 ppm

FE - 1 ppm

MG - Adiciono todos os dias 2 m/l da Horizonteaquatico

K+ - Adiciono todos os dias 15 m/l da Horizonteaquatico

657_3868.png
Publicado:

Essas algas crescem em ambientes com pouco CO2. A subida de CO2 vai parar o seu crescimento mas a sua remoção tem de ser manual, ou com um ataque "quimico" (Água oxigenada).

O controlo dos nitratos nao vai fazer nada a essa alga.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:
Essas algas crescem em ambientes com pouco CO2. A subida de CO2 vai parar o seu crescimento mas a sua remoção tem de ser manual, ou com um ataque "quimico" (Água oxigenada).

O controlo dos nitratos nao vai fazer nada a essa alga.

Boas,

já que o meu problema "deve" ser o mesmo....

aumentar o co2, não irá baixar demasiado o PH?...e já agora, eu no meu aquario de 250 litros tenho 30 bolhas por minuto...é pouco??...já me disseram que tem de ser 60 por minuto, ou seja 1 bolha por segundo.....

Se tinha o PH a 7.5 antes da adição do CO2 e agora, após adição de CO2 tenho 6.5.....então , nesta base,....se aumentar para 60 bolhas por minuto, ou seja o dobro, não irá o PH, .....pela lógica baixar para .....5.5....5.0...?? :S

Obrigado e desculpem a intromissão

Cumprimentos

Publicado: (editado)
aumentar o co2, não irá baixar demasiado o PH?...e já agora, eu no meu aquario de 250 litros tenho 30 bolhas por minuto...é pouco??...já me disseram que tem de ser 60 por minuto, ou seja 1 bolha por segundo.....

depende do difusor, e mais uns quantos parametros que influenciam a dissolução do Co2

depende da luz

depende da quantidade de plantas

depende da fertilização que fazes...

dado teres todas estas variaveis, apenas existem dois metodos para veres o nivel de Co2 no aquario:

1- medes

2-ves plantas, algas e peixes

foram incluidos dois dados:

1-

CO2 -14

se isto é em ppm...é um valor baixo ( mas tambem depende do tipo de medição usada)

2-

Tenho um aqua montado há 6 meses e notei um crescimento lento de umas algas escuras tipo cabelo nas folhas das plantas mais grossas, (echinodorus e anubias). No principio até achei piada mas agora alastrou-se para o areão e vidros, começando a ficar impossível de erradicar.

o factor biologico que confirma niveis baixos de CO2.

Se tinha o PH a 7.5 antes da adição do CO2 e agora, após adição de CO2 tenho 6.5.....então , nesta base,....se aumentar para 60 bolhas por minuto, ou seja o dobro, não irá o PH, .....pela lógica baixar para .....5.5....5.0...?? :S

não...

depende da dureza em carbonatos, depende do consumo das plantas...etc..etc... e por ultimo...a escala de pH é logaritmica, a da presença de CO2 na agua é linear... ou seja... 14ppm é metade do CO2 de 28ppm

pH de 7 para 6 implica que 10x mais ioes H+ estão presentes na agua, de 6 para 5 o mesmo,etc...

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

O Just me,trouxe um factor interessante á discussão,o saber interpretar sinais visuais do estado das coisas,dou um exemplo tenho uma(é mesmo só uma lol) alga preta tipo penacho com uns 3mm agarrada ao suporte do termostato,foi a unica que sobreviveu de muitas que tinha anteriormente,já a podia ter retirado,mas prefiro usá-la como indicador do nivel de CO2,se está a bons niveis o penacho não cresce,se o nivel de CO2 começar a baixar,o tamanho do penacho começa logo a aumentar.

Tudo isto pra dizer o quê?...que a expriencia tráz muitas coisas boas e uma delas é saber interpretar sinais de que as coisas não vão bem. :|

Publicado:

Boas,

expliquem-me lá como é que em niveis de co2 baixo as algas crescem e em niveis altos não se verifica??

Cumprimentos

Publicado: (editado)

Penso que afecta a capacidade da alga em utilizar ou reter, não sei qual das expressões estará mais correcta, o N e o P, têm capacidade para captar formas de carbono que as plantas não conseguem, ao mesmo tempo que na presença de boas condições, o metabolismo das plantas aumenta.

Editado por Jatbas
Publicado:

Obrigado a todos!!!

É o que o just me diz, comprova-se pq a minha botija de CO2 esteve quase 1 mês e meio para ser carregada, logo não havia CO2 o que terá espoletado esse "boom" de algas.

Vocês são os maiores.

Cumps

657_3868.png