Recommended Posts

Publicado

Bom dia pessoal tenho um aquario de 72l(60x40x30) e estou com algumas dúvidas.

1° para este volume de água eu acho que super povoei meu aquario (10 paulistinhas 6 matogro0, 4 platys, 3 molinésias, 4 colidoras, 7 barbos, 3 borboletas, 5 neons e ainda 1 acará bandeira pequeno e 2 pitus)

Percebo que na hora da alinetação e um aue!!!!! e tenho que colocar uma quantidade razoavel para que todos comam. Esta "fome exagerada e normal"?

2° Estu percebendo queem alguns peixes ocorre uma perda de cor progressiva(neos e matogrosso) acho que e o PH ja retirei as conças e coloquei um tronco ,fiz bem?(PH7.3) A cor volta?

3° Nao adubei o substrato para colocara as plantas( so fui saber isso deposi- besta eu) posso fazer a adubaçã odireto na agua? recebi umaspastilhasde adubo completo ( sera flsorenette)e tranquilo este adubo?

4° Estou usando uma lâmpada para aquário de 15 W e poucaluz para este aquário?

5 ° Para este aquário e preciso colocar a bomba de CO2?

6 Para com,plicar apareceu um peixe com ictio, ele esta com o s pontinhos e praticamente "desbotou" agoanao sei se foi por causa do ictio ou por causa do PH eu elevei a temperatura do aquario para 30 .Deposi de algum tempo percebi que os peixes nao estavam supórtando bem e estou fazendo elevaçoes em curtos intervalos de tempo . Esta correto?

bem muito obrigado pela atenção e ajuda

rafa

Publicado:
Bom dia pessoal tenho um aquario de 72l(60x40x30) e estou com algumas dúvidas.

1° para este volume de água eu acho que super povoei meu aquario (10 paulistinhas 6 matogro0, 4 platys, 3 molinésias, 4 colidoras, 7 barbos, 3 borboletas, 5 neons e ainda 1 acará bandeira pequeno e 2 pitus)

Percebo que na hora da alinetação e um aue!!!!! e tenho que colocar uma quantidade razoavel para que todos comam. Esta "fome exagerada e normal"?

2° Estu percebendo queem alguns peixes ocorre uma perda de cor progressiva(neos e matogrosso) acho que e o PH ja retirei as conças e coloquei um tronco ,fiz bem?(PH7.3) A cor volta?

3° Nao adubei o substrato para colocara as plantas( so fui saber isso deposi- besta eu) posso fazer a adubaçã odireto na agua? recebi umaspastilhasde adubo completo ( sera flsorenette)e tranquilo este adubo?

6 Para com,plicar apareceu um peixe com ictio, ele esta com o s pontinhos e praticamente "desbotou" agoanao sei se foi por causa do ictio ou por causa do PH eu elevei a temperatura do aquario para 30 .Deposi de algum tempo percebi que os peixes nao estavam supórtando bem e estou fazendo elevaçoes em curtos intervalos de tempo . Esta correto?

bem muito obrigado pela atenção e ajuda

rafa

boas

a primeira coisa que tens de fazer e diminuir essa população de peixes!!!

arranja outro aqua ou vende alguns tens uma carga biologica muito elevada para tão poucos litros.

quanto a cor mesmo com o ph a 7.3 não devia haver problemas o que pode estar a acontecer é stress por falta de espaço

cump.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"

UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Publicado:
.

1° para este volume de água eu acho que super povoei meu aquario

Sim..para essa litragem tens MUITOS peixes, e isso vai fazer com que o nivel de nitratos( resultado das fezes e da comida que entra em decomposiçao no aqua) aumente e isso vai ter efeitos negativos na saude dos teus peixes..A regra geral para os peixes que tens eu fazia de pelo menos 5 litros por peixe. Como foi dito atrás, vende alguns, oferece, ou arranja outro aquario..Talvez um maior( bem cedo vais perceber que este vicio te vai obrigar a aumentar o teu número de aquas)

Esta "fome exagerada e normal"?

tens que ter cuidado com a quantidade de comida que dás aos teus peixes, pois se lhes deres muita comida eles podem morrer..Eu tenho uns platy's que estão sempre prontos a comer, por vezes com a barriga quase a rebentar e continuam a comer.

Fizeste bem em colocares um tronco( previamente tratado) assim vai reduzir um bocado o PH da tua água O que é bom para os neons que gostam de aguas relativamente ácidas, mas é bom que te lembres que realmente o mais importante é os parametros da agua serem estáveis

Quanto a essa marca de adubo nao conheço,mas não ha nada como experimentar.Acho que o problema maior não é por aí...convem teres bastantes plantas para transformarem os nitratos( prejudiciais para os peixes) em nitritos..Convem teres feito a ciclagem do aquario..Assim espero pois isso é extremamente importante

O ideal de quantidade de luz para um plantado é no minimo 0,5W / litro, logo deverias ter pelo menos 35W de luz para a tua litragem

Caso tenhas muitas plantas é essencial teres CO2 no aqua pois as plantas efectuam o processo de fotossintese mais eficientemente e isso vai melhorar a tua água, pois aumenta o O2 dissolvido na água e transforma mais eficientemente nitratos em nitritos . Cuidado , pois o CO2 vai-te baixar o PH da agua, o que é bom para alguns peixes, mas mau para outros..

Como te disse anteriormente, os peixes nao suportam mudanças bruscas nos parametros da agua, como tal a mudança de temp deve ser gradual..Aconselhava-te a comprares um aqua não muito grande, ou mesmo um balde que leve 15litros ou assim e passava a funcionar como aqua hospitaL.Passavas os peixes doentes para o aqua e tratava-los com azul metileno ou remédio para o ictio..Sempre com pedra difusora a trabalhar e temp a 29/ 30.

Abraço.espero ter ajudado

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!