andre_inacio Publicado Julho 22, 2007 Publicado Julho 22, 2007 (editado) Olá amigos. Comecei na aquariofilia há coisa de um ano, por mero acaso após descobrir um antigo aquário cá por casa. Entretanto fui pesquisando e descobri os plantados, e decidi então fazer a minha primeira experiência. Pesquisei um pouco sobre o assunto, mas, como é óbvio, como é a primeira vez, de certeza que cometi alguns erros pelo caminho, e ainda tenho algumas dúvidas, mas a minha política é que é com os erros que se aprende. Aqui fica o meu "antigo" aquário: A partir daqui fica o actual plantado que estou a (tentar) montar: (Os dois tubos de onde sai o CO2 estão ali temporariamente, até eu os meter numa forma melhor esteticamente como é óbvio, e num deles ainda falta uma pedra difusora que ainda não tive oportunidade de comprar) Faz hoje duas semanas que o aquário está montado. Tinha fotos de todos os passos desde o desmontar do outro aquário até ao plantar deste, mas o meu irmão fez-me o enorme favor de as apagar da máquina (Aqui o tronco com umas pedras em cima, pois apesar de ter estado mais de um mês dentro de água o sacana insiste em não ir ao fundo.) A partir daqui começam as minhas dúvidas... Vou começar por colocar o setup do aquário: Dimensões: 90x40x50 (CxLxA) ---> 180L Brutos Iluminação: Calha daquelas de cozinha com duas lâmpadas que já vinham com ela (temporárias, pois esta semana vou comprar duas novas mais fortes próprias pra a aquariofilia) CO2: Duas garrafas de receita caseira Flora: Limnophila Sessiflora, um pouco de riccia lá atrás, glosso, valisnerias, fetos de java, musgo de java e mais algumas de que não me recordo o nome. Fauna: Por enquanto pus lá só hoje 2 Viúvas para ver como elas se dão com o novo ph, por enquanto ainda tenho os peixes todos num outro aquário até fazer o ciclo. Substracto: Akadama Especial. Filtro Interno. 1 Tronco. Vamos então ás dúvidas. 1º- Em primeiro lugar, estou um pouco desiludido com a glosso, pois não está a formar o tapete que e tencionava fazer, pois está a crescer pra cima, mas pelo que li, isto deve-se a falta de luz, certo? (Será que ainda dá para ir ao lugar depois de comprar as lâmpadas novas? 2º- Segundo li em alguns tópicos, a akadama é inerte, pelo que decidi adicionar fertilização líquida aos tpa's que faço de 5 em 5 dias. Estou a proceder correctamente? O fertilizante que estou a meter é este: Plant Gro da Nutrafin. 3º- Em relação ao CO2, neste momento tenho duas garrafas caseiras, uma com uma pedra disufora, outra ainda acabadinha de fazer, mas ainda sem nada para diluir o co2 na água. O que me aconselham? Uma pedra difusora ou aquele difusor da nutrafin que a bola descreve um caminho até ficar bem pequenina? Estou indeciso entre estes dois. Por enquanto são só estas as dúvidas, espero ter-me explicado bem. Espero pelas vossas críticas. Abraços. Editado Novembro 1, 2007 por andre_inacio
andre_inacio Publicado: Julho 23, 2007 Autor Publicado: Julho 23, 2007 Está assim tão mau? banana rock Amigos, hoje quando acordei, deparei-me com estes presentinhos no meu aqua, que eu penso serem ovos das viúvas, mas não tenho a certeza se são ou não. O que é certo é que os dois dias desde que os meti no aquário, eles estiveram como que a "bailar" muito juntinhos, comportamento este que eu estranhei.. seria isto o ritual de acasalamento? Outra coisa, se isto forem realmente ovos, li no site do aquário Vasco da Gama que demoram cerca de 2 a 3 dias a eclodir, dependendo da temperatura da água, e dizia também para adicionar azul de metileno á água. Não entendo qual a função do azul de metileno, alguém me podia explicar por favor?
Vasco Matos Publicado: Julho 23, 2007 Publicado: Julho 23, 2007 Boas! Acho que fostes depressa demais,primeiro devias ter arranjado a luz prória para plantados e depois plantar.A glosso precisa de muita luz para crescer horizontalmente.Deves colocar o máximo de plantas que conseguires de inicio,de forma a evitares algas.Para um plantado devias ter posto um substrato fértil,mas sempre podes pôr fertilização sólida enterrada no areão. E esse peixe é Viuva? É um tetra mas não me parece o Tetra Negro,vulgo Viuva.Eu tenho Viuvas e têm riscas negras e barbatanas negras. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Luis carrilho Publicado: Julho 23, 2007 Publicado: Julho 23, 2007 Boas Andre, Pois,receio ter que te dár más noticias ,se não alterares a filosofia de montagem desse aqua,não vai tardar nada a teres problemas com algas. Ao usares CO2 sem iluminação a condizer(em quantidade e qualidade)as plantas não vão conseguir utilizar da melhor maneira o CO2 no seu crescimento,já as nossas amigas algas não têm esses problemas e mál as plantas percam força... Alem disso,devias logo de inicio ter plantado o aqua ao maximo e de preferencia com plantas resistentes e fortes consumidoras de nutrientes,precisamente para "tirarem o pão da boca" ás algas. Tens por isso algumas alterações a fazer. Como não tens substrato fertil,a fertilização liquida torna-se obrigatoria,mas atenção,neste momento com tão poucas plantas estás a fertilizar o quê??... Eu uso um difusor de CO2 desses em escadinha da Nutrafin que referes,é porreirinho mas para um aqua das dimensões do teu já se pedia uma coisa mais a serio. Planta isso fortemente,faz TPAs com fartura agora de inicio,dá pouco comer aos peixes,não faças demasiadas horas de fotoperiodo e...arranja uma iluminação como deve ser. Deixo-te uma foto do meu plan...her...amontoado ,pois por falta de espaço está tudo um pouco ao monte(resolução pra breve),mas com tudo a crescer muito bem e sem algas. Grande abraço.
andre_inacio Publicado: Julho 24, 2007 Autor Publicado: Julho 24, 2007 (editado) Muito obrigado pelas ajudas banana rock Zogli: Sempre ouvi dizer que estes peixes eram os chamados viúvas ou tetras, mas posso estar errado. No entanto gostava mesmo de saber se aquilo são ovos ou não, pois hoje já não tenho assim tanta certeza pois parece que hoje já estão lá menos e que se estão a desfazer.. (atenção que já retirei os ditos progenitores do aquário) Luís Carrilho: Muito obrigado pela informação. Já fui comprar duas lâmpadas novas, que segundo o senhor da loja são as indicadas para isto, depois já meto aqui as suas especificações e umas fotos. Será que ainda vou a tempo de levar a glosso por bons caminhos? Outra coisa, já que errei quanto ás quantidades que devia ter plantado, segundo percebi, ainda não devo começar a fertilizar, certo? Só começo quando tiver mais plantas? Elas parecem estar-se a desenvolver bem, menos a glosso que está a crescer veticalmente. Por último, o teu plantado está muito bonito, com umas cores muito vivas. O que vejo aí é riccia certo? Se sim, podes-me dizer quando devo retirar as redes que meti por cima dela e se depois ela se "propaga" bem pelo aquário? Abraços. Editado Julho 24, 2007 por andre_inacio
Vasco Matos Publicado: Julho 24, 2007 Publicado: Julho 24, 2007 http://www.aquariofilia.online.pt/default....amp;id_peixe=17 Aqui podes ver o aspecto das Viuvas Negras.Com mais umas plantas isso vai ficar à maneira. Podes fertilizar mas mete só metade da dose normal,ou então espera até teres as plantas todos.Se eu fosse a ti arranjava o mais rápido possivel.No principio também não metas muita muita luz por causa das algas.O que eu faço é ir acrescentando.E sim ainda estás a tempo de salvar a glosso! Força com isso Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Luis carrilho Publicado: Julho 24, 2007 Publicado: Julho 24, 2007 Luís Carrilho:Muito obrigado pela informação. Já fui comprar duas lâmpadas novas, que segundo o senhor da loja são as indicadas para isto, depois já meto aqui as suas especificações e umas fotos. Será que ainda vou a tempo de levar a glosso por bons caminhos? Outra coisa, já que errei quanto ás quantidades que devia ter plantado, segundo percebi, ainda não devo começar a fertilizar, certo? Só começo quando tiver mais plantas? Elas parecem estar-se a desenvolver bem, menos a glosso que está a crescer veticalmente. Por último, o teu plantado está muito bonito, com umas cores muito vivas. O que vejo aí é riccia certo? Se sim, podes-me dizer quando devo retirar as redes que meti por cima dela e se depois ela se "propaga" bem pelo aquário? Abraços. Boas andre, Sim o que vês no fundo é Riccia e a pergunta que fazes a seguir ...her...é daquelas que não se faz,mas tudo bem,a Riccia é uma planta flutuante,obrigá-la a fazer tapete no fundo é de certo modo contra natura,mas foi uma moda que pegou dos aquas do Amano,agora se lhe retirares o que a prende no fundo(rede)...acabas de ganhar uma linda planta flutuante ,por isso as redes são mesmo pra ficar,por isso em caso de ser rede metalica convem mesmo ser de inox ou aluminio,dou uma dica,comprei numa loja dos 300 umas cloches(tipo passador) com rede de inox,cortei a rede fiz um formato de caixinhas,coloquei lá a Riccia e atei por baixo com um pouco de fio de algodão e...voilá: Aqui está ela em pleno pearling,mais facil e barato é dificil. Obrigado por chamares a minha tartarugueira de plantado(sim já foi uma "béla" tartarugueira ),mas neste momento é mais uma especie de armazem de especies,uma vez que no futuro irão pra uma montagem a serio,inclusive tenho mais duas caixas de plastico de 20lt cheias de plantas,com iluminação,pequenas doses de CO2 e alguma fertilização liquida,não só não morre nada como crescem que é uma maravilha. Quanto á questão do Glosso...pois,pra crescer bem e espalhar-se na horizontal requer muita e BOA iluminação e receio que ainda não seja com essas lâmpadas milagrosas,mas fico á espera dessas especificações,por ex. ainda não disseste qual o racio de watts por litro que tens,esse é um factor muito importante. De qq modo reafirmo,na minha opinião deves(é pra ontem)plantar isso ao maximo,mesmo que seja com plantas que não gostes muito e que sejam provisorias,para que haja ai consumo de nutrientes e não dár hipotese ás algas,enquanto não tiveres isso fortemente plantado,nada de fertilizante liquido,TPAs sem medo(na agua da rede sempre vêm alguns elementos importantes e isso tanbem ajuda),valores de fosfatos e nitratos debaixo de olho(se calham a ficar os dois altos ao mesmo tempo...estás lixado ) e não faças mais que 10h(e isto no maximo) de fotoperiodo diario. Vai dando noticias e tem calma que tudo se há-de encaminhar. Grande abraço.
andre_inacio Publicado: Julho 25, 2007 Autor Publicado: Julho 25, 2007 (editado) Zogli: Estive a ver esse site, e também tenho uma viúva igual a essas, tenho 4 ao todo, mas então, as outras três (duas delas são as que estão na foto do aquário) são apenas tetras? Luís Carrilho: Uau, não fazia ideia de que a Riccia era uma planta flutuante, desde que frequento o fórum que meti na ideia que era uma planta de tapete, pois em todos os aquários em que a vi ela servia para esse fim, mas se também dá para fazê-la de tapete, então penso que não há problema O que eu a tenho a segurar, é rede mosquiteira que comprei na drogaria, bem baratinha e serve bem para o efeito Hoje vou fazer uma poda á Glosso, tirar as partes amareladas, e voltar a plantá-la o mais possível como me foi recomendado. Neste momento tenho duas Lâmpadas novas: - Uma Flora-Glo de 60cm, com 20W (T8) - Uma Aqua-Glo de 60cm, com 20W (T8) No entanto, estou a achar pouca luz, pois parece-me que as outras luzes que vinham com a calha davam mais luz, ou seria do espectro? Pelo menos a senhor que me atendeu disse-me que estas eram as ideais para o aquário, embora eu gostasse de falar com o próprio dono da loja que ele é que percebe mais disto, mas ele infelizmente não estava lá. Abraço PS- Pelos vistos o que eu julgava serem ovos das ditas viúvas, pelos vistos não o eram, pois já desapareceram, parece que se desfizeram.. Editado Julho 25, 2007 por andre_inacio
bean_around15 Publicado: Julho 25, 2007 Publicado: Julho 25, 2007 Gymnocorymbus Ternetzi "This fish is easiest to breed in a breeding tank with marbles as a substrate or a mesh netting for the eggs to fall out of reach of the cannibalistic parents. Use warm water (84-86°F) to initiate spawning. After courting procedure of the male swimming around females with fins spread, many tiny transparent eggs that fall to the bottom. Parents must be removed or eggs will be eaten. The eggs hatch in 24-28 hours and the fry are free-swimming after 3 to 5 days after. Start feeding with small live and crushed flake foods." http://fish.mongabay.com/species/Gymnocorymbus_ternetzi.html Por isso se eram ovos, foram comidos. Cumprimentos
Vasco Matos Publicado: Julho 25, 2007 Publicado: Julho 25, 2007 Sendo assim tens Viuvas albinas!? Não conhecia esse peixe! Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Luis carrilho Publicado: Julho 25, 2007 Publicado: Julho 25, 2007 (editado) Luís Carrilho:Uau, não fazia ideia de que a Riccia era uma planta flutuante, desde que frequento o fórum que meti na ideia que era uma planta de tapete, pois em todos os aquários em que a vi ela servia para esse fim, mas se também dá para fazê-la de tapete, então penso que não há problema O que eu a tenho a segurar, é rede mosquiteira que comprei na drogaria, bem baratinha e serve bem para o efeito Hoje vou fazer uma poda á Glosso, tirar as partes amareladas, e voltar a plantá-la o mais possível como me foi recomendado. Neste momento tenho duas Lâmpadas novas: - Uma Flora-Glo de 60cm, com 20W (T8) - Uma Aqua-Glo de 60cm, com 20W (T8) No entanto, estou a achar pouca luz, pois parece-me que as outras luzes que vinham com a calha davam mais luz, ou seria do espectro? Pelo menos a senhor que me atendeu disse-me que estas eram as ideais para o aquário, embora eu gostasse de falar com o próprio dono da loja que ele é que percebe mais disto, mas ele infelizmente não estava Riccia FLUITANS...o nome diz tudo. Quando a iluminação só te digo o seguinte,tens um aqua de 180lt e ainda por cima queres fazer um tapete de Glosso,devias ter no MINIMO uns 100w e tens 40..."I rest my case". Editado Julho 25, 2007 por Luis carrilho
andre_inacio Publicado: Julho 25, 2007 Autor Publicado: Julho 25, 2007 Gymnocorymbus Ternetzi "This fish is easiest to breed in a breeding tank with marbles as a substrate or a mesh netting for the eggs to fall out of reach of the cannibalistic parents. Use warm water (84-86°F) to initiate spawning. After courting procedure of the male swimming around females with fins spread, many tiny transparent eggs that fall to the bottom. Parents must be removed or eggs will be eaten. The eggs hatch in 24-28 hours and the fry are free-swimming after 3 to 5 days after. Start feeding with small live and crushed flake foods." http://fish.mongabay.com/species/Gymnocorymbus_ternetzi.html Por isso se eram ovos, foram comidos. Cumprimentos Pois é, pelos vistos eram mesmo ovos, mas é impossível terem sido comidos, visto que retirei logo os progenitores para o outro aquário Em relação á iluminação, neste momento vai ter de ficar assim, pois o € não abunda, mais tarde compro algo como deve ser então;)
andre_inacio Publicado: Novembro 1, 2007 Autor Publicado: Novembro 1, 2007 (editado) Pois é amigos, depois de passados 3 meses de ter montado este aquário, venho informar que o mesmo ainda se mantém de pé, já com todos os peixes, e está tudo muito saudável, tanto as plantas como os peixes Para primeiro plantado (se é que lhe posso chamar plantado), penso que não está a ir nada mal, pois o meu objectivo é aprofundar os conhecimentos sobre as plantas, as suas podas, fertilização, entre outros, para mais tarde montar algo mais elaborado. As plantas têm crescido a olhos vistos, estão muito saudáveis, e de domingo a domingo faço uma poda, em que as limnophilas dão sempre bastantes pés. O único problema que tenho ás vezes, é aparecerem-me pontos verdes nos vidros (algas). Não são muitas, e só aparecem +/- de duas em duas semanas, mas no entanto gostava de perceber o porquê de aparecerem. Deixo então aqui umas fotos do meu menino : E agora lanço-vos um pequenino desafio com esta foto.. Aqui estão 3 peixes, o meu pleco castanho está assim meio camuflado, quem o encontrar pago um jantar:p PS- Nem tudo o que escrevi neste post deve ser levado á letra Um abraço. Editado Novembro 1, 2007 por andre_inacio
Recommended Posts