Recommended Posts

Publicado

Gostava da vossa opinião. Preciso de "alguém" que dê conta daquela "gosma" esverdeada por cima das anúbias e outras plantas, bem como de algumas partículas em suspensão que se vão soltando... por ex. bocadinhos de musgo de java ou até resíduos dos troncos. Por mais que ande com uma rede a tentar apanhar, é sempre infrutífero. E as corydoras não dão conta disso... . Acham que uma Pomacea bridgesi era a melhor escolha? Já me informei sobre a espécie mas mesmo assim gostava da vossa opinião, se esta seria a melhor opção. E se assim for, há alguma espécie de peixes que não possa conviver com elas?

Muito obrigada a todos! :crazyeyes:

"No fundo do mar há brancos pavores,

Onde as plantas são animais

E os animais são flores (...)" Sophia M.B.Andresen

Publicado:

Boas Piscis! Sim as Pomaceas são grandes ''limpadores'' e não te tocam nas plantas. Peixes agressivos podem mordiscar as suas antenas e ai elas não se mostram com todo o seu esplêndor. Ciclideos,alguns peixe-gato,etc. Que peixes tens no teu aqua ? Os Plecos e Ancistrus também te limpam esse verdete e as Beaufortia Laverty idem.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:
Boas Piscis! Sim as Pomaceas são grandes ''limpadores'' e não te tocam nas plantas. Peixes agressivos podem mordiscar as suas antenas e ai elas não se mostram com todo o seu esplêndor. Ciclideos,alguns peixe-gato,etc. Que peixes tens no teu aqua ? Os Plecos e Ancistrus também te limpam esse verdete e as Beaufortia Laverty idem.

Não tocam nas plantas é como quem diz. Se as plantas estiverem algo debilitadas ou mais moles...

One Fish Standing

Kurichiba

Publicado: (editado)
Não tocam nas plantas é como quem diz. Se as plantas estiverem algo debilitadas ou mais moles...

e há um tipo de pomácea que te devora as plantas as pomáceas canaliculata ..a que se deve ter nos aquas de modo a nao devorar as plantas sao as bridgesi

Editado por fishiado

Muito obrigada a todos pelas respostas!

Tenho dois escalares, 3 tetras congos, 3 kribensis (1 macho e duas fêmeas) e 1 corydora. Mudaram-se recentemente para um de 100 litros. Como quero aumentar a população do aqua, neste momento ando a ver as melhores hipóteses a fim de não cometer erros e fazer miscelâneas, mantendo as que cá tenho. É que depois custa-me muito desfazer-me dos meus bichinhos bang lol

Mais umas corydoras vou querer de certeza, até porque gostam de estar em grupo. Lembrei-me das Pomaceas porque me parecem um animal "neutro" e bastante útil para aquilo que quero. Além de ter a sua beleza muito própria, claro. Vou informar-me melhor das outras espécies que me propuseram, embora já espere o meu kribensis macho não deva achar muita piada a algumas... . Já agora se quiserem dêem uma olhadela nele, no separador de Fotos e Vídeos. Meti lá um video dele a fazer umas escavações na areia :)

Em relação às Pomaceas canaliculata já tinha lido sobre elas. Esse também é o meu medo, que na loja me dêem uma dessas. As cascas são muito semelhantes... acho que só com duas diferentes ao lado uma da outra conseguia distinguir.

Editado por Piscis

Publicado:

só uma aparte...quando os kribensis estiverem em época de reprodução os teus escalares vao andar com as caudas um bocado maltratadas.eles defendem o seu território com grande agressividade e os teus peixes vao sofrer um bocado..

Publicado:

Mesmo as bridgesi podem comer plantas em casos mais extremos.

Piscis, as ampulárias necessitam de uma água com alguma dureza, é importante para elas sobretudo o cálcio.

One Fish Standing

Kurichiba

Já os tenho todos vai para quase dois anos. Até agora não me morreu nenhum, nem vi barbatanas mordidas. O macho sempre foi territorial e meio agressivo com todos no aquário, na zona da sua toca ou quando é hora de comer, mas acima de tudo é assim com as fêmeas da sua especie. Acho que nem lhes dá hipotese de lhe fazerem a côrte lol. Morder nunca reparei que mordesse, simplesmente não deixa haver mirones à porta de casa. No entanto vou fica atenta, obrigada.

Em relação às Pomaceas, uma das coisas que podemos fazer é pendurar vegetais (p. ex cenoura ou alface) durante a noite para elas comerem caso veja que estão com "fome a mais" não? E qto à dureza, as TPA's normais do aqua com água de lisboa devem ser suficientes para manterem a casca saudável, concordam?

Mais uma vez obrigada e desculpem tanta pergunta.

Editado por Piscis

Neste momento tenho 5 dou-lhes 2 X por semana cenoura cozida ou nabo, alface,etc. Comem também as pastilhas das corys e comida que vá ao fundo.Só comem plantas em ultimo caso,se estiverem com muita fome.As Canaliculata são ligeiramente diferentes,com umas riscas,e na forma da espiral ,mas as mais comuns nas lojas são as Bridgesi.Não te esqueças de deixar um espaço à superficie para respirarem e pôrem os ovos,pois estes não podem entrar em contacto com a água.

Editado por Zogli

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

Publicado:
Em relação às Pomaceas, uma das coisas que podemos fazer é pendurar vegetais (p. ex cenoura ou alface) durante a noite para elas comerem caso veja que estão com "fome a mais" não? E qto à dureza, as TPA's normais do aqua com água de lisboa devem ser suficientes para manterem a casca saudável, concordam?

Mais uma vez obrigada e desculpem tanta pergunta.

Boas,

Podes colocar sim, de vez em quando. Eu dou batata e alface. Há quem a dê crua ou "levemente escaldada".

"A água de Lisboa" é um bocado vago. Mas acho que se a água da rede tiver alguma dureza e se começares a ver problemas na casca, o método das tpas deve ajudar.

One Fish Standing

Kurichiba

Publicado:

A água da rede de lisboa é das mais duras de Portugal, se não estou errada. Era a isso que me referia. É só dar uma olhadela nos pacotes de detergente, vem lá o mapa a indicar as regiões com mais e menos dureza. Daí a minha questão, se bastavam as TPA's da água da torneira, já que aqui em Lisboa é naturalmente dura.

Obrigada a todos pelas dicas!

PS. Toyota, muito obrigada pela oferta. Neste momento fica-me fora de mão ir ao seixal, mas se passar por lá eu depois digo alguma coisa.

Publicado:
A água da rede de lisboa é das mais duras de Portugal, se não estou errada. Era a isso que me referia. É só dar uma olhadela nos pacotes de detergente, vem lá o mapa a indicar as regiões com mais e menos dureza. Daí a minha questão, se bastavam as TPA's da água da torneira, já que aqui em Lisboa é naturalmente dura.

Obrigada a todos pelas dicas!

PS. Toyota, muito obrigada pela oferta. Neste momento fica-me fora de mão ir ao seixal, mas se passar por lá eu depois digo alguma coisa.

agora ja mando pelo correio amanha vou mandar mais 30 uamas desas vao para a figueira da foz

TOYOTA

Publicado:

Não há qualquer problema em mandar caracois pelo Correio.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:

É afirmação.

É que há pessoal que tem problemas em mandar certas coisas pelo Correio e eu já mandeii de tudo, tirando peixes. Isso só vendo em mão. Camarões, caracois, plantas, se a coisa for bem feita, pode-se enviar mesmo na boa.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:

Sim também acho, as coisas bem acondicionadas náo haverá problema, menos os peixes claro. Acontece que, neste momento, só tava mesmo interessada numa Pomacea... não vale tanto trabalho bigsmile Mas muito obrigada na mesma!

Publicado:
Sim também acho, as coisas bem acondicionadas náo haverá problema, menos os peixes claro. Acontece que, neste momento, só tava mesmo interessada numa Pomacea... não vale tanto trabalho bigsmile Mas muito obrigada na mesma!

Se morasses em Lisboa,ou viesses cá, eu dava-te uma.

Zog Li

Publicado:

Agradeço imenso a vossa atenção e prestabilidade bigsmile Mas acabei por adquirir anteontem uma, com umas rasboras e uns narizes de bêbado. Por 0,90 centimos não é preciso estar-vos maçar.

Até agora só posso dizer estou maravilhada com este animalzinho. E fiquei feliz porque os peixes residentes aceitaram-no bem. Os kribensis não estão nem aí, nem mesmo quando ela passa em frente ao ninho e os escalares adoram ficar parados a olhar como quem "que raio é isto?!" e depois lá vão à vida deles.

A vosso conselho, já teve uma refeição de alface, mas estou a ver que ela gosta mesmo é de almoçar nos tronos e pelo côco.

Se entretanto resolver aumentar a prole, já sei com quem posso vir ter.

Mais uma vez um muito obrigada a todos pela ajuda, conselhos e ofertas de exemplares.

Felicidades para os vossos peixinhos! E para os donos que tratam deles claro! :wink:

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!