catarinaff Publicado Julho 19, 2007 Publicado Julho 19, 2007 Boas, antes de mais queria agradecer a todos por fazerem parte deste forum. Já li imenso, e aprendi muitas coisas! Agora o setup do meu aquário: Aquário de 60 Lts, com filtro interior. Fundo com areão. Um mês de existência. Flora: -2 espécies de plantas médias -2 espécies altas de crescimento rápido Fauna: - 5 Guppys (2 machos e 3 fêmeas) - 6 arlequins - 10 cardinais - 1 bótea - 3 camarões red-cherry (1macho e duas fêmeas) - 1 casal de mini "enguias" (não sei o nome) - 1 escalar pequeno - 3 peixes que parecem zebras (riscas horizontais pretas) - alguns caracóis banana rock Decoração: - 1 tronco Comida: - artémia congelada - Krill congelado - Flocos - Comida fundo Ph - 6.8 Gh - 5 Temp. - 26ºC Nitritos - 0 Amónia - 0 Aguardo sugestões e dicas, uma vez que é o meu primeiro aquário. Mais uma vez, muito obrigada a todos. Catarina FF Citar
riki1972 Publicado: Julho 19, 2007 Publicado: Julho 19, 2007 Boa noite Que sejas benvinda a este forum e ao mundo da aquariofilia. Também sou novato neste mundo mas se me permites gostava, de deixar algumas opiniões. Para um aqua de 60cms é capaz de estar perto da lotação maxima, cuidado com os parametros da água. O bótia é "Palhaço"? Não fica muito escondido? Pergunto porque eles ás vezes quando estão sós tornam-se timidos. O Escalar vai ser uma dor de cabeça se quiseres colocar lá outro. A minha experiencia diz que se gostares deles e quiseres juntar mais um que seja, podes vir a ter problemas com o mais novo que lá meteres. Eles tornam-se os donos do aqua, são muito territoriais. E quando os guppies se reproduzirem eles vão achar que os alevins são um petisco. Acho que fizeste uma optima escolha no que diz respeito ao hobbie e ao forum. Acho também que posso dizer que todos estamos ao dispor para esclarecer qualquer duvida Cpmts, Henrique Citar Olho por Olho e o Mundo acabará Cego. (Gandi)
zlatan9 Publicado: Julho 19, 2007 Publicado: Julho 19, 2007 Boa noite, Bem vinda ao mundo da aquariofilia, vais ver que não te vais arrepender. Agora algumas observações e questões: O aquário já passou e bem a lotação máxima. É melhor começares a desfazer-te de alguns. Faz umas pesquisas na net e aqui no forum e se tiveres duvidas sobre isto coloca aqui. Há quanto tempo introduziste os peixes? Antes de introduzires os peixes, convem que esteja concluido o ciclo do azoto, ciclo esse que vai permitir entre outras coisas o aparecimento de bactérias "amigas", que vão ajudar ai a manter essa malta toda. O ciclo demora mais ou menos 1 mês, por isso, a não ser que tenhas colocado bactérias, foi cedo para colocar a peixeirada. O pH é um bocado ácido para os guppys, que podem começar a ficar com as caudas roídas. Os peixes zebras que referes provavelmente serão os danios zebra. Cumps. Citar One Fish Standing Kurichiba
grande peixe Publicado: Julho 19, 2007 Publicado: Julho 19, 2007 Boas, olha, na minha opinião sem duvida tens imensos peixes para um aqua tão pequeno e com tão pouco tempo de vida, e as espécies que escolheste também não "casam" muito bem, antes pelo contrário.. aconselho-te a fazeres muitas TPA´s porque o teu aqua ainda não está ciclado e essa é uma das maneiras (para mim a melhor) de ires tentando ter a água em estado razoável, e os peixes agradecem! boa sorte! Citar o meu passatempo preferido é a pesca...
gil Publicado: Julho 19, 2007 Publicado: Julho 19, 2007 boas e bemvindo a este maravilhoso hobby primeira sugestao teras que escolher entre escalares ou gupys pois eu ja tentei juntar os dois e deu mortes. segunda sugestao eu escolheria os gupys pois sao espetaculares qundo chegas a casa e ves os primeiros alvins dentro do aqua. terceira sugestao seria subires o ph para 7.0 7.2 maximo apesar que 6.8 nao e muito baixo eu qundo tinha gupys era 7.0 sempre e nunca tive problemas. quarta e ultima sugestao seria retirar alguns peixes pois ta superlotado pode vir a dar problemas tens ao menos uma boa bomba de oxiginaxao??? de resto desejo te boa sorte e es bem vindo aqui ao forum dispoe sempre tamos ca para ajudarnos mutuamente. cumprimentos gil vicente Citar
highscreen123 Publicado: Julho 20, 2007 Publicado: Julho 20, 2007 boas e bemvindo a este maravilhoso hobby primeira sugestao teras que escolher entre escalares ou gupys pois eu ja tentei juntar os dois e deu mortes. segunda sugestao eu escolheria os gupys pois sao espetaculares qundo chegas a casa e ves os primeiros alvins dentro do aqua. terceira sugestao seria subires o ph para 7.0 7.2 maximo apesar que 6.8 nao e muito baixo eu qundo tinha gupys era 7.0 sempre e nunca tive problemas. quarta e ultima sugestao seria retirar alguns peixes pois ta superlotado pode vir a dar problemas tens ao menos uma boa bomba de oxiginaxao??? de resto desejo te boa sorte e es bem vindo aqui ao forum dispoe sempre tamos ca para ajudarnos mutuamente. cumprimentos gil vicente Viva Em relaçao à mistura de escalares com guppies, talves nao seja a ideal lol, mas por exemplo eu tenho escalares ke comprei kuando eram juvenis e ja tinha no aquario alguns neons, que at hoje nunca foram alvo de nenhum ataque dos ditos, que ja estao adultos. Entretanto ofereceram me guppies, e à semelhança dos neons tambem nunca foram atacados. Portanto +e uma questao de arriscares, isto se o escalar(es) forem ainda pekenos. Boa sorte catarinaff Citar
zlatan9 Publicado: Julho 20, 2007 Publicado: Julho 20, 2007 Resumindo um pouco: Seria importante saber primeiro se adicionaste algum tipo de bactérias, se foste adicionando ou se adicionaste logo uns quantos peixes e quando. Citar One Fish Standing Kurichiba
n3O Publicado: Julho 20, 2007 Publicado: Julho 20, 2007 Boas e bem vindo ao vicio Olha, eu acho que te deves desfazer de alguns peixes, nete acaso aconselho o escalar que vai crescer demais para o aqua que tens e provavelmente vai ratar os outros peixes. Eduardo Citar
catarinaff Publicado: Julho 20, 2007 Autor Publicado: Julho 20, 2007 Boas, realmente é um hobby super viciante, assim que chego a casa nem ligo a TV, fico a olhar para os meus peixinhos! Com voçês também se passa o mesmo? ou sou eu que sou babada?? Agora algumas respostas: - O meu aquário assim que foi montado, com água já tratada, levou muitas plantas - Todas as semanas coloco bactérias no filtro, e os peixes entraram só para o fim, e espaçados. (os guppy's foram os primeiros) - Todas as semanas faço testes para garantir que não tenho nitritos e amónia ( e não tenho mesmo yupiee - eu sei que a bótia na natureza anda em cardumes, mas estou a utiliza-lo como "limpador", e ele ora anda pelo aquário, ora anda escondido, mas parece-me que anda bem - O escalar (só um) é pequenino, e não tem incomodado os guppy's nem os cardinais, espero não ter problemas no futuro - Tive a fazer as contas de 1cm de peixe para 1 lt de água, e tenho o aquário com a lotação esgotada, mas dentro dos limites desta regra. Confirmam esta regra? Também não tive doenças até agora, e o aquário está muito bonito (para o meu gosto claro). Assim que puder mostro uma pic! Obrigada a todos mais uma vez! Citar
zlatan9 Publicado: Julho 20, 2007 Publicado: Julho 20, 2007 Olá, Para um melhor controlo dos parâmetros terás que reduzir a população, para o sistema se aguentar. Quanto à regra de 1cm de peixe para 1 lt de água é de facto um bom ponto de partida para todos, mas deverá ser aplicada tendo em conta o tamanho em adulto do peixe. Há também algumas excepções a esta regra, o escalar é uma delas. Calcula-se normalmente 20, 25 litros. Para além disto, no estado adulto terá que dispor de um aqua com um minimo de 40 cm de altura, já para não falar de alguma agressividade que será acentuada num aquário desse tamanho, à medida que vai crescendo e se ambientando. Por isto tudo também aconselho que retires brevemente o peixe. Fazendo as contas assim por alto, essa população seria excessiva mesmo para um aqua de 100 litros... Ainda bem que está tudo a correr optimamente, força aí! Citar One Fish Standing Kurichiba
Recommended Posts