Vasco Matos Publicado Julho 19, 2007 Publicado Julho 19, 2007 (editado) Tenho um sistema de C02 caseiro ligado a uma pedra porosa.Sem querer reparei em algumas bolhas a entrarem no filtro.Agora ponho a pedra porosa do CO2 por baixo da entrada do filtro externo,de maneira a que o CO2 percorra o caminho pela tubagem e assim diluir-se. Se calhar muita gente já tinha reparado nisto,eu reparei hoje...Se calhar descobri a pólvora! Editado Julho 19, 2007 por Zogli Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Hugo R. Silva Publicado: Julho 19, 2007 Publicado: Julho 19, 2007 Olá, já existem diversos tópicos acerca deste tema e a verdade é que a sua maioria indica que isso não é benefico acima de tudo pq penso que acumula ar dentro do filtro externo e quando chegar a determinada quantidade pode avariar o rotor, acho que é isso. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
bean_around15 Publicado: Julho 19, 2007 Publicado: Julho 19, 2007 Boas, Faz lá aí uma procura no forum que vais chegar à conclusão que essa "polvora é seca"....... Cumprimentos Citar
mulato Publicado: Julho 19, 2007 Publicado: Julho 19, 2007 Digam-me uma coisa. Isso nao é prejudicial para as bacterias dentro do filtro. Ja li por ai que as bacterias necessitam de O2, se estamos a injectar com CO2 elas morrem nao? Eu tenho um filtro exterior seco/humido que tem um tubo que puxa apenas ar, se for assim como o Zogli diz, podia ligar a esse tubo o Co2, assim o CO2 entrava logo para o filtro em vez do O2 certo? Citar
Vasco Matos Publicado: Julho 19, 2007 Autor Publicado: Julho 19, 2007 Digam-me uma coisa. Isso nao é prejudicial para as bacterias dentro do filtro. Ja li por ai que as bacterias necessitam de O2, se estamos a injectar com CO2 elas morrem nao?Eu tenho um filtro exterior seco/humido que tem um tubo que puxa apenas ar, se for assim como o Zogli diz, podia ligar a esse tubo o Co2, assim o CO2 entrava logo para o filtro em vez do O2 certo? Na água pode haver muito oxigénio e CO2 ao mesmo tempo,um não anula o outro,mas não sabia desse problema do rotor do filtro. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
indian_joe Publicado: Julho 22, 2007 Publicado: Julho 22, 2007 (editado) Boas, "A cavitação é comum em bombas de água e de óleo, válvulas, turbinas hidráulicas,propulsores navais, pistões de automóveis e até em canais de concreto com altas velocidades, como em vertedores de barragens. Ela deve ser sempre evitada por causa dos prejuízos financeiros que causa devido a erosão associada, seja nas pás de turbinas, de bombas, em pistões ou em canais. Estas bolhas de vapor que se formaram no escoamento devido à baixa pressão, serão carregadas e podem chegar a uma região em que a pressão cresça novamente a um valor superior à Pv. Então ocorrerá a "implosão" dessas bolhas. Se a região de colapso das bolhas for próxima a uma superfície sólida, as ondas de choque geradas pelas implosões sucessivas das bolhas podem provocar trincas microscópicas no material, que com o tempo irão crescer e provocar o descolamento de material da superfície, originando uma cavidade de erosão localizada. Este é um fenômeno físico molecular e que se dissemina e tende a aumentar com o tempo causando a ruína dos rotores." Existe o ditado que diz água mole em pedra dura tanto bate, até que fura... José Graça Editado Julho 22, 2007 por indian_joe Citar GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0 Cumprimentos, José Graça
Vasco Matos Publicado: Julho 23, 2007 Autor Publicado: Julho 23, 2007 Pois foi má ideia minha.Agora arranjei um frasco em plástico daqueles que se mede o PH,cortei-lhe o fundo e introduzi uma esponja.A pedra porosa lança o CO2 para dentro do frasco,que agarrei ao vidro com uma ventosa,passa pela esponja e vêm bolhas minusculas. Está a dar resultado. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Recommended Posts