Co2 Nutrafin


Recommended Posts

Boas a todos

 

Recentemente adquiri um sistema de co2 da Nutrafin, e já está a funcionar...Tenho também uma pequena bomba ligada a uma pedra difusora por onde saem algumas bolhas de O2. Tenho uma torneira no tubo que mantenho bastante fechada para que as bolhas seja poucas e o mais pequenas possiveis, não causando agitação na superficie da agua. Mantenho esta bomba a funcionar por uma questão de estética e para ajudar a oxigenar a agua à noite.

A minha pergunta é:

Existem problemas em manter a bomba a funcionar, com o difusor de co2?

 

O meu aqua tem 120l e é plantado, a fauna tem: Discus, cardinais, bebados, ancistros, corydoras e um ramirezi.

Tenho um filtro externo fluval 105.

 

Que opiniões têm sobre isto?

 

Obrigado a todos

 

P.s. Já agora: É seguro e eficaz substituir o difusor por uma pedra difusora???

 

Abraço

Pedro

Editado por pedrocasca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos

 

Recentemente adquiri um sistema de co2 da Nutrafin, e já está a funcionar...Tenho também uma pequena bomba ligada a uma pedra difusora por onde saem algumas bolhas de O2. Tenho uma torneira no tubo que mantenho bastante fechada para que as bolhas seja poucas e o mais pequenas possiveis, não causando agitação na superficie da agua. Mantenho esta bomba a funcionar por uma questão de estética e para ajudar a oxigenar a agua à noite.

A minha pergunta é:

Existem problemas em manter a bomba a funcionar, com o reactor de co2?

O CO2 deixa de ter efeito , liga o O2 só quando as luzes se apagarem.

O meu aqua tem 120l e é plantado, a fauna tem: Discus, cardinais, bebados, ancistros, corydoras e um ramirezi.

Tenho um filtro externo fluval 105.

Que opiniões têm sobre isto?

Têm cuidado com as quantidades que têns no aqua , já agora indica as quantidades.

P.s. Já agora: É seguro e eficaz substituir o reactor por uma pedra difusora???

 

Abraço

Pedro

Eu tenho das duas maneiras num aqua com o difusor outro com pedra difusora , e acho que a pedra difusora faz melhor a função

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Dependendo da quantidade de peixes, o fluval 105 é capaz de ser "curto" para esse aquário. As bombas de ar, além de retirarem CO2 da água, são totalmente dispensáveis.

As pedras difusoras nos sistemas de CO2 por fermentação têm tendência a entupir, exigindo uma manutenção apertada. O ideal seria um difusor de cerâmica.

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Dependendo da quantidade de peixes, o fluval 105 é capaz de ser "curto" para esse aquário. As bombas de ar, além de retirarem CO2 da água, são totalmente dispensáveis.

As pedras difusoras nos sistemas de CO2 por fermentação têm tendência a entupir, exigindo uma manutenção apertada. O ideal seria um difusor de cerâmica.

 

 

Obrigado Paulo

O fluval 105, por enquanto tem se portado muito bem, estou bastante contente com ele...

Daqui por uns tempos penso em adquirir outro....

 

 

Sendo assim, devo desligar a bomba? E à noite devo-a ligar ou não?[/b]

 

Abraço

 

Pedro

Editado por pedrocasca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devias desligar o oxigenio e liga-lo apenas quando as luzes se apagam. Como a luz esta apagada as plantas nao produzem o2, logo precisas da bomba ligada a essa hora para equilibrar o CO2 injectado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As bombas de ar só se tornam necessárias quando a agitação da água à superfície, feita pelo filtro, não é suficiente. Em alguns casos, no Verão e quando a temperatura da água atinge valores muito altos (havendo menos oxigénio dissolvido na água) a bomba pode dar uma ajuda.

Já alguma vez notaste que os peixes estão à superfície, com dificuldade em respirar?

 

Pessoalmente, nunca utilizei bombas de ar, nem de dia nem de noite, mesmo com injecção de CO2, que nunca desligava.

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se trata apenas do equilíbrio CO2/O2...

 

Ou tens um kH forte e consequentemente um pH blindado, ou então irás ter variações de pH

consideráveis nada agradáveis para os peixes.

 

Em resumo.

 

As concentrações de CO2/O2 estão intimamente ligadas ao pH da água.

 

Para além disso durante o dia as plantas consomem CO2 para produzir O2 e de noite fazem o inverso.

 

A injecção de O2 de dia é desnecessária se já tiveres a água bem oxigenada, ou seja, agitação à superfície,

plantas em quantidade suficiente, em suma se não tiveres os peixitos à tona de água.

 

De noite a coisa muda de figura, as plantas passam a consumir O2 e produzir CO2, se tiveres um sistema

de injecção de CO2 tipo 24h, estás ainda a aumentar mais a concentração de CO2.

 

O que sucede é que é certo e sabido que o aumento de concentração de CO2 aumenta o pH.

 

Por isso, se reforçares a injecção de O2 durante o período nocturno estás como que a "equilibrar" a concentração

o rácio CO2/O2 e a evitar uma queda brusca de pH prejudicial para os peixes.

 

Experimenta fazer uma medição do pH antes de apagares a luz, e imediatamente antes de a ligar.

 

ps: nem referi a questão da temperatura, mas quanto maior for a temperatura, menor a concentração de O2 na água.

 

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.