Aqua Discus


pedrocasca

Recommended Posts

Boas a todos,

 

Como tenho poucas plantas no meu aqua e a minha iluminação não é das melhores estou a pensar instalar no meu aqua um sistema simples de co2, o "Plant-Gro CO2 Natural System", da Nutrafin, dadas as condicionantes atrás descritas este parece-me o mais indicado...

Dúvidas:

 

Tenho 3 Discus no meu aqua, o co2 não vai prejudicar em nada?

Tenho uma pequena bomba de ar, com uma pedra difusora, a fornecer constantemente oxigénio, existem incompatibilidades??

Alguem conhece este sistema? é bom? recomendações?

 

Nota: a capacidade do aqua é 120l

 

Abraço e obrigado a todos

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Como tenho poucas plantas no meu aqua e a minha iluminação não é das melhores estou a pensar instalar no meu aqua um sistema simples de co2, o "Plant-Gro CO2 Natural System", da Nutrafin, dadas as condicionantes atrás descritas este parece-me o mais indicado...

Dúvidas:

 

Tenho 3 Discus no meu aqua, o co2 não vai prejudicar em nada?

Tenho uma pequena bomba de ar, com uma pedra difusora, a fornecer constantemente oxigénio, existem incompatibilidades??

Alguem conhece este sistema? é bom? recomendações?

 

Nota: a capacidade do aqua é 120l

 

Abraço e obrigado a todos

 

Pedro

 

Olá , co2 e bombas de ar não combinam , só porque estás a misturar oxigénio (para onde o co2 vai claro misturar-se na água) e não fica tempo suficiente para as plantas usufruirem dele , ou seja , monta uma bomba de água , ou a saida do filtro externo a fazer muito movimento de superficie , de modo a que os Discus não sejam incomodados pela corrente , que tenham um ponto "morto" de corrente no aqua , assim o CO2 fica o necessário na água para as plantas , e o oxigénio com movimento na superficie (ondinhas provoca aumento da superficei de contacto com o oxigénio e a gravidade faz o resto , maior a superficei , maior a troca de oxigénio com a atmosfera ) , melhora as trocas gasosas pela gravidade tal qual como num rio onde a corrente provoca isso mesmo , para que saibas 80% +/- do Oxigénio é pela gravidade , as plantas e as bombas de ar apenas suportam 20% do oxigénio na água , portanto , nada contra os Discus , eles até agradecem , o PH pode baixar um pouco , agora depende do teu aqua e da tua água que usas e como a condicionas , um abraço.

 

 

P.S. quanto ao sistema , nada a dizer , depende muito do que queres de plantas etc,etc, mas serve bem ao teu propósito por agora :wink:

 

 

 

Jose Palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado netmaniac pela tua resposta

 

Eu tenho instalada na mangueira que vem da bomba uma torneira reguladora de fluxo de ar e tenho-a bastante fechada de modo que saem apenas pequenas bolhas da pedra difusora que não provocam agitação nenhuma na superficie da agua. elas chegam à superficie e mantem-se sem rebentar por um bom bocado "passeando" pela superficie.

 

Deste modo existe compatibilidade ou não?

O sistema é bom ou não??backups??

 

Obrigado, abraço

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá, desculpa só agora responder , mas imagina isto assim . Uma bolha de ar é como uma vassoura a limpar co2 a caminho da superficie, ou seja o co2 que anda na água , mistura-se com o oxigenio da bolha em vez de ter tempo de ser recolhido por uma planta .um abraço.

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais