Termostatos


Recommended Posts

Olá pessoal

A propósito de uma conversa entre amigos gerou-se uma "boa" polémica a propósito de deixar ou não os termostatos ligados durante o verão, pois se quem nunca teve problemas deve ser a favor de os deixar ligados, quem já perdeu peixes,etc deve ter opinião contrária.

E como prometido aos meus amigos na procura de várias opiniões gostaria que o pessoal disse-se de sua justiça o que acham deste tema.

Obrigado desde já a quem participar

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois.

Eu, durante o verão, retiro todos os termos, à excepção de um dos que tenho no aquario grande, onde mantenho discus.

Isto porque aqui na Quinta do Conde, o problema durante o verão não é como aumentar a temperatura, mas sim como baixa-la. Só para teres uma ideia, no aquario dos oscares de 420 litros, onde usualmente tenho a temperatura nos 24.5ºC, , nos ultimos dias tem estado a 28ºC... e este ano não tem feito calores por aí além....

Mas, sendo os termoestatos regulaveis para determinada temperatura, eles não vão ligar se a temp. estiver acima, pelo que não vai haver diferença...

Verdade. Mas, e por muito bons que sejam os termos, ninguem está livre que um cole , e se colar estando a temperatura já acima do desejavel, rapidamente esta vai atingir valores mortais para os peixes...a mim já me aconteceu, e só por mera sorte consegui intervir a tempo, tendo como baixas um par de tetras e a quase totalidade dos neons chineses (uns 30 bichos), num universo de cerca de 250 animais que tinha naquele aqua.. Contudo, ver a agua de um aquario a 40ºC não é nada que se deseje a alguem, pelo que esta é a minha opinião.

 

Cumps

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal

A propósito de uma conversa entre amigos gerou-se uma "boa" polémica a propósito de deixar ou não os termostatos ligados durante o verão, pois se quem nunca teve problemas deve ser a favor de os deixar ligados, quem já perdeu peixes,etc deve ter opinião contrária.

E como prometido aos meus amigos na procura de várias opiniões gostaria que o pessoal disse-se de sua justiça o que acham deste tema.

Obrigado desde já a quem participar

Boas

Pela parte que me toca na minha opinião durante o verão deve-se desligar-se devido (em principio) ao calor que se poderá fazer nas casas eu próprio falo porque tenho de ligar uma ventoinha só para o aquário devido ao calor.

Bom isto é a minha opinião

Barum

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que aqui esta a acontecer é uma pura troca de palavras. Não se deve, pode-se desligar os termos durante o verão, tirando um ou outro caso, porque a temperatura ambiente é suficiente para manter a agua do aquário em temperaturas desejáveis. Poupa-se dinheiro e, os seres vivos também agradecem, pois passam a ter uma variação de temperatura dia/noite, tal como na natureza.

 

Eu durante o dia tenho a agua a 25-26 graus e à noite a 23-24. Perfeito para as plantas, para os camarões e para as rasboras, podia estar assim o ano todo que eu não me importava bang

Editado por Jatbas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu durante o dia tenho a agua a 25-26 graus e à noite a 23-24. Perfeito para as plantas, para os camarões e para as rasboras, podia estar assim o ano todo que eu não me importava

 

Sortudo...

Eu aqui mando-me para valores mais altos, aquas de 400 lts de agua a irem para os 30 graus, os de menor litragem então nem se fala....

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu á dias pareceu-me que a água estava quente.Li aqui de os termos colarem e comprei 1 termómetro daqueles de mercúrio e fui a ver e a temperatura ambiente era de 30º e dentro do aqua era 31 e o termostato continuava a ligar,ou seja ou estava mal regulado ou tinha colado,nem sei,sei é que reduzi no termo a temperatura e até parece que os peixes já respiram melhor,pareciam andar muito ofegantes bang

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho os meus ligados para os 24º e a temperara que tenho ronda os 27º ,em dias de muito calor deixo uma janela onde tenho um dos aquários aberta para poder arrefecer o quarto.

Este ano o meu amigo hmsa perdeu 10 discus infantis por se ter esquecido de o ligar.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Eu penso que depende bastante das casas e das divisões em que os aquas se encontram. É preciso ver a variação de temperatura dia/noite. Eu por ex. desligo todos os termostátos.De dia tenho 28º, e de noite 25º. Mas também só os desliguei à coisa de 1 semana.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento tenho os termostatos desligados, a agua está a 29º e a temperatura ambiente também. Já tive um termostato que colou, agora sempre que a temperatura ambiente baixa significativamente, volto a liga-lo.

 

Abraço,

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, eu também tenho os meus desligados, e, mesmo assim, a temperatura vai para os 28º nos aquários abertos e para os 30º nos aquários com tampa (tenho que afastar um pouco a tampa e abrir a janela junto a eles).

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não costumo desligá-los se calhar porque em 28 anos de aquários nunca tive um que se colasse, mas há sempre uma primeira vez...

Eu como onde tenho os aquas nos dias mais quentes a temperatura não baixa dos 24,25ºC e sobe até aos 29,30ºC eles não ligam pois nesta altura regulo-os para os 23ºC (just in case) o meu maior trabalho é arrefecer o ambiente...

Mas há alturas em que penso se não será melhor desligar mesmo

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou da opinião de que se deve deixar ligado o termoestato porque um termoestato tanto pode colar quando esta calor como quando esta frio. Claro que se agora esta calor é normal que se crie um ambiente tropical, igual ao ambiente natural dos peixes só que em Portugal, acho eu, temos quebras muito bruscas de temperatura o que pode ser um perigo para os peixes.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou da opinião de que se deve deixar ligado o termoestato porque um termoestato tanto pode colar quando esta calor como quando esta frio

 

em Portugal, acho eu, temos quebras muito bruscas de temperatura

 

Sou da mesma opinião e penso que aqui está a resposta a esta questão. Tenho tido sempre o meu ligado, regulado pra 26º, mas há semanas que ñ o vejo funcionar, o quebra cabeças é baixar a temperatura, hoje alterei a calha porque ontem atingiu 30º, hoje já ñ passou dos 28º, deixa ver quando vierem os dias mais quentes :smilecolros:

Cumprimentos

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A experiência que me foi transmitida diz que os termostatos electrónicos não colam porque não funcionam com os famosos bimetais, logo quando comprei, comprei um desses.

 

Pela lógica, como temos regulação de temperatura, e o temo só trabalha dentro da gama de temperaturas programada é indiferente desligar ou não de verão, só temos a vantagem de se tivermos uma noite em que a temperatura baixa, o termo actua, nos outros casos está desligado e por isso nem consome energia.

 

Eu pessoalmente não desligo, mas há opiniões contrárias e todas elas têm uma justificação correcta e justificada.

 

Eduardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peixarada :

P´ra mim é fácil e é assim : quem não quiser desligar o aquecimento nunca , mas sem correr riscos , deve ter em primeiro lugar disponibilidade de $$$$$$$$ e ter em atenção algumas coisas , primeiro só comprar aquecedores com controlo electrónico , segundo usar sempre dois , terceiro adquirir uma potência de cada aquecedor tal que com a temperatura mínima que se fizer sentir no local de Inverno um só seja capaz de manter a temperatura no mínimo admissível para os peixes que tem , e por outro lado prever se for o caso uma alimentação alternativa em caso de falha de energia por parte do distribuidor , e ainda ter um termostato interno regulado de modo a que faça accionar um sistema de aviso luminoso e/ou sonoro em caso da tempertura subir além do máximo admitido pelos peixes .

P´ra já acho que já chega , senão é fazer como a maioria , usar aquecedores normais , só um , desligar no Verão , ir á bruxa de vez em quando , etc .

Cumpr

EP

Editado por ep

NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu está regulado nos 24 e há semanas que não ligava...

 

Mas no Domingo passado veio frio para Viseu e lá veio a minha temperatura a descer, e ele lá estava para manter nos 24º...

 

Resumindo s for um Bom e potente o meu no caso é um fluval que custou 40€ e que é 100% fiavel, já o testei e posso dizer isto com toda a certeza, sei que ele lá está desligado quando necessito ele liga e a aqua fica na temperatura ideal...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

So para deixar uma ideia, porque não usar um termostato ligado ao contrario em serie com o outro, para que quando a temperatura suba acima de um determinado valor ele ao inves de ligar desligue (tal como se fosse uma segurança), assim evitariam dissabores, tanto por sobreaquecer como por arrefecer.

 

A so um achego: os termostatos so colam quando actuam (fecham o contacto).

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho os termostatos desligados desde há cerca de um mês

 

neste momento a temperatura está nuns 27º... de dia tem chegado aos 29º... de madrugada não sei pois estou a dormir...

 

alguém usa termómetros com registo (logging) de máximos/mínimos?

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus seja verão ou Inverno, sempre ligados, eles só funcionam se a temperatura baixar e pelo sim pelo não, ainda por cima com o Verão que estamos a ter, nunca confiando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.