Recommended Posts

Publicado

Não sei se é assim que se escreve o nome, mas existe a possibilidade de manter um ou dois exemplares destes num aqua de 100 litros ?

Eu iria pesca-los na "barragem de montargil" onde tenho casa...

Tomás Silva

Publicado:

Viva. É Achigã que se escreve.

Parece-me curto o espaço. Já te informaste do que comem? são umas máquinas trituradoras, tudo o que entrar pela boca já era :shock:

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

Sim, é Achigã! 100 litros talvez dê para 1 só e não há prob porque são peixes que vivem isolados pois são predadores. Em relação à comida, é muito fácil, tudo o que mexa que seja mais pequeno que ele, ele papa.

Atenção o aqua tem que ter muitos esconderijos, grandes, que é para o bicho não stressar. O Achigã não gosta de ser observado.

Se conseguires vais gostar muito, porque o extinto predador desse bichinho é deveras assustador.

Atenção, em Portugal é proibido manter espécies selvagens em cativeiro, apesar de haver muitos Achigãs nas nossas águas interiores, não deixa de ser um espécie piscicola. E atenção às medidas, capturá-lo com mais de 20 cm. :shock::lol:8)

Publicado:

Obrigado pelas respostas! :lol:

O meu objectivo seria capturar um pequenino, mas depois pus-me a pensar (enquanto me deitava) que o peixe cresce muito e não sei porque, acho que não me sentia bem comigo mesmo a retirar um peixe dum "aquário" de km's para um de cm's... :shock:

Acho que só o ia fazer sofrer... por isso vou deixa-lo ficar no rio 8)

Tomás Silva

Publicado:

O peixe agradece.....

Publicado:

n metas é carpas hehee, podias ten tar meter bogas ou ""xaxitos"" q sao uns peixes espalmados pekeninos, ou entao verdemans, parecem tipo cobrinhas verdes mto fixes :D :roll:

Pic_652_1.jpg
Publicado:

Aonde é ke se pode apanhar esses xaxitos e verdemans?

Cumpts

|我不知道||मुझे नहीं पता||ليس لدي فكرة|

Publicado:

Poseidon: xicitos, são conhecidos tb como percas ou peixes-sol (agora já sabe o ke são! :D ) pode apanhar em qualquer barragem lago, etc... são pequenos (+-20/25cm) e MUITO bonitos, têm as cores parecidas ás dos discos (é verdade! :o ) e as verdemans é o que se usa para apanhar os achigãs (peixes pequenos, tipo bótia, mas mais compridinhas, mas não passam dos 15cm) qualquer loja especializada tem verdemans (eu uso verdemans que um amigo do meu pai cria numa banheira velha na garagem) . Agora, a temp. do aqua tem que tar baixa (15 a 18ºC) pois eu já tentei por uma verdeman num comunitário de 45L e só durou 10minutos :(

Boa pescaria :roll:

Cumps

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Publicado:

Qualquer loja de pesca te vende verdemans :roll: Eu costumo usar isso para isco quando vou pescar o jantar (la na barragem), a carne do achigã é boa :D

PS. Só pesco para comer... não por gozo simplesmente...

Tomás Silva

Publicado:
Poseidon: xicitos, são conhecidos tb como percas ou peixes-sol (agora já sabe o ke são!  )

Duarte... não é nada disso :evil: Chanchito é um peixe e (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] é outro completamente diferente

Chanchitos são Ciclasoma facetum

Percas Sol são Lepomis gibbosus

E Verdemãs sao Cobitis taenia

Os dados morfológicos também estão errados, o chanchito é castanho e atinge 12-15cm. A (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] é neon/brilhante e atinje 10-12cm e reconhece-se por um ponto negro de cada lado da cabeça logo atrás das branquias.

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

Eu também sou pescador, mas não pesco para comer. Pesco à amostra com devolução à água.

De vez em quando trago um ou outro grande para oferecer ou para uma petiscada.

Ya! O chanchito é um peixe e a (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] é outro. O MrPCB já disse tudo.

Publicado:

já que somos quase todos pescadores, quando é que combinamos uma pescaria?

Publicado:

Eu na barragem quando apanho percas, devolvo sempre a agua (quando elas não engolem muito o anzol, senão torna-se mais complicado). Os achigãns costumo fazer o mesmo, só por uma vez ou outra é que levo para comer.

Agora quando pesco em mar, é quase sempre para comer, eu não sou muito fan de peixe, mas se for pescado por mim parece que sabe melhor, não sei se vos acontece o mesmo :)

Isso da pescaria era giro! :D

Tomás Silva

Publicado:

temos de combinar e há mais pescadores, por exemplo o Luis Queiroga, o lvaz, o pardal e é capaz de haver mais, o que é que acham de abrir um subforum para combinarmos uma pescaria?

Publicado:

Tambem alinho na pescaria é só combinar já não vou á pesca desde que era puto mas ainda tenho o material e só pelo convivio val a pena

Publicado:

Podemos combinar para a abertura, a partir de 16 de Maio.

Por exemplo: no Maranhão, Avis, é um bom sítio, porque sempre dá para pescadores de carpas e achigãs e sempre tem o parque de campismo (de borla, pelo menos era) para eventual fim-de-semana!!!!!!!!!!

Publicado:

optima ideia, mas vou apostar la mais po fim do verao, ate julho estou na penuria...poupar €€ para ir à Polónia :?:

Publicado:

Amigos,

Já abri um tópico nos Eventos para a Jornada de Pesca Desportiva.

Publicado:

Boas outra vez, fui passar este fim semana Alentejo e passei numa barragem e tive ver os ""xaxitos"" de perto, e realmente sao mto bonitos, proxima vez q la for trago uns kuantos para meter num akua, para fazer a experiencia, :twisted:

Pic_652_1.jpg
Publicado:

olá a todos.

Os chanchitos são uma praga voraz, e são resistentes!! Metê-los no aqua com outros peixes é totalmente desaconselhado...porque eles comem de tudo...já cheguei a apanhar chanchitos de 20cm com verdeman...

Um abraço

César

Publicado:

Tambem pesco com verdeman mas faz-me imensa pena matar os verdemans (mete-los no anzol e saber que sao ser comidos lá em baixo) :)

Tomás Silva

Publicado:

por isso é que pesco a amostra, e para pescares achegã com mais de 30cm so cmo verdemans enormes ou com amostras também grandes :)

Publicado:

Agora ninguem pesca em barragens pk é proibido :oops:, so se devolverem os peixes é claro, eu qdo vou a pesca em mar, so devolvo ao mar os ""serrões"", de resto sargos e sargetas vêm pa casa pk sao mto bons pa comer.

Quanto a pesca em barragens, deito po mar os xaxitos e as carpas pekenas, so carpas grandes é q se leva pa casa. quanto a achigans, é raro apanha-las pk n tenho paciencia pescar com amostra.

Quanto a verdeman q referiram para a achigan, n é so a achigan q lhes pega, os "carpalhões - carpas 6 kg pa cima" tb lhe pegam, tanto na verdeman como nas amostras, de vez em qdo la ha umas surpresas.

Quando eu pescava, a cerca 1 ano e tal,um dos iscos com mais sucesso para as referidas carpas gigantes, eram os mini lagostins, sao dificeis de os encontrar, mtas vezes estão debaixo pedras grandes, mas logo q se levanta a pedra raspam-se logo, esses lagostins é do melhor , fikam malukas elas ehehehh, é spre peixe certo.

:?

Pic_652_1.jpg