bintoito Publicado Julho 13, 2007 Publicado Julho 13, 2007 Boas Tenho num num aquário de 80l uns 15 bettas, apeans 1 macho. Reparei ontem que uma fêmea e o macho tão com uma espécie de "cataratas" nos olhos, apesar de eles ainda verem... para além disto, o macho tem a boca um bocado inchada e um pouco esbranquiçada. Já os troquei para um aqua hosp. c agua limpa a 30º, de 10 l, 1 - 2 gotas de azul de metileno e tb uma solução salina mt mt diluída...ainda não vi melhorias, mas tb ainda não os vi pior. Alguém faz ideia do que seja? Não têm quaisquer outros sintomas que não estes. Grato, Vítor Ferreira
Martinho Brazão Publicado: Julho 14, 2007 Publicado: Julho 14, 2007 Boas Tenho num num aquário de 80l uns 15 bettas, apeans 1 macho. Reparei ontem que uma fêmea e o macho tão com uma espécie de "cataratas" nos olhos, apesar de eles ainda verem... para além disto, o macho tem a boca um bocado inchada e um pouco esbranquiçada. Já os troquei para um aqua hosp. c agua limpa a 30º, de 10 l, 1 - 2 gotas de azul de metileno e tb uma solução salina mt mt diluída...ainda não vi melhorias, mas tb ainda não os vi pior. Alguém faz ideia do que seja? Não têm quaisquer outros sintomas que não estes. Grato, Vítor Ferreira Olá Vitor. Acho que os dois estão com uma infecção, com o nome de: Dactylogyrus ou gyrodactylus- falta de apetite, inflamação e inchaço nas brânquias, turvação dos olhos, respiração ofegante. Para a tratares utiliza o azul de metileno na proporção de (3ml de solução a 1% para 10 litros). Mas se conseguires colocar alguma imagem dos peixes talvez consigas um melhor diagnóstico e assim uma outra prescrição, que combata melhor esta doença. Abraços. Martinho. Enjoy life today, because we don´t know what comes tomorrow
netmaniac Publicado: Julho 15, 2007 Publicado: Julho 15, 2007 Boas Tenho num num aquário de 80l uns 15 bettas, apeans 1 macho. Reparei ontem que uma fêmea e o macho tão com uma espécie de "cataratas" nos olhos, apesar de eles ainda verem... para além disto, o macho tem a boca um bocado inchada e um pouco esbranquiçada. Já os troquei para um aqua hosp. c agua limpa a 30º, de 10 l, 1 - 2 gotas de azul de metileno e tb uma solução salina mt mt diluída...ainda não vi melhorias, mas tb ainda não os vi pior. Alguém faz ideia do que seja? Não têm quaisquer outros sintomas que não estes. Grato, Vítor Ferreira Olá , acho que está com bacterias internas (olhos baços e boca com tufos de fungus por acção de bacterias a comer, os fungus são secundários esses sintomas na boca ) , também é uma hipotese a não descuidar , a não ser que se confirme as guelras avermelhadas muito mesmo e dilatadas , tal como te disseram "flukes" e parasitas internos nos olhos (ouch) , eu uso produtos da JBL , nunca usei (felizmente) mas eles têm um chamado Girodol , para especificamente esses parasitas e é um tratamento de 15 dias intercalado , no minimo 3 semanas , dizem os experts da JBL , se ajudar , observa melhor e se se confirmar estes sintomas além do que vês , opta por bacterias ou flukes , mas observa bem , porque qualquer um dos tratamentos vai mandar o figado do peixe abaixo e as resistencias vão abaixo , recomendo isolamento no aqua hospital , e recuperação com vitaminas e comida muito saudável ( nada de congelados , se tiveres hipotese). um abraço. Jose Palma
bintoito Publicado: Julho 15, 2007 Autor Publicado: Julho 15, 2007 já os tenho isolados desde que postei o tópico. agua a 30ºC e tratamento c azul de met. A fêmea apesar de ainda estar com as tais "cataratas" aparenta estar melhor que o macho, que desde então melhorou na tal infecção na boca, mas está bastante inchado no ventre (hidropisia talvez)...o que é certo é que nunca consegui que nehum peixe com esses sintomas (hidropisia) recuperasse. Não têm inchaço nas brânquias nem respiração ofegante. já agora... oodinium não se encaixará neste cenário? (é que o aquario donde eles vieram tem uns quantos platys que me dá a ideia de estarem acometidos por esta doença... esses sim, dá ideia que terão a respiração ofegante, quando estão directamente debaixo das luzes têm um tom esbranquiçado a toda a volta do corpo e alguns deles andam a nadar mto perto da superficie, outros deixam-se estar pelos fundos...mas todos os afectados nadam com as barbatanas traseiras encolhidas! ....isto td, desconfio pq fiz uma quarentena de apenas uma semana a um casal de platys........ Já subi a temperatura para 30º e aumentei a oxigenação. (Não queria estar a por metileno neste porque tenho lá uma camarão da madeira e alguns amanos) Thx desde já pela ajuda!
netmaniac Publicado: Julho 15, 2007 Publicado: Julho 15, 2007 (editado) já os tenho isolados desde que postei o tópico. agua a 30ºC e tratamento c azul de met. A fêmea apesar de ainda estar com as tais "cataratas" aparenta estar melhor que o macho, que desde então melhorou na tal infecção na boca, mas está bastante inchado no ventre (hidropisia talvez)...o que é certo é que nunca consegui que nehum peixe com esses sintomas (hidropisia) recuperasse.Não têm inchaço nas brânquias nem respiração ofegante. já agora... oodinium não se encaixará neste cenário? (é que o aquario donde eles vieram tem uns quantos platys que me dá a ideia de estarem acometidos por esta doença... esses sim, dá ideia que terão a respiração ofegante, quando estão directamente debaixo das luzes têm um tom esbranquiçado a toda a volta do corpo e alguns deles andam a nadar mto perto da superficie, outros deixam-se estar pelos fundos...mas todos os afectados nadam com as barbatanas traseiras encolhidas! ....isto td, desconfio pq fiz uma quarentena de apenas uma semana a um casal de platys........ Já subi a temperatura para 30º e aumentei a oxigenação. (Não queria estar a por metileno neste porque tenho lá uma camarão da madeira e alguns amanos) Thx desde já pela ajuda! Bem , de bacterias tens um ataque de certeza , agora quanto aos platys pode ser também isso bacterias , e claro os invertebrados não suportam tratamentos que conheço (existem uns naturais , carissimos , mas não sei até onde podem afetar os invertebrados) ao betta , muito comum ficarem de rastos quando ataques de bacterias Internas , as externas o metileno ajuda e resolve algumas versões as mais resistentes esquece o metileno , o melhorar da boca deve-se a isso , mas se suspeitas de dropsya no macho , recomendo Furanol da JBL , uso e com excelentes resultados , excepto num betta que após 3 meses , 3 recaidas (foi-se abaixo do figado) morreu isto no que respeita á dropsya , como referi felizmente ainda não tive de usar girodol , e ou algo assim desses parasitas quase impossiveis de irradicar , se sabes inglês bem recomendo que observes e leias com atenção no site da JBL , www.jbl.de , e clica em online hospital , espero que te ajude , mas sem dúvida bacterias para começar . um abraço p.s. quanto ao oodinium a jbl diz isto - This is a parasite from the group of dinoflagellates (a type of algae). So it is obvious that Oodinum can only be successfully treated with copper. The decisive factor in the success of the treatment is the concentration of copper in the water. Precisely 0.3 mg/l copper are required, which can be checked using the JBL Copper Test (Cu-Test). Too much copper can also kill fish, too little copper has no effect and may even produce resistant parasites. Like Ichthyophthirius, Oodinium has a life-cycle running through various stages. Like whitespot disease, the Oodinium parasite can only be eliminated in the swarming stage. We therefore recommend raising the temperature of the water by about 3 °C (however, no higher than 30 °C). This accelerates the life-cycle, considerably increasing the chance of catching the parasite in the vulnerable swarming stage! In order to detach the parasites from the fish, a half dose of JBL Ektol Cristal should be added to the water. This salt-based remedy causes the fish to discharge mucous and, with part of the mucous membranes, the parasites lodged there, into the water where they can be safely eliminated by JBL Oodinol. Caution with catfish! Many catfish react sensitively to an increase in the copper content of the water. Jose palma Editado Julho 15, 2007 por netmaniac
Recommended Posts