WorldUser Publicado Julho 13, 2007 Publicado Julho 13, 2007 olá a todos, é o meu primeiro post neste forum. peço-voa ajuda nesta situação. Ontem qando cheguei a casa tinha a maioria dos meus peixes com as barbatanas todas "ruidas", um chanda morto com um aspecto miuto estranho (boca aberta) e um Guppy macho sem cauda. os peixes que eu tenho no aquario comprei-os como comunitarios, mas parece-me que algum se transformou em assassino (ou é possivel que seja da Agua???). Tenho Guppys ( e bebes) 1 Molly , 1 chanda, 4 olhos de fogo, 6 neos, 1 viuva colorida, 2 corydoras, 2 nariz de bebado, 4 tetra pinguim, 2 abelhinhas e um caracol maça. Será algum deles incompativel. o aquario esta de chorar..... ajudem-me já agora existe alguma coisa para ajudar à "recontrução" das caudas e barbatanas?
José Garcia Publicado: Julho 13, 2007 Publicado: Julho 13, 2007 Boas Antes de mais é necessário que ponhas aqui os valores dos testes ,para se poder perceber melhor o que aconteceu , porque pela fauna não acredito que tenhas ai algum assassino. Cumps José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
Hugo R. Silva Publicado: Julho 13, 2007 Publicado: Julho 13, 2007 Sem os testes é dificil sbaer ao certo, mas tb tenho ideia que as ditas abelhinhas gostam muito de mordiscar umas caudas compridas. Alguns dos meus aquários (shrimps)
gil Publicado: Julho 13, 2007 Publicado: Julho 13, 2007 (editado) olá a todos, é o meu primeiro post neste forum. peço-voa ajuda nesta situação.Ontem qando cheguei a casa tinha a maioria dos meus peixes com as barbatanas todas "ruidas", um chanda morto com um aspecto miuto estranho (boca aberta) e um Guppy macho sem cauda. os peixes que eu tenho no aquario comprei-os como comunitarios, mas parece-me que algum se transformou em assassino (ou é possivel que seja da Agua???). Tenho Guppys ( e bebes) 1 Molly , 1 chanda, 4 olhos de fogo, 6 neos, 1 viuva colorida, 2 corydoras, 2 nariz de bebado, 4 tetra pinguim, 2 abelhinhas e um caracol maça. Será algum deles incompativel. o aquario esta de chorar..... ajudem-me já agora existe alguma coisa para ajudar à "recontrução" das caudas e barbatanas? boas isso e uma doença uma praga um pouco dificil de se livrar o meu primeiro conselho seria de te desfazeres de esses peixes que estao sem cauda pois eles vao morrer e infectar os outros por isso o melhor sera mesmo tira-los do aqua.dos peixes que citaste sao todos compativeis essa doença em principio so te ira afectar os gupys,mollys(em principio claro)depois de retirar esses peixes que estejam mais maus aconselho a fazer um tratamento com sera omnipur.primeiro retiras o carvao se usares claro depois aplicas 1ml por cada 20 litros de agua.se ao fim de 7 dias nao vires melhoras(isto se depois de retirar os peixes mais afectados ficar la algum com sintomas)metes carvao deixas 1 dia a fazer a filtragem normal retiras novamente o carvao e repetes o tratamento.nao faças tpas durante o tratamento pois ira resultar melhor sem tpas.a menos que retires todos os infectados e faças o tratamento so para matar o bicho.(7 dias) espero ter ajudado. cumprimentos gil vicente Editado Julho 13, 2007 por gil
WorldUser Publicado: Julho 13, 2007 Autor Publicado: Julho 13, 2007 boasisso e uma doença uma praga um pouco dificil de se livrar o meu primeiro conselho seria de te desfazeres de esses peixes que estao sem cauda pois eles vao morrer e infectar os outros por isso o melhor sera mesmo tira-los do aqua.dos peixes que citaste sao todos compativeis essa doença em principio so te ira afectar os gupys,mollys(em principio claro)depois de retirar esses peixes que estejam mais maus aconselho a fazer um tratamento com sera omnipur.primeiro retiras o carvao se usares claro depois aplicas 1ml por cada 20 litros de agua.se ao fim de 7 dias nao vires melhoras(isto se depois de retirar os peixes mais afectados ficar la algum com sintomas)metes carvao deixas 1 dia a fazer a filtragem normal retiras novamente o carvao e repetes o tratamento.nao faças tpas durante o tratamento pois ira resultar melhor sem tpas.a menos que retires todos os infectados e faças o tratamento so para matar o bicho.(7 dias) espero ter ajudado. cumprimentos gil vicente
WorldUser Publicado: Julho 13, 2007 Autor Publicado: Julho 13, 2007 desculpem, mas adicionei mal a resposta.... é possivel essa doença atacar de um dia para o outro deixando o meu peixinho completamente sem cauda. Os teste que fiz das tirinhas da tetra no domingo passado estava oK , mas vou fazer novamente logo à noite. estou a desesperar, não me digam que vou ficar sem os meus peixes, onde é que encontro esse produto?
krushandkill Publicado: Julho 13, 2007 Publicado: Julho 13, 2007 (editado) boasisso e uma doença uma praga um pouco dificil de se livrar o meu primeiro conselho seria de te desfazeres de esses peixes que estao sem cauda pois eles vao morrer e infectar os outros por isso o melhor sera mesmo tira-los do aqua. Ou seja, se os peixes estão doentes, nem se tenta curar, matança com eles. Conheço alguns médicos e veterinários que iam perder o emprego, se toda a gente pensa-se assim - "olha, tou doente, é melhor matar-me...". Quanto à restante malta daqui não sei, mas se eu usa-se essa política, mais valia não ter aquários... Bem, isso parece ataques de bactérias. Provavelmente, causado por algum peixe comprado recentemente ou pela má qualidade da água. Também não dizes à quanto tempo tens o aqua montado nem puseste resultados de testes, mas adiante. Parte-se do principio que fizeste asneira na água. Se tiveres um aqua à parte, tira os peixes piores e trata-os à parte com um antibacteriano (sERA BACKTOPUR, eSHA 2000...). Se não tens aqua suplente, vais ter de fazer o tratamento no aqua todo. Segue as instruções do remédio que usares. Enquanto dura o tratamento, 1x por dia, durante 3 dias, vais dar banhos a cada peixe mais afectado. Ou seja, recipiente com 1lt de água do aqua onde ele estava, 1 colher de sobremesa de sal de cozinha para 1 lt de água. Colocas uma pedra difusora a injectar ar. Podes depois acrescentar mais sal, se notares que o peixe não parece incomodado. Deixas estar lá o bicho uns minutos. Eu costumo deixar 15minutos. E até atiro 3 colheres de sal...até agora, só encontrei peixes chateados por estarem em recipientes pequenos, não por causa do sal. E trata de teres mais atenção às TPAs... Editado Julho 13, 2007 por krushandkill Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
WorldUser Publicado: Julho 13, 2007 Autor Publicado: Julho 13, 2007 Mudei para um aquario maior no inicio de junho, é verdade não sei dar os valores dos testes mas vou repeti-los e digo mais tarde, mudo todas as semanas cerca de 40l dos 120l totais, e este fim de semana fiz exactamente o mesmo que asneira poderei ter feito?~ Comprei no sabado 2 novos olhos de fogo e um chanda e esses estão aparentemente em boas condições os piores são os Guppys (1 gravidade e 3 filhotes de 4 meses estão porreiros) e os neons, estão todos "picadinhos". Já estava a bater mal só de pensar que me tinha que desfazer deles, quando morrem enfim , mas vivos!!!! Esse medicamento não faz mal aos avelinos? e as caudas e barbatanas voltam a crescer?
krushandkill Publicado: Julho 13, 2007 Publicado: Julho 13, 2007 Como fizeste a mudança, mudaste tudo, peixes, areão, água...ou fizeste a asneira de colocar água nova????????????????????? Os alevins são resistentes. Alguns vão morrer naturalmente, não vai ser pelo remédio. Têm uma taxa de mortalidade infantil elevada. E olha que a eutanásia num peixe terminal, é o mais decente que podes fazer. As caudas crescem de novo. Tomara os nossos braços e pernas fazerem o mesmo. Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
WorldUser Publicado: Julho 13, 2007 Autor Publicado: Julho 13, 2007 Mudei tudo para o novo aqua acrescentei logicamente foi mais agua, foi um trabalho longo.... Vou comprar o tal medicamento e rezar para que corra tudo bem, tenho sal proprio que me deram gentilmente para algum SOS na loja. O guppy que está em pior estado esta isolado na maternidade, para ter a certeza que come, espero que quando chegar a casa não tenha uma desilusão. posso fazer tpa normalmente ou aguardo pelo fim do tratamento?
krushandkill Publicado: Julho 13, 2007 Publicado: Julho 13, 2007 Faz já uma TPA. Depois segue as instruções do tratamento. Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
gil Publicado: Julho 13, 2007 Publicado: Julho 13, 2007 Ou seja, se os peixes estão doentes, nem se tenta curar, matança com eles. Conheço alguns médicos e veterinários que iam perder o emprego, se toda a gente pensa-se assim - "olha, tou doente, é melhor matar-me...". boas apenas tava a dizer se eles ja nao tem rabo tem 0/1000000 de hypostese de sobreviver o rabo nao torna a nascer nao sao iguanas mas sim gupys e asim mas vale perder amor a um peixe de que morrer todos eu tb tento sempre combater as doenças ate ao fim mas num aqua separado e se reparares foi o que lhe disse para fazer (e nao enfialos pela sanita abaixo). mas a tua opçao tb e muito boa e resulta ainda melhor pois vai desinfectalos ao maximo mas mesmo assim faz um tratamento a aqua para te livrares de essa doença. cumprimentos
kenzo Publicado: Julho 14, 2007 Publicado: Julho 14, 2007 (editado) O teu problema em principio nao tem a ver com a agua, mas sim a ver com as "abelhinhas". Por muito má que fosse a qualidade da agua , nao te destruia as barbatanas dum momento para o outro e nao terias so 1 peixe morto mas sim varios. As "abelhinhas" mordem os peixes com caudas longas , dai os peixes estarem todos retalhados. Resumindo, passa as abelhas para um outro aquario, ou devolve as a loja. Ps: É escusado ficares a ver se elas atacam ou nao , pois so o fazem a noite. cumps Editado Julho 14, 2007 por kenzo
krushandkill Publicado: Julho 14, 2007 Publicado: Julho 14, 2007 (editado) boas apenas tava a dizer se eles ja nao tem rabo tem 0/1000000 de hypostese de sobreviver o rabo nao torna a nascer nao sao iguanas mas sim gupys Não sei o que tem acontecido com os teus peixes, mas os meus têm recuperado as barbatanas que levam dentadas...sejam Ramirezis, Kribensis, escalares, guppys, Mollies negras... Se não fosse por isso, já tinha tirado os guppys de dentro do aqua dos escalares, andam sempre a levar dentadas nas barbatanas. Editado Julho 14, 2007 por krushandkill Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Fausto Vicente Publicado: Julho 15, 2007 Publicado: Julho 15, 2007 Topico movido para subforum 'Doenças e Pragas', . FV "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
Recommended Posts