Ajudem- Me Urgentee


Recommended Posts

Bem o que se passa e o seguinte a minha casa e muito quente e nao tenhu nenhum ar condicionado e como tal a casa esta bastante quente ate a noite entao e o seguinte eu desliguei o meu termostato por ter escedido a temperatura com o mesmo no minimo e mesmo assim sem ele tenhu u meu aqua a 31 as vezes baixa pos 29 mas nunca desce mais que istu depende do tempo.... Epa nao a maneira de eu fazer descer a temperatura sem afectar os peixes...

 

Os peixes que tenhu sao neons, uns peixes que nao sei o nome mas sao de cardume parecidos aos tetras cinzentos mais transparentes com a barbatana caudar avermelhada e a dorsal amarela e preta sao peixes de cardume, tenhu um casal de colisas 2 casais de platys 1 casal de espadas.. e tenhu filhotes noutro aqua onde meto mesmo so bebese tenhu medo que morra tudo o que posso fazer? :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Assim de repente, coloca uma ventoinha a apontar para a superfície da água, ajuda a baixar a temperatura. Há quem coloque garrafas de água fria, ou gelada, dentro do aqua, mas não sei se resulta, nunca experimentei. Desliga o termostato da corrente mesmo, nesta altura do ano não precisas dele, visto a tua casa ser muito quente.

 

Cumps.

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem o que se passa e o seguinte a minha casa e muito quente e nao tenhu nenhum ar condicionado e como tal a casa esta bastante quente ate a noite entao e o seguinte eu desliguei o meu termostato por ter escedido a temperatura com o mesmo no minimo e mesmo assim sem ele tenhu u meu aqua a 31 as vezes baixa pos 29 mas nunca desce mais que istu depende do tempo.... Epa nao a maneira de eu fazer descer a temperatura sem afectar os peixes...

 

Os peixes que tenhu sao neons, uns peixes que nao sei o nome mas sao de cardume parecidos aos tetras cinzentos mais transparentes com a barbatana caudar avermelhada e a dorsal amarela e preta sao peixes de cardume, tenhu um casal de colisas 2 casais de platys 1 casal de espadas.. e tenhu filhotes noutro aqua onde meto mesmo so bebese tenhu medo que morra tudo o que posso fazer? :)

 

 

Antes de mais se o teu aqua tem tampa trata de a levantar e mete uma garrafa de agua fria, congelada, dentro do aqua e vais ver que baixa a temperatura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes tentar tambem fazer uma tpa de 20% ... mas metes agua fria... acho que pode baixar a temperatura e acho que nao fará mal aos peixes...

 

Um senhor de uma loja disse me para ter paciencia e nao fazer nada mas acho que tem de haver uma soluçao :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um senhor de uma loja disse me para ter paciencia e nao fazer nada mas acho que tem de haver uma soluçao bigsmile

Amigo Hugo

Há muitos anos a esta parte que todos os aquariófilistas se debatem com esse problema , no entanto por vezes não é difícil resolver o problema de um modo simples e barato , mas atenção > desde que o aquário não seja muito grande , não esteja a apanhar sol , nem esteja na sala mais quente da casa ! , ora bem eu não conheço o seu aquário (o que seria importante !) mas no entanto faça isto : se tiver tampa tire-a e saque as calhas das lâmpadas , coloque de alguma forma dois paralelipípedos retangulares de esferovite com uma secção mínima de 3x10cm (umas barras !) por cima dos vidros laterais desde a frente até atrás e de modo a que não caiam para fora e depois coloque a lâmpada em cima , se quiser um melhor resultado pode colocar em cima dessas barras por baixo da lâmpada um vidro o mais fino possível mas que abranja toda a superficie do aquário , não se esqueça de desligar as resistências do aquecimento , pois não são precisas ! , se quiser em vez destas barras pode usar só uns cubos nos cantos ou outro processo qualquer , invente !!! , no fundo a ideia é afastar a lâmpada ( barras ! ) fazer um pequeno corte no calor ( vidro ! ) e deixar o aquário destapado para a evaporação fazer o resto ( com ou sem ventoinha ! ), mas atenção isto não é o milagre do século , no máximo baixa-lhe a temperatura em 4 ou 5 graus para aquários médios , se precisar de um maior abaixamento de temperatura tem que colocar uma ventoinha apontada para a superficie da água , até pode ser do tipo das de refrigeração dos Pc's ( para 230 V ) e se quiser pode ligá-la ao temporizador das lâmpadas para não fazer barulho de noite ! , agora vejamos um pormenor > vai haver diáriamente uma diminuição notória do nível de água , ora este abaixamento do nível tem que ser reposto pelo menos uma vez por semana MAS SÓ COM ÁGUA DESMINERALIZADA , não se esqueça deste pormenor ! .

Há também a venda material específico para baixar a temperatura de aquários , dão normalmente pelo nome de chillers , mas não são baratos !

Cumprimentos,

EP

Editado por ep

NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...;hl=temperatura

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...;hl=temperatura

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...;hl=temperatura

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...;hl=temperatura

 

 

Vai lendo...

 

 

por outro lado vai haver diáriamente uma diminuição notória do nível de água , ora este abaixamento tem que ser reposto pelo menos uma vez por semana MAS SÓ COM ÁGUA DESMINERALIZADA , não se esqueça destes pormenores !

Cumprimentos,

EP

 

 

Não percebi, porquê desmineralizada? Sempre usei água da torneira, a mesma que uso nas TPAs e que usei para encher o aqua, nunca tal ouvi, que a reposição devia ser com água desmineralizada. Não estás a confundir com a reposição num aqua salgado?

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai lendo...

Não percebi, porquê desmineralizada? Sempre usei água da torneira, a mesma que uso nas TPAs e que usei para encher o aqua, nunca tal ouvi, que a reposição devia ser com água desmineralizada. Não estás a confundir com a reposição num aqua salgado?

Amigo Krushandkill :

Então !? em QUALQUER tipo de aquário a água de reposição ( e só esta ! ) tem de ser obrigatóriamente desmineralizada !!! caso contrário ao fim de alguns meses já sabe o que aconteçe , não ?!

Cumprimentos,

EP

NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Krushandkill :

Então !? em QUALQUER tipo de aquário a água de reposição ( e só esta ! ) tem de ser obrigatóriamente desmineralizada !!! caso contrário ao fim de alguns meses já sabe o que aconteçe , não ?!

Cumprimentos,

EP

 

 

A agua que eu ponho e agua bastante boa agua do meu furo agua que ja fiz testes e nao tem calcario nem nenhum problema para os peixes e agua bastante boa e o ph ja fiz o teste mesmo na agua e e um ph de 7.0 mesmo a medida para o meu aqua comunitario...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente o mesmo problema

 

o que eu vou fazer é arranjar forma de elevar a calha uns 10cm e para já, desligar os termostatos durante o dia. ligo-os de noite para evitar males maiores

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ep muito obrigado pela sua ajuda o meu aqua e de 60L +/- e a tampa e uma tampa grande em plastico em que ja tras agarrado a lampada.. entao o que fiz foi meter 3 caixas de cd´s em kada kanto da tampa e uma ventuinha daquelas grandes apontar para a abretura e baixo mesmo agora esta entre 27 a 28º banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Krushandkill :

Então !? em QUALQUER tipo de aquário a água de reposição ( e só esta ! ) tem de ser obrigatóriamente desmineralizada !!! caso contrário ao fim de alguns meses já sabe o que aconteçe , não ?!

Cumprimentos,

EP

 

Não, não sei...o que acontece? banana rock

Considerando que atiro com água del cano directo para repôr e não vejo diferenças...quer dizer, já vi, 1x que enchi demais e vi água no chão por o aqua ter transbordado...fui a correr fechar a torneira e buscar a esfregona.

 

Tás a querer dizer-me, que de 2 em 2 dias, tenho de pôr 20lt de água destilada no aqua?????????????????? Credo, olha que tenho um aqua de salgado em fase de compra de vivos!!!

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, não sei...o que acontece? banana rock

Considerando que atiro com água del cano directo para repôr e não vejo diferenças...quer dizer, já vi, 1x que enchi demais e vi água no chão por o aqua ter transbordado...fui a correr fechar a torneira e buscar a esfregona.

 

Bem, espero não dizer nenhuma asneira.

 

O que se passa é que a água evapora mas os minerais mantêm-se na coluna de água. Se estiveres a acrescentar sempre "água del cano", vais estar a introduzir mais minerais. Vais chegar a um ponto que a água está "pesada" (dura).

 

Mas este problema não se põe para a maioria dos aquariofilistas que fazem TPA's regulares (semanais).

 

Nuno Mota

Nuno Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, então estou safo.

De 2 em 2 semanas, sai sempre uma TPA.

Caros Amigos :

Como disse ao amigo Hugo é efectivamente melhor sacar a calha da tampa pois normalmente podem-se desmontar com facilidade , para além disso é necessário para pôr o tal vidro que eu falei , e o dito vidro serve também para tapar o aquário durante o tempo mais frio desde que possua dois pequenos cortes a 45º nos cantos traseiros para passar fios ou canos , pois com este vidro posto poupa-se electricidade nos aquecedores e quase não é necessário pôr água de reposição no tempo frio e ainda outra vantagem o nível de CO2 com o aquário tapado é ligeiramente mais alto desde claro que não tenha introdução de ar com pedra difusora que a meu ver é um objecto absolutamente inútil , atenção amigo Hugo independentemente das opiniões aqui dadas a água usada para reposição em QUALQUER aquário tem de ser OBRIGATÓRIAMENTE DESMINERALIZADA não se esqueça ! , se ignorar este meu conselho em breve terá um aquário atulhado de minerais nomeadamente de sílica , aliás em todos os meus aquários eu durante todo o ano de dois em dois ou de três em três meses faço uma TPA só com água desmineralizada pois os valores de sílica vão subindo gradualmente e se não fizer isto ao fim de um ano ou talvez um pouco mais já estão a entrar no "vermelho" , já agora amigo Hugo cuidado com as águas provenientes de furos ou poços só deve ser considerada como " BOA " depois dum exame laboratorial que inclua exame microbiológico pois pode não ser tão pura e boa quanto nós pensamos mesmo sem nos fazer mal à saúde !!! escusado será dizer que este exame deverá ser semestral no mínimo anual !!!

Relativamente ao que diz o amigo Nmota " O que se passa é que a água evapora mas os minerais mantêm-se na coluna de água. Se estiveres a acrescentar sempre "água del cano", vais estar a introduzir mais minerais. Vais chegar a um ponto que a água está "pesada" (dura). " é mais ou menos isso se considerarmos o assunto dum ponto de vista superficial , pois na realidade tudo o que é vivo dentro de um aquário consome comida claro mas não só ! , relativamente quando diz " Mas este problema não se põe para a maioria dos aquariofilistas que fazem TPA's regulares (semanais). " não é exactamente assim como diz pois os sais dissolvidos que entram usando água de reposição normal difícilmente jamais de lá saem na totalidade ! a não ser durante o final da época das chuvas em que se dá a deposição de aluviões e uma maior dissolução dos diversos sais dissolvidos nos cursos de água que fornecem as captações dos distribuidores de água ( isto é válido também para furos ou poços ) , pois nessa altura ( e é fácil controlar isso em nossas casas ! ) as águas têm genéricamente sempre valores mais baixos de sais dissolvidos .

Em relação ao problema que o amigo Krushandkill põe sobre a quantidade de água que tem que usar para reposição do seu salgado é óbvio que para quem tem necessidade de grandes quantidades de água desmineralizada sai mais barato pelo menos a médio prazo a aquisição dum sistema de produção de água desmineralizada que é efectivamente caro eu sei !!! mas em pouco tempo fica pago se considerarmos que cada 5 litros de água demineralizada custa á volta de 2 euros !!! no super .

Cumprimentos,

EP

NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros Amigos :

Peço as maiores desculpas que possam imaginar , mas esqueceu-me duma coisa extremamente importante , para ajudar a manter os aquas com uma temperatura dentro dos limites no Verão , é isto : -- seja qual for o sistema de filtragem utilizado , externo ou interno tem que ser substituido obrigatóriamente por um filtro externo de cascata , pois nestes filtros o motor não se encontra mergulhado na água mas sim está á vista e portanto dissipa o calor para o ar envolvente e não para a água !!!!

Cumprimentos

EP

NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao problema que o amigo Krushandkill põe sobre a quantidade de água que tem que usar para reposição do seu salgado é óbvio que para quem tem necessidade de grandes quantidades de água desmineralizada sai mais barato pelo menos a médio prazo a aquisição dum sistema de produção de água desmineralizada que é efectivamente caro eu sei !!! mas em pouco tempo fica pago se considerarmos que cada 5 litros de água demineralizada custa á volta de 2 euros !!! no super .

Cumprimentos,

EP

 

A minha reposição de 20 lt a cada 2 dias, é no doce, no salgado é só 2lt a cada 2 dias...

Até agora, vai água del cano. Não digo que estejas errado, até tem a sua lógica, mas neste momento não tenho maneira de testar os minerais presentes no aqua.

Por isso, vou é tratar de procurar informações sobre reposição com água desmineralizada. Os peixes que tenho, estão bem, não tenho uma única doença à meses e os escalares ponhem ovos de 15 em 15 dias. Assumo que esteja tudo bem, mas mais vale prevenir.

 

Caros Amigos :

Peço as maiores desculpas que possam imaginar , mas esqueceu-me duma coisa extremamente importante , para ajudar a manter os aquas com uma temperatura dentro dos limites no Verão , é isto : -- seja qual for o sistema de filtragem utilizado , externo ou interno tem que ser substituido obrigatóriamente por um filtro externo de cascata , pois nestes filtros o motor não se encontra mergulhado na água mas sim está á vista e portanto dissipa o calor para o ar envolvente e não para a água !!!!

Cumprimentos

EP

 

A menos que tenhas uma loja ou que estejas a tentar vender um filtro de cascata, não podes mesmo dizer que é obrigatório comprar um.

Num filtro externo e num de cascata, o motor dispersa calor para o ar envolvente, mas também dispersa algum para a água porque a caixa de plástico onde ele está, está em contacto com a água. Aquecem menos a água, mas aquecem.

Já os internos, é diferente porque todo ele está em contacto com a água. Por isso mesmo é que difícil ter temperaturas baixas nos salgados, tem muito equipamento dentro de água que aquece.

 

Para baixar as temperaturas, seja em doces ou em salgados e sem partirmos para investimentos em chillers ou ar condicionado, ventoinhas, garrafas de água congelada dentro de água, TPAs com água mais fresca, diminuição das horas de luz, destapar o aqua, afastamento da calha de iluminação e tentar que a sala do aqua esteja fresca, resultam perfeitamente.

 

Todos os anos, a partir de Maio, começam a aparecer estes posts com problemas de temperatura, basta fazer uma Pesquisa por "temperatura", com a procura a incidir em posts entre Maio e Setembro, para aparecerem páginas e páginas deles. Não quero dizer que não haja, mas ainda não encontrei nenhum a dizer que um filtro de cascata era obrigatório nestes meses... :D

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Krushandkill :

Se utilizar um filtro externo note que o motor não está á vista , mesmo á vista ! isto é a olho nu , por isso num de cascata em que o motor esteja á vista e á vários modelos que o têm , há sempre menos calor transferido para a água ! , por outro lado o filtro de cascata pelo tipo de movimentação que imprime á água obriga a uma maior movimentação desta em contacto com o ar e portanto faz com que a mesma se evapore mais com o consequente abaixamento d temperatura , se lho digo é porque testei todas estas soluções ao longo de muitos e muitos anos , e não por ser de modo algum um teórico aonde no papel " tudo funciona bem " .

Cumprimentos

EP

NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.