cfatelo Publicado Julho 12, 2007 Publicado Julho 12, 2007 Boas. Estou a montar o meu primeiro aqua. O aqua é um Aquatlantis Ambiance 100x40x50, 2x30W, filtro interno, e já comprei também um Eheim Pro 2222 para usar em paralelo. A minha intenção é ir introduzindo fauna aos poucos até chegar a altura de introduzir um par de discus. A fauna que tenho prevista consiste em : 2 corydoras cardumes de tetras (cardinais e/ou rodóstomos e/ou viúvas), num total de cerca de 20 unidades 1/2 bótia palhaço (este ainda não sei, crescem muito) 4 escalares + tarde 2 discus, quando o aqua estiver bem estabilizado A flora prevista é básicamente constituída por plantas resistentes, Anúbias e/ou Cryptocorynes e/ou Echinodorus e/ou Hygrophilas e/ou Vallisnerias e Musgo de Java. Ainda tenho de ver bem quais ficam melhor. A minha dúvida consiste básicamente na equipa de limpeza que devo introduzir. Além das corys, estava a pensar em 6 camarões. Os limpa-vidros são necessários? Não entram em conflito com os discus? (tenho lido que se agarram a eles...) O que me aconselham a introduzir/retirar? Obrigado, Carlos Citar O meu aqua : Natural Balance--> O meu feedback <--
danielpatrocinio Publicado: Julho 12, 2007 Publicado: Julho 12, 2007 Boas. Estou a montar o meu primeiro aqua. O aqua é um Aquatlantis Ambiance 100x40x50, 2x30W, filtro interno, e já comprei também um Eheim Pro 2222 para usar em paralelo. A minha intenção é ir introduzindo fauna aos poucos até chegar a altura de introduzir um par de discus. A fauna que tenho prevista consiste em : 2 corydoras cardumes de tetras (cardinais e/ou rodóstomos e/ou viúvas), num total de cerca de 20 unidades 1/2 bótia palhaço (este ainda não sei, crescem muito) 4 escalares + tarde 2 discus, quando o aqua estiver bem estabilizado A flora prevista é básicamente constituída por plantas resistentes, Anúbias e/ou Cryptocorynes e/ou Echinodorus e/ou Hygrophilas e/ou Vallisnerias e Musgo de Java. Ainda tenho de ver bem quais ficam melhor. A minha dúvida consiste básicamente na equipa de limpeza que devo introduzir. Além das corys, estava a pensar em 6 camarões. Os limpa-vidros são necessários? Não entram em conflito com os discus? (tenho lido que se agarram a eles...) O que me aconselham a introduzir/retirar? Obrigado, Carlos Lda25 - pit bull os camarões serão um bom petisco... daniel Citar "Geen Hope"
Peninha Publicado: Julho 12, 2007 Publicado: Julho 12, 2007 os escalares vão adorar os camarões....na altura de introduzires os camaroes dá uma boa injeção de CO2 para eles terem a sensação de cervejola e fazerem uma rave (se forem caridinias japonicas já taludinhos safam-se muito bem). agora a sério eu ficaria pelos 20 cardinais e por uns 2 Lda25 - pit bull e 2 corys e talvez uns bons caracois comedores de algas e pronto, essa população aguentava até ser altura de por os discos. tens aí uns 170 Litros reais no maximo portanto não podes querer ter muito mais peixe. e parece que os discus gostam de estar em cardume ou em casal... portanto ou compras casal formado ou ainda vais ter de comprar mais discos pra depois de formarem casal poderes ficar só com 2.... Citar Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
nunoni Publicado: Julho 12, 2007 Publicado: Julho 12, 2007 os Otocinclus (limpa-vidros) por vezes dá-lhes disso.... não é todos, mas alguns adoram comer o muco dos peixes com superfícies lisas grandes. Agarram-se género lapas. Citar verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
danielpatrocinio Publicado: Julho 12, 2007 Publicado: Julho 12, 2007 (editado) os Otocinclus (limpa-vidros) por vezes dá-lhes disso.... não é todos, mas alguns adoram comer o muco dos peixes com superfícies lisas grandes. Agarram-se género lapas. CF Qd falas em limpa vidros julgo q te referes aos Gyrinocheilus Aymonieri - CAE (Chinese Algae Eater), agarram-se mas largam logo assim q o peixe se mexe... se quiseres verificar por ti posso vender-te um por 0,01 euro mas exigo que mos pagues.. qt aos otos (Otocinclus macrospilus)... nao conheço bicho mais inofensivo... não faz mal a uma mosca mas gosta de algas daniel Editado Julho 12, 2007 por danielpatrocinio Citar "Geen Hope"
cfatelo Publicado: Julho 12, 2007 Autor Publicado: Julho 12, 2007 CFQd falas em limpa vidros julgo q te referes aos Gyrinocheilus Aymonieri - CAE (Chinese Algae Eater), agarram-se mas largam logo assim q o peixe se mexe... se quiseres verificar por ti posso vender-te um por 0,01 euro mas exigo que mos pagues.. qt aos otos (Otocinclus macrospilus)... nao conheço bicho mais inofensivo... não faz mal a uma mosca mas gosta de algas daniel Não me refiro ao CAE (Gyrinocheilus aymonieri) nem ao SAE (Crossocheilus siamensis), mas sim aos vários Otocinclus. Esse é que tenho lido aqui no fórum que não aconselham para convívio com discus... CF Citar O meu aqua : Natural Balance--> O meu feedback <--
cfatelo Publicado: Julho 12, 2007 Autor Publicado: Julho 12, 2007 os escalares vão adorar os camarões....na altura de introduzires os camaroes dá uma boa injeção de CO2 para eles terem a sensação de cervejola e fazerem uma rave (se forem caridinias japonicas já taludinhos safam-se muito bem). agora a sério eu ficaria pelos 20 cardinais e por uns 2 Lda25 - pit bull e 2 corys e talvez uns bons caracois comedores de algas e pronto, essa população aguentava até ser altura de por os discos. tens aí uns 170 Litros reais no maximo portanto não podes querer ter muito mais peixe. e parece que os discus gostam de estar em cardume ou em casal... portanto ou compras casal formado ou ainda vais ter de comprar mais discos pra depois de formarem casal poderes ficar só com 2.... Não conhecia os Lda25 pit bull, mas parecem-me uma boa opção. É pena que os escalares não se dêem com os camarões, é que preferia de longe ter camarões a caracóis.. paciência. Devo ter menos de 170lt, talvez uns 160lt no máximo. O aqua tem 180 úteis mas tem que se descontar o areão e decoração. Por isso é que estou a escolher peixes pequenos, para deixar espaço para os escalares e os discus. Essa é uma razão que me leva a excluir os bótias. Obrigado pelas dicas. CF Citar O meu aqua : Natural Balance--> O meu feedback <--
cfatelo Publicado: Julho 12, 2007 Autor Publicado: Julho 12, 2007 Lda25 - pit bull os camarões serão um bom petisco... daniel tks pela dica, não conhecia o bicho CF Citar O meu aqua : Natural Balance--> O meu feedback <--
krushandkill Publicado: Julho 13, 2007 Publicado: Julho 13, 2007 (editado) 20 cardinais parece-me muito peixe...e olha que os escalares cresçem e comem cardinais que lhes caibam na boca...20 cardinais a juntar aos que já tens, num aqua de 1 mt...acho muito. Mas não ligues ao que eu digo, eu só tenho uns 22 peixes em 1,50mt. Não estou a contar com os 18 alevins de kribensis que assim que crescerem, tiro de lá. Editado Julho 13, 2007 por krushandkill Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
nunoni Publicado: Julho 13, 2007 Publicado: Julho 13, 2007 qt aos otos (Otocinclus macrospilus)... nao conheço bicho mais inofensivo... não faz mal a uma mosca mas gosta de algas daniel pois dos meus 9 um deles agarra-se a tudo quanto é peixe maior... um escalar ficou com lesões na pele, e tive que o dar. E já vi mais casos destes relatados. eles habituam-se ao muco dos peixes e depois não querem outra coisa. O meu predador anda por ali a fingir que come algas, mas mal vê um peixe maior a passar atira-se. Tive que o mudar para um aquário onde só há peixes pequenos! Citar verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
cfatelo Publicado: Julho 13, 2007 Autor Publicado: Julho 13, 2007 20 cardinais parece-me muito peixe...e olha que os escalares cresçem e comem cardinais que lhes caibam na boca...20 cardinais a juntar aos que já tens, num aqua de 1 mt...acho muito.Mas não ligues ao que eu digo, eu só tenho uns 22 peixes em 1,50mt. Não estou a contar com os 18 alevins de kribensis que assim que crescerem, tiro de lá. Em príncipio não vão ser todos cardinais, mas o que disseste continua válido. Estou a pensar em 10/12 cardinais + 6 rodóstomos e algumas viúvas, num total de cerca de 20 tetras mais ou menos. Mas eu não acho muito, dado que são todos peixes pequenos e pacíficos. CF Citar O meu aqua : Natural Balance--> O meu feedback <--
cfatelo Publicado: Julho 13, 2007 Autor Publicado: Julho 13, 2007 E quanto aos CAE/SAE, também têm este problema? pois dos meus 9 um deles agarra-se a tudo quanto é peixe maior... um escalar ficou com lesões na pele, e tive que o dar. E já vi mais casos destes relatados. eles habituam-se ao muco dos peixes e depois não querem outra coisa. O meu predador anda por ali a fingir que come algas, mas mal vê um peixe maior a passar atira-se. Tive que o mudar para um aquário onde só há peixes pequenos! Citar O meu aqua : Natural Balance--> O meu feedback <--
nunoni Publicado: Julho 13, 2007 Publicado: Julho 13, 2007 E quanto aos CAE/SAE, também têm este problema? nunca ouvi dizer que tenham, mas não sei por experiência própria! Citar verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
_MjTr_ Publicado: Julho 17, 2007 Publicado: Julho 17, 2007 E quanto aos CAE/SAE, também têm este problema? CAE podes ter a certeza que tens esse problema, quando crescerem têm tendência a escamar os peixes a que se agarram, agora otos não tenho razão de queixa. Citar A minha tentativa de aquario
Recommended Posts