johnyboygomez Publicado Julho 12, 2007 Publicado Julho 12, 2007 Boas. Este post vem na sequência de um outro com praí... um mês. Tenho um aqua com 200L, PH 6.8, temp.29/30º, sem amónia. Já há quase dois meses, o meu Discu Turquesa que estava sózinho na altura, tinha o hábito de se roçar nas plantas de vez em quando. De resto estava óptimo, cores bonitas e comia bastante. Depois apareceram as barbatanas ratadas. Fiz o tratamenro com esha 2000, passou....Depois apareceu Íctio, matou-me dois bótias, dez cardinais e dois Rams, fiz o esha exit e passou. Com o intervalo devido resolvi tratar do problema das "comichões" com Tremazol. Durantes uns dias achei que tinha resultado mas foi só impressão minha: está tudo na mesma e agora já tenho outro Discu a fazer o mesmo. Não sei mais que fazer, a minha casa está cada vez mais parecida com uma farmácia. O que é estranho é que o comportamento não se agrava, mantem-se o mesmo há já quase dois meses. Todos comem bem e têm as cores bem vivas.... O que faço? Obrigado
Regal Publicado: Julho 12, 2007 Publicado: Julho 12, 2007 Boas. Este post vem na sequência de um outro com praí... um mês. Tenho um aqua com 200L, PH 6.8, temp.29/30º, sem amónia. Já há quase dois meses, o meu Discu Turquesa que estava sózinho na altura, tinha o hábito de se roçar nas plantas de vez em quando. De resto estava óptimo, cores bonitas e comia bastante. Depois apareceram as barbatanas ratadas. Fiz o tratamenro com esha 2000, passou....Depois apareceu Íctio, matou-me dois bótias, dez cardinais e dois Rams, fiz o esha exit e passou. Com o intervalo devido resolvi tratar do problema das "comichões" com Tremazol. Durantes uns dias achei que tinha resultado mas foi só impressão minha: está tudo na mesma e agora já tenho outro Discu a fazer o mesmo. Não sei mais que fazer, a minha casa está cada vez mais parecida com uma farmácia. O que é estranho é que o comportamento não se agrava, mantem-se o mesmo há já quase dois meses. Todos comem bem e têm as cores bem vivas.... O que faço? Obrigado Praziquantel! Depois do Tremazol, só mesmo isto! Ou espera por mais opiniões
ze carlos Publicado: Julho 12, 2007 Publicado: Julho 12, 2007 boas azul de metileno a 1% na quantidade de 5ml para 100l de agua cuidado é se tiveres plantas convem tirar
Regal Publicado: Julho 12, 2007 Publicado: Julho 12, 2007 boasazul de metileno a 1% na quantidade de 5ml para 100l de agua cuidado é se tiveres plantas convem tirar É outra hipótese!
nunomiguel Publicado: Julho 12, 2007 Publicado: Julho 12, 2007 Com o intervalo devido resolvi tratar do problema das "comichões" com Tremazol. Durantes uns dias achei que tinha resultado mas foi só impressão minha: está tudo na mesma e agora já tenho outro Discu a fazer o mesmo Os tratamentos para parasitas externos tem de ser repetidos passado 1 semana senão os resultados vão ser nulos (ou quase). E mesmo que se faça o tratamento 2x não é garantido que fiques livre de parasitas. Falta alguma informação importante, nomeadamente, volume e regularidade das TPA's e se limpas os filtros com regularidade. Um aquário com falta de higiene também ajuda na proliferação dos parasitas. Cumprimentos, Nuno
jonasguindaste Publicado: Julho 13, 2007 Publicado: Julho 13, 2007 Há outra coisa que não percebi...Ictio a 30º?
johnyboygomez Publicado: Julho 15, 2007 Autor Publicado: Julho 15, 2007 Boas. Fiz os tratamentos com os intervalos e repetições devidas (como já tinha dito). Faço TPA´s de 30% de 4 em 4 dias e limpeza do filtro de 3 em 3 meses. Todas as TPA´s são feitas com aspiração do fundo. É verdade jonasguindaste, Íctio a 30º.... Vou experimentar o Praziquantel. Obrigado pelas dicas!
Daniel Fortes Publicado: Julho 15, 2007 Publicado: Julho 15, 2007 Também nunca tive ictio a 30º mas já presenciei no aquário de uma pessoa amiga. Abraço, Daniel Fortes Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa flickr - Fotos
netmaniac Publicado: Julho 15, 2007 Publicado: Julho 15, 2007 Também nunca tive ictio a 30º mas já presenciei no aquário de uma pessoa amiga. Abraço, Daniel Fortes olá , pois eles sobrevivem a altas temperaturas , só acelera o ciclo , espero que esteja esclarecido , o facto de se aumentar a temperatura é para aumentar o ciclo e eles se soltarem do hospedeiro e reproduzir , ai sim ficam vulneráveis , por isso se usa soluções de sal , e ou minerais (aquapur plus da JBL) para ajudar a libertar os parasitas das mucosas , daí ser um mal necessário , ou ficam lá , na mucosa na mesma até atingirem maturidade e se reproduzam , mas sim vivem bem se não os matarem , usar um lãmpada UV , evita a propagação após tratamento (intervalo) e o 2º tratamento ajuda a matar os que sobreviveram na água , mas com uma UV após tratamento da água senão ficar nenhum no hospedeiro , bye bye parasitas externos (incluido o ictio) , uma abraço. jose palma
joao costa Publicado: Julho 16, 2007 Publicado: Julho 16, 2007 Não poderá ser instabilidade nos parametros da água, pára as tpas durante 3 dias e repara se ficam mais calmos.... por vezes com tanta tpa causamos uma certa instabilidade nos parametros , e pode ser que se o aqua repousar um pouco atinjas o equilibrio da água, e depois voltas á carga Obrigado Joao Costa
Recommended Posts