Inicio De Uma Grande Aventura Nos Ciclideos!


Roast

Recommended Posts

yoyo pessoal!!!

 

nao quiz ser agressivo JN Cruz tem calma, eu apenas mostrei q n sou um novato na cena!!!

 

epa, eu sei q o ciclideos tem de melhor é o seu comportamento, eu ja tive ciclideos americanos e sei q ja tem uma boa personalidade e é isso q me cativa a testar os africanos...

nunca falei em superlutar o akua, longe disso pk sei q implica mais atençao aos parametros, mas sim manter um contrastre bonito, tu q tas ligado a fotografia deves gostar de contrastes, eu tb gosto e mto de fotografia e fascina-me os grandes contrastes existentes no nosso planeta em varias coisas...

 

sinceramente estou a gostar da tua participaçao e de outros, é isso q se quer, e obg desde ja pelos teus avisos... mas por outro lado parece q me puxas pro teu lado (Tanganyikas), eu gostava de saber mais promenores desses tao famosos que me falas pk eu sou de ideias fixas, mas elas mudam, consoante os motivos..

 

estou aberto a opinioes pro meu tanque

abraçao

 

 

Bom dia,

 

Ora bem... tu dizes que não falas em superpovoar o aquário, mas é o que vais fazer pelas indicações que tenho visto e pelas tuas próprias afirmações! Num aquário como o teu mais do que 8 Mbunas já é, para mim, superpovoação! Esta é uma técnica utilizada por quem mantém mbunas e só há duas hipóteses de os manter:

 

1ª Hipótese - Ou superpovoas o aquário de forma a que nenhum consiga ter o seu território bem definido e desta forma consegues atenuar a gressividade entre eles e tudo se passa com relativa tranquilidade. Neste caso surgem duas questões principais. A questão da manutenção que já foi falada e a, também já falada, questão do comportamento. Num aquário superpovoado não vais conseguir usufruir em pleno do comportamente deles.

 

2ª Hipótese - Reduzir significativamente o numero de peixes em função do tamanho do aquário e permitir que estes tenham espaço para se mostrarem e se desenvolverem. É claro que isto implica ter um aquário "vazio" o que não é muito agradável em termos visuais. Por exemplo, de certeza que não te agradaria teres esse aquário só com 6 peixes! Certo?

 

Se o teu aquário fosse um pouco maior eu não estaria tão preocupado com a questão da superpopulação e da manutenção mas em apenas 160 litros brutos... tudo pode acontecer muito rapidamente.

 

Eu apenas tenho vindo a transmitir a minha opinião e, por isso, se calhar puxo um pouco para os Tanganyika e porquê? Porque passei pelo mesmo processo que tu passas neste momento e no final pensei assim:

 

O que quero? Ter um aquário com uma grande quantidade de peixes, lindos e cheios de cor, mas que vão andar ali pelo aquário sem saberem o que fazer e ter um trabalho do caraças para manter aquilo equilibrado ou, por outro lado, manter um numero de peixes igual, se calhar não tão vistosos, mas igualmente bonitos e conseguir, ainda assim, preservar os seus comportamento típicos e ter um verdadeiro biótopo?

 

Já sabes qual foi a minha opção :wink: não foi pacifica mas foi o que optei. No meu caso em cerca de 300 litros uteis e com 1,5 metros de aquário vou manter 5 espécies de peixes, num total de cerca de 30 peixes e acho que vou conseguir manter o aquário equilibrado, sem ter grandes guerras (os peixes ocupam habitats diferentes) e vou conseguir ter cor, movimento, alegria e vou conseguir observar o comportamento típico de cada peixe!

 

Delicio-me a observar os Machos de Cyprichromis a cortejar as fêmeas, as guerras de hierarquia dos Tropheus, os Julidochromis a defenderem cada um o seu canto e os corajosos mas minusculos ocellatus a defenderem as conchas contra tudo e contra todos e deles próprios :lol:

 

Neste momento tenho uma fêmea de Cyprichromis a incubar e estou ansioso que ela largue os alevins! Percebes? É isto que me dá pica e por isso optei pelos Tanganyika e não pelos Malawi.

 

É que enquanto nos Malawi / Mbunas (porque no teu aquário não podes meter outros que não mbuna) todos vão ocupar os mesmos habitats / zonas do aquário e isso implica muita coisa... nos Tanganyika consegues gerir, dimensionar e escolher as espécies em função dos habitats / zonas que vão ocupar e por isso acabas por ter um aquário mais estável.

 

Repara que nas espécies que te sugeri falei de uma espécie de águas livres (Cyprichromis), uma espécie de rochas (leleupi ou Julidochromis) e uma espécie conchicula (similis), para que possas manter algum equilibrio no aquário. Repara que aqui tens peixes AMARELOS e peixes AZUIS ;)

 

Tens muito mais opções (quer dizer não muitas pelo tamanho do aquário) mas, por exemplo, 'Lamprologus caudopunctatus (clica para ver) ou ainda o Altolamprologus sp. "compressiceps shell" (clica para ver)

 

Enfim... muitas opções.

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia;

 

Eu tambem queria um aqua com muitas cores, como está na foto, principalmente porque os peixinhos que lá estão são os Frontosa e são cerca de 14 peixinhos muito bonitos...quantos posso pôr num aqua de 200Lts? Pois é ...NENHUM.. porque crescem até aos 35 cm, e para dar aquele efeito preciso de um aqua MUITO MUITO grande.

 

:wink:

 

 

Como disse anteriormente... o aquário que mostram tem para cima de 2 Metros ;)

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

yoyo

mas eu nao quero imitar o da foto:D

 

bom JN cruz, comé... o que aconselhas entao??? algo como tu dizes, que ocupem areas diferentes e ao mesmo tempo com cores bonitas..

pekena3.JPGpekena%2044.JPGMini%20foto.JPGp%20assinatura.JPG

Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...